Problemas de travamento no Linux Mint

Eu tenho um compaq presario cq32, comecei a usar Linux Mint 20.1 “Ulyssa” - Xfce (64-bit), o sistema está atualizado, nenhuma atualização ate o momento. Hoje travou total e só consegui reiniciar o sistema pelo botao de liga/desliga. Abri o relatorios de problemas e nao mostrou nenhum problema. Nao sei o que fazer, pode ser o kernel mais recente que é incompativel com meu hardware ? Ajuda! Sou iniciante.

Boas vindas ao fórum! :wave:
Quanto de memória seu laptop possui?
Usas SSD ou HD?
Qual o processador dele?

Tem 4gb ram ddr3, cpu é um N3700 pentium, usa ssd 120gb.

Ok… Você deixa muitos programas em execução em segundo plano?
Por mais que as distribuições Linux com XFCE consumam pouca memória e processamento, não adianta ter vários programas abertos em background. O laptop travou apenas hoje ou outras vezes?
Ele tá aquecendo bastante?
Acompanhe o consumo de ram e de cpu pelo monitor do sistema e a temperatura do processador pelo lm_sensors com o seguinte comando: watch sensors

Obrigado pelo apoio. Eu vejo no gerenciador de tarefas todo dia o desempenho e acompanho uso de ram e cpu, disco tbm…tudo normal. nao aquece, o laptop nao esquenta. e nunca abri mais que 4 abas. uso normalmente umas duas, dentro do web firefox e chromium as vezes. tambem nao recebo mensagens nenhuma de erro no boot, a primeira vez deu um erro imitramfs algo assim… mas parou. o computador tá em dual boot. aparece pra mim o windows no gnu grub. e foi o primeiro travamento.

Por mais que o Linux seja bem mais estável que o Windows, você não está isento de travamentos. Isso pode acontecer mesmo. Eu tenho um desktop com um Ryzen 7 1700, SSD e 16gb DDR4 e uma vez ou outra acontece de travar. O que pode amenizar seu lado é realmente manter tudo atualizado, o que recomendo a fazer pelo terminal (mas lógico, não é obrigatório ser feito por ele).

sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

Atualiza os repositórios, faz upgrade dos pacotes, remove pacotes desnecessários e limpa o cache do repositório :point_up_2:

flatpak update -y && flatpak uninstall --unused

Atualiza os pacotes em flatpak e remove os não mais necessários :point_up_2:

Vida longa e próspera :vulcan_salute: :sailboat:

1 curtida

vou ver se funciona. Eu restaurei o bios agora pouco. vou fazer esses procedimentos.

um pouco depois do comentario acima que voce respondeu, houve um segundo travamento, neste momento to executando os codigos.

Por favor, considere em marcar algum resposta que tenha sido útil como “solução” e marcar o tópico como resolvido (colocando “[RESOLVIDO]” ao lado esquerdo do título). Isso ajuda a organizar o fórum para que usuários com eventual o mesmo problema identifiquem o tópico mais rápido.

Oi, precisamos continuar com esse tópico

Tive mais um travamento. E acho que dessa vez descobri como reproduzi-lo. Tem relação com o navegador firefox. Hoje purguei ele, removi os arquivos e reinstalei a partir da loja. Talvez aconteça de novo ou não apos esse procedimento. Caso prossiga a mesma coisa, irei retornar aqui.

Pode ser um problema que acontece em alguns processadores intel (Principalmente celeron). Onde para resolver é necessário adicionar um parâmetro na inicialização do grub.
o parâmetro é: intel_idle.max_cstate=1

apenas digitar isso o terminal ? meu cpu é pentium n3700

Não. Vc tem que abrir o arquivo /etc/default/grub. Pode usar o gedit com o seguinte comando: sudo gedit /etc/default/grub aí adiciona o parâmetro intel_idle.max_cstate=1 depois de splash na linha ficando igual abaixo:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash intel_idle.max_cstate=1”

Depois vc salva o arquivo e fecha. Ai no terminal vc digita: sudo update-grub para aplicar. Reinicia o computador e testa se ainda vai ocorrer o travamento.

vou tentar. o que esse comando faz exatamente ?

pronto. resultou nisso …
sudo update-grub
Sourcing file `/etc/default/grub’
/usr/sbin/grub-mkconfig: 10: /etc/default/grub: splash: not found

Abre o terminal e digita: cat /etc/default/grub e manda um print aqui da saída. Com esse comando vou ver como ficou seu arquivo se vc inseriu corretamente o parâmetro.

Boa mano. Colocou certinho. Vc executou depois o comando: sudo update-grub e reiniciou?

Sim, mas logo travou novamente, sempre acontecendo. Algumas vezes acontece mais rapido, ou nao. Mas sempre no firefox. Eu fiz umas coisas aqui, Otimizei o sistema pra deixar ainda mais leve. Acompanhei o uso de ram, swap e cpu, etc… to agora mexendo direto no firefox. Nao sei se vai congelar tudo de novo…to aguardando…