Problemas de Firmware e Wi-fi na instalação do Debian

Acabei de instalar o debian em meu notebook porém durante a instalação ele me pediu uma mídia com firmware e eu ignorei pois não tinha, depois conexão com a internet porém uso rede wi-fi e ele não reconheceu. Agora já instalado com posso resolver tudo isso?

2 curtidas

-Identifique a fabricante da sua placa de wifi,
-habilite os repositorios “contrib” e “non-free” do debian
-tente baixar o firmware da fabricante relativo ao wifi
acho que é isso

2 curtidas

Olá, meu Debian Buster apresentou um erro similar. Consegui resolver da seguinte forma.
Obs: Lembre-se de estar conectado via cabo ethernet.

-Habilite os repositórios “contrib” e “non-free”
-Depois como Root, execute os dois comandos abaixo, um de cada vez.

apt install firmware-linux firmware-linux-nonfree
apt install firmware-realtek firmware-atheros

Reinicie o computador e veja se resolveu.

Att.

3 curtidas

Em uma próxima ocasião baixe a imagem iso contendo os firmwares non-free, ficam como imagens não oficiais justamente por trazer drivers que não podem entrar na imagem oficial.
https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/

1 curtida

Vou salvar a dica, pois at’e agora o Debian est’a sendo minha melhor experi^encia com distro linux, s’o preciso resolver esse teclado que como voc~e pode ver est’a zuado.

Qual seria a interface? assim alguém pode te dar um auxílio.
tenta configurar pelo localectl, basta descobrir o modelo do teclado.

sudo localectl --help
para corrigir no terminal para que você possa digitar os comandos de boas
localectl set-keymap modelo
Ex br-thinkpad para notebooks lenovo br-abnt2 para teclados normalmente utilizados no brasil.

1 curtida

Utilizei o:

setxkbmap -model pc105 -layout br -variant abnt2

Porém por preguiça, ainda não reiniciei a máquina pra ver se a configuração se mantém no sistema ou não.

Ah, sim… utilizo o XFCE.

Psé, a configuração não fica após a reinicialização, porém não consegui pelo seu método :sleepy:

Não utilizo Xorg fazem alguns séculos, mas dê uma olhada no arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/00-keyboard.conf a configuração foi feita pelo EndeavourOS durante a instalação porém não utilizo Xorg mas elas estão lá caso eu precise utilizar.
e no caso do terminal você pode adicionar o KEYMAP em /etc/vconsole.conf.

Muito obrigado meu amigo, resolveu meu problema também. Estou utilizando o Debian 9 stretch.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.