Problemas com uso de RAM no Linux

No caso detesto efeitos graficos, no windows e a primeira coisa que eu faço e desativar qualquer efeito

Certo, então eu sugeriria que você aumentasse o uso da memória virtual. No lugar do vm.swappiness=5 sugerido acima, eu partiria para um valor como 30 ou até mesmo 50. Para executar o Windows em VM, eu sugeriria que você criasse um usuário para isso, usando o gerenciador de janelas mais enxuto possível.

Eu vou optar por usar outro HD, querendo ou nao e mais economico
Eu ja deixo os valores diferentes
vm.swappiness=10
vm.vfs_cache_pressure=50
vm.dirty_ratio = 10
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_expire_centisecs = 2000
vm.dirty_writeback_centisecs = 1000
Assim sempre, eu fico intrigado que no windows eu não preciso fazer nada relativo a isso pra deixar o sistema fluido, tbm com o killertask automatico do windows acaba nao gastando fazer nada pra funcionar o basico

Com esse valor para o swappiness, o sistema só vai usar swap quando a RAM estiver 90% comprometida. Não acho ideal com essa quantidade pequena de memória física que você possui, com um processador e barramento relativamente limitados. Quando o sistema for pressionado de uma vez só, a máquina vai congelar com a paginação. A memória virtual precisa ser usada de forma paulatina. Sugiro vivamente que aumente o parâmetro.

Ate uns 20 pode ficar de boa? Eu nao queria deixar baixo demais por que se nao acabo nao usando o necessario

Eu tentaria 30 primeiro e, dependendo do resultado, tentaria com 50. Eu tenho um ThinkPad X200 com 4 GB de memória e mantenho em 30. Talvez valha a pena dar uma lida num post a respeito do assunto.

1 curtida

Como eu sugeri, ao menos tente colocar a partição swap em outro HD. Pode não fazer uma enorme diferença, mas acho que toda otimização é bem vinda nessa sua máquina.

Sei que to teimando com 20 pq daria 80% de acordo com o post, mas acho uma base confortável

Bom em outro HD fica complicado asudhasd mas seria melhor entao abandonar o swapfile pra trocar por uma partiçao?

Que tal não dispensar upgrades? Porque querer desempenho em virtualização com 2 GB de RAM em 2021 e um Celeron de 11 anos atrás só com um milagre dos bons.

Não adianta, Linux não faz milagre

4 curtidas

Olha, tem gente que diz que não faz muita diferença, desde que não exista fragmentação. Intuitivamente, eu acredito que uma partição evita ter de se preocupar com isso, então parece ser uma melhor opção.

1 curtida

Bom se outro sistema que e considerado “Impossível” pra esse hardware rodar com 1GB em cada VM pq Linux não faria esse “milagre” kkkkkkkk


Se numa distro com ambiente grafico “leve” não consegue subir com as mesmas specs então tem coisa errada

Sim, tem, o valor do swappiness é uma delas.

2 curtidas

Olha, eu não tenho um conhecimento profundo nisso, pelo menos por enquanto, mas, tecnicamente, se o seu sistema estiver o tempo todo acessando a swap, seu HD vai trabalhar mais realizando movimento mecânico e isso vai aumentar a lentidão.

Se você fizer um particionamento inteligente, você pode minimizar isso. Colocando a swap em outro disco, por exemplo, o seu disco 1 vai ficar menos sobrecarregado.
Eu comecei a perceber isso ao realizar tarefas de copiar muitos arquivos no meu HD onde estavam ambas as partições swap e /, e /home também. Ao copiar arquivos eu percebi que o sistema ficava engasgando, até ao movimentar o cursor.
Eu desativei a swap por completo e fiz novamente o procedimento de copiar arquivos, e o sistema não ficou mais travando dessa vez.

Agora o que eu fiz: deixei meu disco 1 só com as minhas partições / e /home e o disco 2 com a partição swap e /tmp, e tá de boa assim.
É claro que se você usar um SSD isso não vai fazer diferença. E novamente eu reitero, não tenho conhecimento profundo no assunto, apenas estou compartilhando minha experiência, talvez possa servir de ajuda.

1 curtida
(you realize that’s actually not a desktop environment)
1 curtida

A dica que eu dou é pensar na intensidade desse trabalho. Se o swapiness é muito baixo, quando o sistema for paginar, ele vai precisar paginar de forma massiva e o HD vai criar um gargalo formidável, que congelará a máquina por muito tempo (dependendo do caso, meia hora, fácil, fácil).

Se o sistema pagina com parcimônia, a alocação ocorre com volumes bem menores, de forma muito mais transparente, com o núcleo fazendo o gerenciamento com muito menos pressão.

Pode ser que, realmente, ele aloque coisa de 1, 2, 4 GB no swap. Mas ele fez isso de forma parcimoniosa, não de uma vez. Dependendo do tipo de uso que é feito, o usuário sente muito, mas muito menos essas operações. Ele vai sentir de forma mais drástica quando, por exemplo, derrubar o X inteiro para trocar de sessão, quando fechar tudo o que está aberto e iniciar um processo pesado completamente novo etc, mas rodando o mesmo conjunto de programas, vai ser mais tolerável.

3 curtidas

Realmente, confundi kkkk são WMs

No caso do hang, talvez ajude

apt install earlyoom

É um software conhecido por funcionar melhor que o OOM killer padrão.

Pode configura a percentagem de memória que servirá de trigger no arquivo

/etc/default/earlyoom

Por exemplo, se você quer começar o teste com 30%, é só mudar a linha

EARLYOOM_ARGS="-r 3600"

para

EARLYOOM_ARGS="-r 3600 -m 30"

Ele tem parâmetros separados para memória (-m) e swap (-s)

Se nenhum teste der certo, só desabilitar o serviço.

1 curtida

O mais legal do earlyoom é que você pode especificar quem não matar, quando um evento Out Of Memory (OOM) ocorrer, com o parâmetro –avoid

Geralmente a regra é que, quanto menor a quantidade de RAM instalada, maior precisa ser o valor de swappiness. O 5% que é bastante recomendado funciona bem pra computadores com mais de 8G de RAM. As distribuições ainda deixam configurado um valor maior por conta de compatibilidade com máquinas mais antigas. Também quem tem SSD pode espremer mais esse numero.

Esse é outro problema “comum” das distribuições… pra consertar isso o correto é mexer no vm.dirty_bytes com um valor adequado a sua memoria RAM e swappiness.

1 curtida