Problemas instalação

Comprei a cerca de um mês o Nitro 5 Acer quem vem com o Endless, minha intenção era colocar o Mint, depois o PoP porém ambos deram erro e depois de horas consegui instalar o Ubuntu 20.4 fiquei satisfeito e deu erro há dois dias ao ligar de “initramfs” mesmo seguindo tutoriais do tipo “fsck /dev/” não resolveu e não iniciava. A opção foi reinstalar o Ubuntu, porém ele não instala e nenhuma outra distro, aparece sempre o mesmo erro em todas durante a instalação “turno off está” um código de barras e fica nisso. Já vi várias soluções aqui e em outros fórum e não sai disso.

1 curtida

Você tá instalando através de um pendrive? Se sim, talvez ele esteja danificado ou você danificou a ISO. Qual foi o programa que você usou para fazer o pendrive bootável caso tenha feito?

1 curtida

Foi com um pendrive, usei o Rufus. Nesta mesma página que aparece o código de barras pede para desligar o RST, será que tem alguma coisa relacionada a isso? Se sim qual caminho?

Amigo, eu não sei explicar sobre RTS, mas eu já tive o mesmo problema quando eu fui instalar o meu Linux Mint, meu pendrive estava com defeito e quando eu consegui um pendrive novo o único programa que funcionou foi o UNIVERSAL USB INSTALLER: Universal USB Installer - Easy as 1 2 3 | Pen Drive Linux

OBS: Eu fiz esse processo através do Windows e o UNIVERSAL USB INSTALLER só funciona nele.

1 curtida

Vou tentar desta forma que falou, vou usar um outro notebook com windows para fazer o pendrive com esse programa que falou.

Sobre o RST ele aparece na BIOS na aba Informações, mas não tem como mudar nada ali.

Obrigado, pela ajuda, dando certo ou errado falo aqui!

Certo, de nada amigo :slight_smile:

1 curtida

Com tantas distros dando o mesmo problema, eu diria que o problema não está em nenhuma das distros.

Pode ser alguma configuração da BIOS ou UEFI… Por exemplo, Secure Boot…

… ou algum outro procedimento, que você não esteja fazendo certo. O @carloscdf pensou logo no programa usado para fazer o Pendrive bootável, mas também há outras possibilidades de falha.

1 curtida

Sim, tem muitas possibilidades, sobre o UEFI é o único que tem, está habilitado. O Segure Boot, já liguei, desliguei e nada. Devido a isso acho que deve ser algo relacionado a BIOS.

Há um mês quando instalei pela primeira vez só deu certo porque li em um fórum que tinha uma função escondida na BIOS que tinha que apertar duas teclas, tipo Ctrl+P (exemplo, não me recordo do comando) então apareceu uma opção e desmarquei, ou marquei e então foi instalado o Ubuntu. Creio que é algo relacionado ao RST que aparece nas configurações e não consigo desabilitar.

1 curtida

É ctrl-s

Tem que mudar o sata mode de RST para AHCI.
Talvez seja melhor você desabilitar o secure boot, por hora.

3 curtidas

Cara, acabei de descobrir isso, Ctrl S e aparece o sata mode, e coloquei a opção que disse. Instalação concluída e perfeita! Estava morrendo de medo de ter que usar o windows.

Obrigado a todos pela boa vontade e rapidez na ajuda!

2 curtidas