Problemas com setup do driver Nvidia no Ubuntu 19.04

Bom dia a todos!

Ontem finalmente recebi minha nova máquina de trabalho (Ryzen 5 2600x, Placa-mãe Asus Prime B450m, 8GB DDR4 3000Mhz, GTX 1650 4GB Galax, SSD 240GB + SSD 480GB) e comecei a preparar o ambiente para meu trabalho de geração de conteúdo que até então estava sendo divido entre Windows e Linux.

Meu objetivo com esse novo setup era não precisar usar mais o Windows, porque o setup antigo usava um placa AMD (R9 380x) que tinha sérios problemas com o driver proprietário no Linux e não tinha todos os recursos que eu precisava no driver opersource.

Toda essa introdução foi apenas para dar uma idéia do cenário: o que eu quero fazer.

  • Editar/Renderizar vídeos no DaVince Resolve usando aceleração de hardware (CUDA+NVENC)
  • Habilitar o CUDA corretamente no Blender para poder usar o “cycles”
  • Habilitar o NVENC para ficar disponível para todo o sistema.


Primeira tentativa: Apenas instalei os drivers proprietários na mesma instalação do Ubuntu que já vinha usando para trabalhar, usei o driver 418 disponível nos repositórios.
Todo o básico está funcionando:

  • aceleração 3D em jogos: OK
  • instalei o CUDA manualmente e ele é detectado pelo sistema, mas a renderização no Blender mesmo configurando para usar CYCLES utiliza apenas o processador.
  • NVENC falhou na instalação (seguindo o tutorial do Diolinux, possivelmente devido as versões muito diferentes)

Segunda tentativa: instalei um Ubuntu 19.04 limpo ativando as opções de usar software proprietário e instalação mínima.

  • aceleração 3D em jogos: OK
  • instalei o CUDA disponível nos repositórios, ele é detectado pelo sistema, mas a renderização no Blender mesmo configurando para usar CYCLES continua utilizando apenas o processador.
  • Tentei compilar o NVENC usando este script, mas também falhou, mesmo alterando as versões do sistema que estão no script para refletirem as versões mais atualizadas do distribuição.

Terceira tentativa: exatamente a mesma coisa da segunda, porém usando o driver baixado do site da Nvidia (430).

  • aceleração 3D em jogos: OK
  • CUDA e Nvenc falharam na instalação devido às dependências.

Outras tentativas:

  • instalei o snap do FFMPEG que já vem com o suporte à NVENC ativo, porém, aplicativos do sistema como o SimpleScreenRecorder não conseguem enxergar o codec - mesmo tendo adicionado o snap/bin ao “$PATH”
  • No ShotCut (snap) meu tempo de render (selecionado o codec NVENC) em um projeto específico que uso como parâmetro caiu de 45 minutos para 15, mas estou contando que isso está relacionado à atualização do hardware. No Windows um projeto similar usando o DaVinci renderiza em 3 minutos.

POP! Os resultados: o Pop! possui pacotes para o nvenc e para o CUDA em seus repositórios, após instalar ambos nada mudou :slight_smile: - Blender continua não usando o CYCLES e o tempo de render no ShotCut continua o mesmo.
Neste teste eu instalei o Davinci Resolve e após lidar com alguns problemas de codec consegui usar o Resolve numa boa, porém, durante o uso do Fusion o Resolve está travando com alguma frequência. :frowning:
Ainda não consegui fazer um teste de renderização para testar os tempos, mas assim que conseguir eu atualizo esse post. Por enquanto, sigo apanhando para ter uma workstation funcional com tudo o que eu preciso.


O engraçado é que não importa quais PPA’s ou mídia de instalação do Ubuntu 19.04 eu utilize, o programa de instalação de drivers aparentemente não consegue identificar corretamente minha GPU - inclusive durante o primeiro boot usando Noveau possível visualizar uma mensagem de erro informando que o chipset é desconhecido.

Ainda estou pesquisando sobre outras formas de fazer o setup funcionar corretamente, minha próxima tentativa será com o Pop!Os 19.04.

2 curtidas

aqui no mint uso uma gtx 1080 e o ppa de driver, estou com o driver 430.26, sobre o blender eu cheguei a testar o demo cycles pela gpu e foi de boa, em outras epocas quando usei obs e nvenc tb foi de boa, jogos rodo tranquilamente.


2 curtidas

Obrigado por compartilhar, aqui sigo na luta para fazer o sistema funcionar corretamente.
Instalei o GreenWithEnvy e para mim ele aparece completamente vazio, como se não conseguisse ler as informações do sistema para preencher os dados.

Já conferi atualizações de bios para a placa-mãe e para a GPU e está tudo atualizado.

1 curtida

já tentou pelo terminal ativar os sensores usando o comando sensors-detect?

Realmente… o lmsensors não estava instalado, após instalar e configurar o GWE funcionou normalmente. Obrigado. :+1:

Eu percebi que normalmente a performance dos jogos não varia quase nada, porque o CUDA/NVENC não influenciam nisso.

1 curtida

cuda só usa quando o jogo tem physx e nvenc n é para jogos
n entendi pq pegou um cpu forte e uma gpu fraca sendo q busca usar as coisas pela gpu

1 curtida

Sua obervação faz todo sentido, mas como a grana que eu tinha era limitada minha ideia foi pegar um conjunto o melhor possível e depois eu trocaria apenas a placa de vídeo. :wink:

1 curtida

saquei, no meu caso meu foco agora é sair do full hd e ir para 4k

2 curtidas