Problemas em bootar ssd externo com instalação Linux

Boa tarde galerinha, tudo bom?..

A questão de um mês atrás assisti o vídeo do canal Diolinux sobre instalação de um linux de bolso (Link vídeo) e decidi implementar aqui em casa.

Bom, a primeira coisa que fiz foi achar um ssd externo (STMagic SPT31) que tenho aqui de 256 GB para rodar o linux sempre que necessário, principalmente para desenvolvimento e outros testes. Eu consigo fazer a instalação no ssd, tudo certinho, sem problemas, contudo, o problema surge no momento em que vou fazer o boot, isto é, a própria máquina em que realizei a instalação e outras (testei mais 3 ou 4) não reconhecem o ssd externo como bootável, ou seja, está tudo certinho com a instalação, mas na hora do boot o ssd não é nem listado como possibilidade para boot.

Observações:
1 - Sim, na hora da instalação eu selecionei o ssd externo como fonte de boot;
2 - Sim, já criei as partições de boot, raiz, home, swap e etc…

Mesmo assim, ão funciona… Alguém poderia me dar uma luz?! Gostaria de espetar esse ssd externo em qualquer máquina e usar o linux de forma persistente. Desde já, obrigado a todos!

1 curtida

Vc fez a instalação em modo BIOS ou UEFI?

Pois o vídeo do Dio indica todo o processo de instalação feita em modo BIOS. Se vc iniciou o pendrive para instalar o sistema em modo UEFI, ele criou toda a instalação em UEFI e vc precisa adaptar a entrada padrão para o modo de disco removível.

Ahh entendi amigão, então o erro e exatamente esse, meu sistema é UEFI, portanto, fiz a instalação em modo UEFI.

Sabe se existe o método para fazer a mesma coisa em UEFI? E, além disso, se há algum tutorial na internet ou algo do tipo? Estou procurando aqui, mas não encontrei nenhum material, todos são em modo BIOS.

Assumindo que vc instalou um sistema que usa o GRUB como gerenciador de boot o jeito mais fácil é vc iniciar outro sistema e:

  1. montar a partição efi desse ssd externo
  2. copiar a pasta XXXX/EFI/seusistema para /efi/boot
  3. Na pasta /efi/boot renomear o arquivo grubx64.efi para bootx64.efi

Pronto.