Problemas constantes de boot e desabafo

Boa tarde!

Estou com problemas sérios. Em 2022 comprei um notebook que já vinha com Linux, mas acabei instalando o POP_OS.

Até então tudo bem, durante mais de um ano sem problemas, até que um dia perdi tudo quando liguei o notebook e deu um problema de GRUB que sofri pra tentar resolver e realmente não resolvi. Precisei reinstalar formatando tudo do zero.Nenhum tutorial resolveu.

Fiquei tão frustrado que troquei pro Fedora. O problema é que com o Fedora o problema voltou e e ficou frequente. Diria que esse problema de inicialização com o GRUB acontecia a cada 3 meses em média e lá ia eu formatar tudo do zero.

Comecei a achar o Linux algo inviável devido a dificuldade de resolver problemas mas insisto porque realmente acho mais fluido do que o windows e não fica cada dia lento. Sempre na mesma performance, mas essas falhas no grub são infernais!

Voltei para o POP_OS e começou na mesma frequência um novo problemas que nenhum tutorial resolve, um problema que se apresenta da seguinte maneira:

BusyBox v1.30.1 built-in shell (ash)
Enter ‘help’ for a list of built-in commands.
(initramfs):

Nem o tutorial aqui do Fórum resolve.

Um amigo disse que isso não pode acontecer, o que acredito, e que deve ser problema físico no HD.

Eu não sou usuário avançado e só quero fazer trabalhos acadêmicos, e não ser um usuário experiente em Linux.

O que vocês acham? Quais as opiniões de vocês? Problema físico ou algum comando resolve de vez?

1 curtida

Se for realmente um HD, eu recomendaria trocar para um SSD, apesar de ainda ser uma situação incomum até para um HD mecânico.

Quanto ao sistema, a maioria das distros utiliza o GRUB e outras o System-Boot. O Pop!_OS usa o 2°, e o Fedora creio que use o GRUB. Ambos gerenciadores de Boot “funcionam”, cada um com suas vantagens, então, não tenho certeza em te afirmar o porquê você teve problemas justamente na mesma questão que é a inicialização.

Fora desses pontos, talvez haja alguma incompatibilidade desconhecida do seu hardware com o “Linux” em si , sei lá.

1 curtida

Também acho que é problema físico no HD.

Grub não se quebra do nada, a não ser se você mexer.

Tente rodar esses comandos.

sudo apt install smartmontools

No lugar do X você coloca o seu HD, provavelmente será o SDA

sudo smartctl --smart=on --saveauto=on /dev/sdX

Depois roda esse comando e vá tomar um café pois vai demorar muito, no lugar do X por a letra do seu.

sudo smartctl -t long /dev/sdX

Tenta também o do badblock somente leitura para você não perder dados.
Isso vai demorar bastante, deixa lá processando e vai refletir sobre os impostos.

sudo badblocks -v /dev/sdX

Se for HD, é o conselho de sempre, compre um SSD ou HDD novo, nunca usado. E jogue o seu antigo no meio do mato(ou coloque na reciclagem).

4 curtidas

acho que, primeiramente, vc deve responder à dúvida primeva, raiz, levando seu NoBo na assistência técnica, para ver se realmente é problema no HD. se for, trocá-lo.

trocentos mil pinguins com grub estão por aí instalados, nas mãos das mais incautas pessoas, que não tomam o menor cuidado no becape e gerenciamento do sistema, e o bicho não dá problema.

isso sugere uma ocorrência muito particular com seu NoBo e que pode ser o HD. sanando a dúvida e trocando-o, você terá solucionado o problema.

4 curtidas

Buenas noiths, mi amigo! Que novela complicada, hein? Mas calma, vamos destrinchar isso como quem resolve um plano desafiador, mas totalmente possível.

Primeiro, esse problema que você descreveu – seja o GRUB sumindo do mapa ou o infame BusyBox – me soa como aqueles pequenos detalhes que ninguém nota, mas que destroem todo o espetáculo. Antes de culpar o Linux ou sua paciência, vale a pena investigar o verdadeiro culpado: o hardware.

Se o HD ou SSD está com problemas, ele pode corromper arquivos essenciais para o sistema, e aí nem GRUB, nem initramfs, nem tutoriais vão resolver. Então, recomendo fazer um teste direto ao ponto:

Verifique o estado do disco: Use um utilitário como o smartctl para ver a saúde do seu HD/SSD.
No terminal:

sudo smartctl -a /dev/sdX

(Troque sdX pelo seu disco. Se aparecerem erros ou setores defeituosos, temos nosso vilão.)

Confira o particionamento: Às vezes, o problema vem da instalação. O POP_OS, por exemplo, usa o systemd-boot por padrão, não o GRUB. Será que algo na configuração de particionamento está sabotando o show?

BusyBox (initramfs): Esse problema acontece quando o sistema não consegue acessar a partição raiz. Podem ser arquivos corrompidos ou algo tão simples quanto um módulo de kernel ausente. Antes de formatar de novo, tente:

fsck /dev/sdX

Isso verifica e tenta corrigir erros no sistema de arquivos.

Agora, vamos ser diretos. Se você não quer perder noites lutando contra esses problemas e quer algo funcional para seus trabalhos, talvez seja o momento de buscar uma distro com foco em estabilidade absoluta, como o Ubuntu LTS ou mesmo o próprio Fedora em modo Silverblue (imutável e à prova de falhas).

Mas se o problema for mesmo físico no HD, nem o melhor Linux vai salvar. E se for só configuração? Resolva o particionamento, mantenha backups e siga firme. Porque, convenhamos, meu amigo, o Linux é como um bom plano: funciona maravilhosamente quando bem executado. <3

2 curtidas

Obrigado pela sua atenção e resposta, @kevinlucasilva

Eu vou seguir suas dicas e dos outros colegas que responderam.

1 curtida

Obrigado @Leonam_Cruz vou seguir suas dicas. Estou testando porque é impossível viver como estou vivendo.

Muitíssimo obrigado

1 curtida

@acvsilva tens razão, todos que usam linux não se incomodam, só eu!!! É um bronca grande. Vou tirar o domingo para fazer tudo o que vocês sugeririam aqui

1 curtida

@Tony_Boy

Obrigado, cara!!! Vou fazer esses procedimentos hoje que é domingo, agora mesmo!

Muito obrigado pela sua atenção.

2 curtidas

@kevinlucasilva @Leonam_Cruz @acvsilva @Tony_Boy

Obrigado pela dedicação! Vou me agilizar porque ninguém merece passar por isso e não quero desistir do Linux. Estou gostando muito da fluidez do sistema e não vou desistir assim.

Depois de mais de um ano, mexi novamente no windows, que foi notebook da minha esposa. Não dá! Só me irritei.

Abraço a vocês.

5 curtidas

Cara, que pena que está tendo tantos problemas com sua máquina.

Para não dizer que eu nunca tive algo parecido, recentemente eu dei uma fuçada em algumas funções da BIOS, e percebi duas coisas: ela não aceita ler dois bootloaders iguais mesmo em drives diferentes. Então Arch e Void eu rodo, mas não Void e Ubuntu, por exemplo. Os dois usam GRUB.

Outra vez eu mexi em algo aqui e não consegui bootar de jeito nenhum em nada. Tive que reinstalar.

Mas nos dois casos eu fuçei em algo pra dar esse problema. Tivesse deixado tudo quieto, nada teria acontecido.

Agora houve um caso em que eu fuçei e descobri que o cabo não estava bom. Troquei o cabo SATA, melhorou. Agora porém estou suspeitando da porta, ou de outra parte do cabo que liga da fonte, de uma parte específica que não funciona legal conectada no SSD. Estou usando dois drives, um é SSD e ou outro HDD, e não estou tendo nenhum problema. O Arch está no HDD.

Então, faça como os colegas falaram, e boa sorte! Que não seja placa, seja só algo simples e barato de resolver!

2 curtidas

@secretfirefox

Realmente eu espero que seja só SSD. OS problemas são muito frequentes pra ser problemas de configuração. Sempre acusa erro de badblocks e esse ano foi a gota d’água. Eu não sou power user, eu só instalo e mexo nos softwares que preciso que são os do libre office, QGIS, Gimp e Inkscape.

Vou fazer os procedimentos sugeridos pelos colegas!

Obrigado pelas palavras, @secretfirefox

2 curtidas

É isso que eu ia escrever, EXT4 não se corrige sozinho, se der problema vc tem que corrigir na unha pelo LiveUSB(pendrive de instalação) vc poderia ter eliminado esse problema se estivesse usando BTRFS ou outro filesystem COW e que se auto-repara sem necessitar de interação do usuário.
O comando é:
sudo e2fsck -p

Mas o e2fsck é perigoso, se vc fizer errado pode levar em uma empresa de recuperação de dados pq é preciso muito conhecimento e recurso para reparar um filesystem todo estourado.
Se vc estourar o filesystem para reparar o filesystem assim pode ser preciso conhecimento de linguagem de maquina e conhecimento profundo do filesystem e também sobre a memória do dispositivo de armazenamento.
Da para reparar? da mas não com usuários de um fórum, terá que pagar uma especializada em recuperação de dados.

1 curtida

Se eu morasse na sua cidade, talvez eu pudesse te ajudar melhor. Já recuperei dados de um HD podre e difícil, mas a sensação do prêmio é imensa. Recuperar dados é como roubar um banco: cada passo tem que ser perfeito @leonardoborges

3 curtidas

Se for problema no HD/SSD, não acho que o Btrfs resolveria.

Pois o OP enfrentou o mesmo problema no Fedora, que usa o Btrfs como padrão desde a versão 33.

2 curtidas

Como está o particionamento do seu disco? Se possível, envie uma captura de tela do Discos do Gnome.

Ele se parece mais ou menos assim:

Ele exibe as partições com os sistemas de arquivos delas, para ter mais uma pista do que pode ter ocorrido.

E esse programa também tem um recurso que checa a saúde do disco, então acho que pode ser util.

2 curtidas

Nesse caso vc tem razão.
Só que quando é badblock o HD trava o software, mas ele monta, mas o dele monto só que está quebrado.
Vc percebeu que abriu o busybox e não travo.
quando o filesystem quebra ele não encontra os arquivos com inode incorreto, no caso os inode de algum ou alguns arquivos do sistema operacional está incorreto, o que faz eles não serem detectados, eles estão no HD mas o inode do filesystem não aponta para o seu local correto.

1 curtida

Bom, nunca tive problemas com o Disco no Linux. Mas a única vez que tive, foi no Windows, onde o sistema ficava num looping eterno, tentando iniciar. E pelo que me lembro, ele não estava conseguindo carregar o drive de vídeo, o que era estranho, pois o driver era o mesmo desde que tinha instalado o Windows.

Quando reinstalei o Windows, rodei o Crystal Disk e estava lá: em Alerta e com “Current Pending Sector Count” em amarelo:

Talvez o problema não seja Badblocks.Talvez, possa ser outro problema físico no disco ou um disco de qualidade duvidosa. Um teste mais detalhado pode trazer mais pistas.

2 curtidas

Quando o programa software tenta ler um arquivo e não consegue por falha do armazenamento ele não desiste, ele fica eternamente tentando ler incessantemente sem obter sucesso o que faz o software ficar parado nessa ação(travado). Ou seja, badblock é a descrição do seu Windows. Outro sintoma de badblock é o led do armazenamento não parar de piscar, ele mostra se está acontecendo leitura no dispositivo, se ele está sendo lido e o software não responde a leitura pode ser que ele não esteja conseguindo ler aquele setor e como ele não desiste… pode ser badblock. A e o smart deve confirmar um problema no armazenamento, se o smart confirmar, o armazenamento deixo de ser confiável e deve ser substituído para a segurança de seus dados. Caso o smart não confirme algum alerta, então é algum problema lógico(filesystem) e não um problema físico do armazenamento.

1 curtida

Aí que está: se fosse BadBlock, não era para o Uncorrectable Sector Count não estar em zero? E também era para ter setores realocados, certo?

Mas é assim, pelo que me lembro, o boot do Windowsestava enroscandopor causa do Driver de Vídeo, mas não tenho nenhum print dessa época para confirmar isso, afinal fazem mais de quatro anos que isso ocorreu, e foi apenas em um dia e a partição de arquivos não foi afetada. Só formatei o Windows e não investiguei a fundo.

E meses depois troquei o HD por um SSD em 2021, guardei e não mexi mais nele por anos. Quando fui mexer nele há uns meses, estava como “Disco Ruim” no Gerenciador de Discos do Windows. Talvez deve ter sofrido algum impacto que danificou ele.

Mas indo para o problema do OP, por ele ter um notebook, pode ser que temperatura (SSD/HD) ou algum impacto (HD) possam ter causando problemas. Ou algum HD que seja reconhecidamente problemático, como os WD Blue (que era o meu caso).

3 curtidas