Problemas de travamento no Linux Mint

Eu tenho um compaq presario cq32, comecei a usar Linux Mint 20.1 “Ulyssa” - Xfce (64-bit), o sistema está atualizado, nenhuma atualização ate o momento. Hoje travou total e só consegui reiniciar o sistema pelo botao de liga/desliga. Abri o relatorios de problemas e nao mostrou nenhum problema. Nao sei o que fazer, pode ser o kernel mais recente que é incompativel com meu hardware ? Ajuda! Sou iniciante.

Boas vindas ao fórum! :wave:
Quanto de memória seu laptop possui?
Usas SSD ou HD?
Qual o processador dele?

Tem 4gb ram ddr3, cpu é um N3700 pentium, usa ssd 120gb.

Ok… Você deixa muitos programas em execução em segundo plano?
Por mais que as distribuições Linux com XFCE consumam pouca memória e processamento, não adianta ter vários programas abertos em background. O laptop travou apenas hoje ou outras vezes?
Ele tá aquecendo bastante?
Acompanhe o consumo de ram e de cpu pelo monitor do sistema e a temperatura do processador pelo lm_sensors com o seguinte comando: watch sensors

Obrigado pelo apoio. Eu vejo no gerenciador de tarefas todo dia o desempenho e acompanho uso de ram e cpu, disco tbm…tudo normal. nao aquece, o laptop nao esquenta. e nunca abri mais que 4 abas. uso normalmente umas duas, dentro do web firefox e chromium as vezes. tambem nao recebo mensagens nenhuma de erro no boot, a primeira vez deu um erro imitramfs algo assim… mas parou. o computador tá em dual boot. aparece pra mim o windows no gnu grub. e foi o primeiro travamento.

Por mais que o Linux seja bem mais estável que o Windows, você não está isento de travamentos. Isso pode acontecer mesmo. Eu tenho um desktop com um Ryzen 7 1700, SSD e 16gb DDR4 e uma vez ou outra acontece de travar. O que pode amenizar seu lado é realmente manter tudo atualizado, o que recomendo a fazer pelo terminal (mas lógico, não é obrigatório ser feito por ele).

sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean