Problemas de dependências que impedem novas instalações

Tentei instalar o GUFW no meu Mint, a instalação funcionou. No entanto a execução falhou, tendo a seguinte mensagem sobre o módulo gi do Python. Estou com python3 e tentei desinstalar de todas as formas, mesmo com usuário root.

root@Jeiel:/home/jetronix# sudo apt-get remove python3
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto        
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 mintsources : Depende: python3-apt mas não será instalado
               Depende: python3-gi mas não será instalado
               Depende: python3-gi-cairo mas não será instalado
               Depende: python3-pycurl mas não será instalado
               Depende: python3-requests mas não será instalado
               Depende: mint-common (>= 2) mas não será instalado
               Depende: gir1.2-xapp-1.0 mas não será instalado
               Depende: lsb-release mas não será instalado
E: Erro, pkgProblemResolver::Resolve gerou falhas, isto pode ser causado por pacotes mantidos (hold).

Pois pensei de instalar novamente o python3 e instalar novamente o firewall. Quero correção do problema, não quero alternativa de firewall.

Então hehe, isso já foi pauta em um tópico aqui no fórum, mas o Python3 é uma dependencia base de certas distros. Você pode até conseguir remover na marra, mas tenha noção que seu sistema irá para o ralo

Não me ajudou. Bem acabei apagando o /usr/local/bin/python todos os termos que contém python. :-/

Não é para desinstalar o python3, ele não tem nada a ver com isso, o python3 é importante para o Linux. E quando se usa root, não precisa usar sudo, use apenas para seu usuário.

Quando um software apresenta algum problema, chama-se ele pelo terminal, digita o nome dele e dá ENTER, no caso: gufw - ele vai dá a mensagem de erro.

Caso não consiga solucionar, eu não indicaria outro firewall, eu diria para usá-lo sem interface gráfica, pois é bem fácil:

• Instala-se o ufw:

sudo apt install ufw

• Para habilitar:

systemctl enable ufw (habilitar o serviço)
sudo ufw enable (habilita o ufw)

• Para desabilitar:

sudo ufw disable (desabilitar o ufw)
systemctl disable ufw (desabilita o serviço)

• Para ver o status se está ativado ou não

sudo ufw status

• Para ver o status com mais detalhes:

sudo ufw status verbose

2 curtidas

Obrigado. Sei que pelo terminal é legal também. Fiz os procedimentos instalando o GUI e funcionou dessa vez. Creio que ao apagar os arquivos /usr/local/bin/python (todos que contém o termo python) o resolveu. Pois quando a tinha, impossibilitava de iniciar o GUFW por falta do módulo gi que já estava instalado.

Deixo sua como “solução” por tentar explicar à causa e detalhar o funcionamento do firewall pelo terminal (UFW).

Prevejo várias bizarrices acontecendo no seu sistema devido a ter feito essa remoção.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.