Bem;
Achei esse problema tão estranho que não sei se saberei expressar como o problema se dá.
Vamos lá:
Há uns 3 ou 4 dias ao conectar meu Notebook em um monitor externo (seja o do trabalho seja o de casa) via HDMI, tenho percebido que determinadas áreas da tela simplesmente não respondem, a seta do mouse some ou deixa de ser “clicável”.
Mesmo desconectando cabos, reiniciando o computador, nada resolve e fica bastante complicado usar o monitor externo com esse problema.
Quando clico em algo na tela (em determinadas áreas) ele faz é abrir o gerenciador de arquivos, outras abas do navegador etc. ou seja, sem nexo com o que estou tentando executar.
Parece que o problema esteja mais relacionado ao comportamento do sistema operacional ou do ambiente gráfico do que a um defeito no monitor ou no cabo HDMI. Observando que ao dividir a tela em dois o problema desaparece:
O Xfce usa alguns arquivos de configuração que podem ficar corrompidos, tente redefinir as configurações para ver se resolve. Para isso, abra o terminal e execute:
Toda a questão do layout que faço se perdeu, mas é algo bem simples, até já coloquei de volta coisas como meu wallpaper, ícones etc.
Muitíssimo obrigado pela atenção porque como é minha única máquina e a utilizo para produção, alcance de metas etc. é beeeem complicado lidar com essas particularidades quando aparecem.
Fico muito feliz que tenha dado certo! Eu entendo perfeitamente como é complicado quando o sistema passa a ter essas falhas inesperadas, especialmente quando é a única máquina que você usa para trabalho. Que bom que você conseguiu resolver rapidamente e restabelecer seu ambiente.
Sempre que precisar de ajuda, estarei por aqui! Boa sorte com seus projetos e alcance de metas. Fico à disposição para o que precisar.