Problemas de inicialização no lenovo Ideapad Ryzen 5

Meu notebook simplesmente não inicia mais.
Só aparece essa imagem a seguir.
Gostaria da ajuda de vocês, sou iniciante no Linux e não sei pra onde correr

Olá @Antonio_Douglas. Teria de digitar um fsck /dev/sda5 para reparar erros de bad block. O bom seria fazer um back up antes acessando com um pen drive, por exemplo o ubuntu tipo live afim de tentar copiar e colar dados deste HD para outro dispositivo.

1 curtida

Olá @Antonio_Douglas tudo bem contigo?

Esse erro indica falha no disco interno, é possível que seja apenas lógica (um erro na gravação de alguma trilha) ou mesmo físico (falhas mecânicas e nas trilhas de gravação). O primeiro não é um problema grave e provavelmente pode ser resolvido via software, já o segundo caso, infelizmente indica que o seu HD está “morrendo” fazer um backup e já se programar para comprar outro são ações altamente recomendáveis.

Se você ainda tiver o pendrive que utilizou para instalar o sistema, umas das opções é dar boot pelo pendrive e usar o Gparted ou o terminal para verificar o disco local. Usando um live pendrive, ainda vai facilitar sua vida na hora de fazer um backup dos seus dados, porque não vai depender de linha de comando para isso.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá @RuKsu. Tentei fazer o que disse mas infelizmente não foi.

2 curtidas

Olá @eddiecsilva , espero muito que seja problema de software. Estou reinstalando-o aqui novamente. Assim que finalizado vejo o díscolo local pelo Gparted. Agradeço demais a ajuda.

A princípio seria apenas rodar o comando fsck -a /dev/sda5 naquele prompt do initramfs para corrigir automaticamente todos os erros. Caso continuasse com erros, então aí você poderia começar a desconfiar de um disco corrompido. A reinstalação do sistema não vai adiantar nada na correção do problema… Assim que puder, analise a saúde do disco com um teste do smartctl:

Listar as informações do disco
smartctl -a /dev/sda

Executar um teste rápido
smartctl -t short /dev/sda

aguarde uns 10 minutos e daí veja o resultado do teste
smartctl -a /dev/sda
Deverá haver o resultado do teste realizado.

4 curtidas

@Deleterium, tudo bom? Reinstalei o Ubuntu e deu certo. Fiz um checagem no Gparted e aparentemente está tudo ok. Tentei fazer via terminal os comandos que disse mas aparecem como não encontrados.

Então não está instalado o pacote smartmontools. Instale-o e tente novamente!

2 curtidas

Fala @Deleterium, tudo bem? Instalei o pacote e fiz o teste novamente. Resultado PASSED. Então tudo ok, não? Muito obrigado pela ajuda. Aprendi sobre smartmontools e a vida do disco rígido. Valeu demais!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.