Problemas de congelamento ao mover fotos/imagens

Pessoal, estou com um problema muito chato de congelamento toda vez que eu vou mexer nos meus arquivos de fotos.

Tenho uma quantidade considerável desse tipo de arquivo que foi virando uma bagunça ao longo dos anos. Agora estou na minha milésima tentativa de organizar tudo, porém, toda vez que eu seleciono as fotos para deletar ou mover/copiar para outra pasta, as janelas simplesmente começam a congelar e não responder mais aos comandos. Isso aconteceu em vários sistemas: Ubuntu 14.04 até o 18.04, no Xubuntu e agora no Linux Mint. Não lembro se isso acontecia no Windows tbm.
Poderia ser uma limitação de hardware? Eu acho estranho, pq quando eu vou mover/copiar outros tipos de documentos bem mais pesados do que as fotos, o sistema não tem esse tipo de problema.

2 Curtidas

Sua máquina não é ruim (se comparado a meu notebook, é uma maravilha :joy:)
Você seleciona muita foto ao mesmo tempo? :thinking:

Pois é, pelo hardware nao era para ficar assim.

Eu seleciono poucas fotos por vez. Mas como vou fazendo isso várias vezes, mais o sistema vai travando, ficando lento. Selecionando muitas ou poucas fotos, dá na mesma. Às vezes até aparece aquela mensagem de uma que uma janela não está respondendo.

3 Curtidas

O meu Debian acontecia o mesmo, mas com qualquer tipo de arquivo. Descobri que era problema no HD.
Abre o Discos e da uma olhada pra ver se o HD está com algum problema. Onde está o cursor, ele me mostra que existem setores defeituosos.

3 Curtidas

Pode ser. Eu realmente tenho alguns bad blocks no HD e até pensei nessa possibilidade. Mas como ocorre só com fotos, acabei ficando na dúvida.
Vai ser uma tristeza se em algum momento tiver que trocar de HD :sleepy:

2 Curtidas

Pode estar acontecendo somente com as fotos, pq como vc disse tem muitos arquivos de fotos e alguns deles podem estar exatamente nesses setores ou em trilhas que passam por eles.

Tenta copiar esses arquivos para algum outro dispositivo, USB ou Google Fotos… Se os setores estiverem só com problemas e não totalmente danificados, vc evita a ¨ida e vinda¨ da agulha do HD nos setores.

3 Curtidas

Também apostaria na investigação dos bad blocks. Algumas vezes é possível minimizar o problema ao executar um “fsck” que vai isolar os blocos com defeito da área disponível para uso do sistema.

Mas, muito cuidado ao executar esse tipo de verificação porque arquivos que estiverem nas áreas defeituosas podem acabar corrompidos.

3 Curtidas

@Roldon
Você saberia informar se independente se um computador é formatado, ele sempre vai salvar os mesmos tipos de arquivos nas mesmas trilhas/setores do HD?
Já passei alguns arquivos para o Google Drive, mas não me lembro se tinha travado ou não. Vou fazer o teste aqui com o Google Fotos

@eddiecsilva, obrigada pela dica. Vou fazer um backup e depois tentar essa opção

Se realmente for o HDD com problemas, podes fazer RAID (cópia integral) com outro hdd e ele fica igualzinho.
Sem querer induzir em erro, penso que não ficará nas mesmas zonas, porque eles certamente foram escritos em dias e horas diferentes (fisicamente ou logicamente).

2 Curtidas

Não, as chances são de salvar em trilhas diferentes depois de formatado. Vai depender do que é gravado e a ordem de gravação.

Tem a opção de Raid como o @TheSlake disse, assim como a clonagem, mas isso requer mais conhecimento técnico e outro HD.

Se não tiver nenhum dos dois, tenta fazer o backup em outro dispositivo e depois disso rodar comandos para corrigir e isolar blocos defeituosos, pq o comando vai apagar as informações do disco.

3 Curtidas