Problemas de permissões no Pop_OS! 22.04

Basicamente, todo tipo de dispositivo que é formatado sem ser no aplicativo “Discos” do Pop_OS!, o sistema deixa a permissão apenas com o Root.
Por exemplo, criei um Pen-Drive e instalei o Ventoy nele, no entanto, eu não tenho permissão pra fazer nada, absolutamente nada, só consigo fazer o mínimo com esse Pen-Drive se eu usar o comando sudo pra tudo…
Tentei formatar um HD de NTFS para EXT4 usando o GParted também a um tempo, e adivinha? Só tive permissão com Root, formatei usando o Discos mesmo.
Alguém sabe a solução desse problema?

1 curtida

Olá @Pepse, tudo bem contigo?

Eu creio que isso não é um “problema” no sentido de mal-funcionamento. É apenas um passo extra de segurança que alguns aplicativos exigem para garantir que a pessoa não vai fazer uma ação potencialmente destrutiva “sem querer”.

Formatar ou editar partições pode levar a perdas irrecuperáveis de dados, então, faz algum sentido exigir uma dupla confirmação.

Uma opção nem um pouco segura é você dar permissões extras para o seu usuário, permitindo que ele rode vários comandos sem a necessidade de autorizações extras.

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu acho que me expressei mal…
O problema não é com a formatação em si, não conseguir formatar, o problema é que, ao formatar em algo que não seja no aplicativo Discos, o sistema não me deixa fazer nada na partição formatada, eu não consigo nem mesmo criar uma pasta, esse é o meu problema, e eu preciso do Ventoy.

Complementando o que o @eddiecsilva falou, para formatações cotidianas prefira usar a ferramenta Discos (gnome-disks). Como o gparted pede a permissão de adm (root) para sua execução acredito que ocasionalmente pode acontecer esse inconveniente. Te aconselho usar o gparted apenas quando for fazer algum particionamento ou configuração mais complexa.

Para dar permissão ao seu usuário no dispositivo que vc tem dificuldades use o comando: sudo chown nome_do_seu_usuario -R (localização do seu dispositivo montado). Ex: sudo chown usuariox/media/joao/pendrive

Obs: Certifique-se de que o caminho de montagem do seu dispositivo esteja correto antes de executar o comando. Peça auxilio aqui no fórum em caso de duvida.

Sempre que utilizo o comando Chown, a operação não é permitida, mesmo com o sudo.

Se as partições estiverem em NTFS e você estiver usando dual boot com o Windows, é preciso desligar a inicialização rápida no Windowns, senão ele protege o file system NTFS e fica somente leitura para o Linux.

Se tiver usando dual boot, vá com eles plugados para o Windowns e desative assim:

Configurações → Sistema → Energia e suspensão → Configurações de energia adicionais → Escolher a função dos botões de energia → Configurações de desligamento → Desmarque a caixinha: Ligar inicialização rápida.

Por vezes, esse problema também acontece quando o pendrive está com defeito.

Como você está usando uma remasterização, e por vezes, elas são imprevisíveis. Instale o ntfs-3g para garantir:

sudo apt-get install ntfs-3g

Tentei formatar um HD de NTFS para EXT4 usando o GParted também a um tempo, e adivinha? Só tive permissão com Root, formatei usando o Discos mesmo.
Alguém sabe a solução desse problema?

O Gparted só faz operações se antes digitar a senha do root, não tem nada de errado! O Discos realmente se formata sem senha de root, também não tem nada de errado! Esses programas funcionam assim, um com senha o outro sem precisar de senha.

Se você formatou uma partição com ext4 ou btrfs e estiver tentando usá-las em um pendrive ou hd (para guardar arquivos) eles vão ficar somente leitura, partições com esses files system só podem ser usadas por um usuário comum se o root colocar permissões com os comandos chown e/ou chmod. As partições em NTFS no Linux são escancaradas, qualquer um tem permissão para tudo, a não ser que sejam configuradas, acho que pelo fstab usando umask…

Se seu hd ou pendrive abriu no Gparted, por exemplo, somente leitura, ele precisa ser desmontado para depois fazer as operações.

Poderia enviar um print da execução do comando no terminal para verificarmos os erro?

Está tudo em EXT4. E eu tenho permissão normalmente quando a partição está em NTFS.

Seu usuário é: pepse.pespse?

Para verificar seu usuário digite no terminal: echo $USER

Em seguida execute novamente o comando dessa forma:

sudo chown usuario:usuario -R /mnt/Ventoy

Alias agr observando direito, vc falou que formatou esse pendrive. Porq então ele está com o nome Ventoy?

1 curtida