Problemas de performace/fps

Tenho um computador consideravelmente bom:

• R7 2700
  • 16 Gb RAM 3200 MHz
  • RTX 2060

Mas mesmo assim algo no OS está gerando um gargalo.

Como podem ver na imgem, não estou utilizando nem 40% do meu hardware, e mesmo assim apresentava fps abaixo do normal e constantes drops.
(Neste momento estava rodando CSGO em um MM na D2)

Fiz todas as otimizações indicadas, incluindo as sugeridas pelo @Dio neste video. Mais a instalação do gamemode e ajuste das configurações de arranque da steam.

Pesquisei, mas não consegui encontrar mais nada para ajustar e otimizar. Alguem tem alguma ideia se pode haver algo atrapalhando?

Olá, Como instalou os drivers Nvidia? Está usando Xorg ou Wayland?

Primeiro instalei pela POP Shop a versão 470

image

Posteriormente instalei a versão 495 pelo app Softwares & Updates

image

O que rendeu uma melhora de alguns poucos FPS.

Sobre Xorg ou Wayland, sendo sincero não sei responder. Mas imagino que Xorg.

O porte de CS para Linux é feito com OpenGL, mais que “normal” em tem o desempenho assim, especialmente em Zen/Zen+. Tenho uma Rx 580 e um R7 1700 e mal pego 100 fps com tudo no low em 2560x1080, nem antes com um monitor velhinho 1366x768.

Deve ter alguma coisa errada, tenho uma RX 550 e FX 8300 e jogo de 100 a 130 tem hora que pega ate 170 no medio com algumas coisas no alto em 1600x900.

Opa, você usou a iso que já vem com os drives da Nvidia? Pelo o que seu sei o ideal é usar ela. Outra coisa, você pode monitorar o consumo de hardware durante o jogo, baixa o GOverlay, deve ter na loja do Pop, vou deixar também no link do GitHub, pra ver se consegue identificar algum consumo estranho. Também pode usar o comadando watch -n 2 nvidia-smi para monitorar a GPU, se tiver 2 monitores da para deixar ele aberto no outro monitor, ali vai aparecer também os processos que estão rodando na sua Nvidia.

Sim, instalei a iso que já vem com os drivers. Como pode ver na foto, uso o Stacer + o proprio painel da nvidia que mostra o uso de tudo.

Se quiser tem uma extensão para gnome que permite monitorar o clock do processador e configurar a frequência dele, turbo busto e tal

https://extensions.gnome.org/extension/1082/cpufreq/

O Stacer só baixei ele e desinstalei, não cheguei a usar, não sei como é. No Goverlay da para deixar o monitoramento no canto na tela, enquanto está jogando.

Há uma semana atrás eu estava usando o Ubuntu 21.10 e rodava bem melhor, inclusive melhor que no próprio windows. Mas a instabilidade do sistema estava me incomodando, entao resolvi voltar para a versão LTS. Além disso, você pode ver a diferença de performace neste video do Linus Tech Tips, onde o desempenho do Linux sai melhor que o do windows.

Pois é, tá estranho isso ai. Testei o Pop 20 e 21 e acabei desistindo… Tive problemas com performance. Migrei para o Fedora 34 e agora estou no 35, está tudo funcionando como espero.

Recomendo ver isso
https://wiki.archlinux.org/title/Hardware_video_acceleration#NVIDIA

E vulkan

https://wiki.archlinux.org/title/Vulkan

Contudo são arquivos do Arch. Teria que ver para sua distribuição