Problemas com uso de RAM no Linux

Olá Pessoal! Feliz natal primeiro de tudo
Bom como no titulo estou tendo um problema que só acontece no Linux, quando faço uso proximo de 80% de RAM a maquina congela completamente sem possibilidade de normalidade enquanto o Windows esses problemas não acontecem nem em 96% de uso
Queria saber se ha uma maneira de resolver essa má otimização de RAM nas distros ou resta usar somente o windows mesmo ja que Linux não ta dando conta do uso “basico”
O hardware atual e um ECS NM70-i Celeron 847 2GB RAM e um HD de 80GB mas outros diversos tbm dão o mesmo problema e dispenso upgrades de RAM no momento, O REISUB tbm não resolve o problema, não ha como tirar nem um print pois não grava os logs no momento do congelamento pois esperar voltar ao normal não da(pois não volta rapido e nem com 1 hora de espera)

Quando congelar tente repetidamente pressionar Alt + PrtScr + F para acionar o limpador de memória do kernel (matar o processo que ta comendo mais RAM)

obrigado pela dica sr. Capezotte
3 Curtidas

Tem Swap na tua instalação?
Manda um print do monitor do sistema aí!

Com essa quantidade de RAM, várias coisas serão bastante grandes pro sistema. A solução seria criar um swapfile, pro sistema pelo menos não travar, mas a velocidade de um swap é ridícula se comparada a da RAM. Então, o sistema não vai travar, mas vai ficar lerdo. Agora, se tu já tiver swap, e ainda assim tiver acontecendo isso, então o problema tá em outro lugar.

1 Curtida

Entao vou ter q matar o QEMU sempre quando precisar usar?
Uso o GNOME-BOXES com win7 pra certas aplicaçoes

@Secret.Fox Tem SWAP-File com 2GB
Não tem como printar pq o computador fica completamente congelado, so se eu tirar com o celular

1 Curtida

Nesse caso, acho que uma máquina virtual não é uma boa ideia em 2GB de RAM. Mesmo com a swap, em um HDD é o mesmo que nada.

1 Curtida

Mas eu dependo infelizmente, como citei no windows esse problema não acontece mesmo com execução de VMs

É, com esse processador e essa quantidade de RAM, nem pensar em máquina virtual. E como teu HD é pequeno, ou vc o aumenta e parte pra um dual-boot ou escolhe Windows ou Linux…

2 Curtidas

Então a solução seria instalar o Windows no disco aí. Rodar dois sistemas operacionais ao mesmo tempo em um micro com 2GB de RAM é pedir para não usar nenhum dos dois.

2 Curtidas

O que exatamente vc precisa de Windows rodando no teu Linux, @ruanelivelton18?

Bom como eu tenho outro HD sobrando eu vou coloca-lo, com o windows 10 eu ainda rodo uma VM com Debian pra acessar banco, mas fazer oq ne kkkkkkk vou ter q voltar pro dualboot com HD separado

Sao programas de celulares(incluindo o Itunes) e o WintoHDD

1 Curtida

Pelo jeito seria isso… alguma coisa consegue rodar via Wine/Play On Linux, como o ITunes. Mas com esse hardware, VM não é aconselhável mesmo, vai travar sempre.
Dá pra colocar uma distro bem leve, com LXQt ou XFCE, e um W10 em dual boot, usando um HD pros sistemas e outro pro D: do Windows e a home do Linux… sugiro isso pra não dar confusão ao colocar bootloaders em HD diferentes

Eu geralmente não gosto de misturar os discos mas tava querendo evitar de ter q ficar selecionando o sistema no grub sempre kkkkkkkk mas tomara que pelo menos o CS1.6 rode sem congelar
So uso distro com XFCE

1 Curtida

Você já tentou diminuir a taxa de uso de swap (caso você use swap) e cache de memória? Talvez isso possa fazer seu sistema ficar um pouco mais responsivo.
Você pode fazer isso editando o arquivo /etc/sysctl.d/99-sysctl.conf e colocando isso lá:

vm.swappiness=5
vm.vfs_cache_pressure=50

A primeira linha diz respeito à swap e a segunda ao cache da memória. Você pode colocar outros valores se preferir.
No caso da swap por exemplo, do jeito que eu coloquei aí, seu sistema só vai usar swap quando tiver com apenas 5% de RAM livre.

Eu nunca fiz testes pra ver se isso realmente faz muita diferença, mas eu tinha um PC parecido com esse seu, com 2GB de RAM e um processador Atom, e eu sempre fazia isso e sentia que melhorava um pouco. Mas é claro que eu também sempre me limitava a abrir poucos programas ao mesmo tempo, porque realmente não dá pra fazer milagre.

Se você tiver outro HD, colocar sua partição swap em outro HD que não seja o que seu sistema está instalado também pode melhorar a performance. Isso eu comprovei aqui na minha máquina. Me corrijam aí se eu tiver falado algo errado.

** FluxBox ou DWM, vai ficar liso :slight_smile:

Ja fiz tudo, tenho ate uns atalhos em texto pra ambos os sistemas com reparos pra windows e gambiarras pra linux asudhsaudhas

Não me desanime com essas DEs bizarras de uso, ja cheguei a usar e nao me desce de maneira alguma

Com 2 GB de RAM, o melhor DE que você pode usar é o Xfce. E, mesmo assim, talvez seja muito glutão em termos de consumo de memória. Se você gosta muito de efeitos visuais, pode tentar usar o Enlightenment.