Problemas com resolucao no Arch Linux

Olá pessoal, estou enfrentando um problema sério com a resolução da minha instalação Arch Linux rodando Hyprland em um monitor VGA.

Resumo do problema:

• O monitor suporta 1366x768 @60Hz, mas a resolução máxima que consigo aplicar é 1024x768, e qualquer tentativa de forçar a resolução deixa a interface gigante ou trava o sistema.
  • Estou usando Intel i915 (4th Gen Core Processor Family Integrated Graphics Controller).
  • O bootloader é systemd-boot, não uso GRUB.

O que já tentei sem sucesso:

1. xrandr
  • Criei modelines com cvt 1366 768 60 → gerou 1368x768_60.00
  • Adicionei via xrandr --newmode e --addmode, mas Hyprland não aplica, continua gigante.
  • Mensagens de erro: xrandr: failed to get size of gamma for output ...
  1. Gamescope / wlr-randr
  • wlr-randr instalado e usado: wlr-randr --output card1-VGA-1 --mode 1368x768@60
  • Não mudou nada na tela; continua travando ou usando resolução incorreta.
  1. Edição do hyprland.conf
  • Testei monitor=card1-VGA-1,1368x768@60,auto,1
  • Também tentei monitor=,preferred,0x0,1 (config padrão)
  • Reiniciando Hyprland ou usando hyprctl reload não aplicou resolução correta.
  1. Tentativas de forçar via /etc/profile.d ou scripts de login
  • Criando scripts com xrandr ou wlr-randr durante login
  • Isso trava a sessão, sendo necessário logar via TTY e remover scripts para conseguir entrar novamente.
  1. Verificação do hardware
  • Outputs detectados:
card1-HDMI-A-1
card1-HDMI-A-2
card1-VGA-1
  • Driver Intel i915 carregado corretamente.
  1. Tentativas de métodos tradicionais de GRUB/systemd-boot
  • /etc/default/grub vazio
  • /boot/loader/entries/ vazio
  • systemd-boot ativo, mas não consegui passar parâmetros para forçar resolução.

Pergunta principal:
Como faço para forçar a resolução 1366x768 @60Hz no Arch Linux com Hyprland de forma segura, sem travar a sessão, usando Intel i915?

Detalhes extras:

• Kernel: linux 6.x (última versão Arch)
  • Hyprland: última versão via AUR
  • Monitor: VGA
  • System Locale corrigido para en_US.UTF-8
  • Teclado funcionando corretamente: ABNT2
  • Já testei a sessão atual com wlr-randr e também via configuração permanente no hyprland.conf, sem sucesso.

Logs e comandos úteis:

• lspci -k | grep -A3 -E "(VGA|3D)" → confirma Intel i915
  • cvt 1366 768 60# 1368x768 59.88 Hz
  • xrandr --listmonitors / wlr-randr → outputs detectados
  • Hyprland.conf usado com configuração de monitor acima

Se alguém já passou por isso ou tem um jeito garantido de aplicar resolução fixa em Hyprland com Intel, agradeço demais!

Ainda não li tudo.

Mas você aplicou o módulo i915 no mkinitcpio.conf

E depois rodou

sudo mkinitcpio -P

Realmente em MODULES nao tinha esse modulo colocado, agora ele esta colocado, mas eu sou um pouco mediano em questao do linux, poderia me explicar o que fazer a partir disso?

Execute

sudo mkinitcpio -P

Para criar as novas imagem intramfs..

Early KMS

Kernel mode setting (KMS) is supported by the i915 and xe drivers, and is enabled early since mkinitcpio v32, as the kms hook is included by default. For other setups, see Kernel mode setting#Early KMS start for instructions on how to enable KMS as soon as possible at the boot process

Habilita varios recursos da placa.

Só não sei se na sus placa é i915 ou xe

Sim, rodei isso mas ainda continuo sem conseguir aumentar a resolucao e sempre travado nessa daqui:

  wlr-randr
VGA-1 " (VGA-1)"
Enabled: yes
Modes:
1024x768 px, 60.004002 Hz (current)
800x600 px, 60.317001 Hz
800x600 px, 56.250000 Hz
848x480 px, 60.000000 Hz
640x480 px, 59.939999 Hz
Position: 0,0
Transform: normal
Scale: 1.000000
Adaptive Sync: disabled

Reiniciou pc?

Se nào resolver, amanhã tentamos outro procedimentos.
:+1:

Funcionou?

Reiniciei e nada kaskakskaks esse negócio me travou por inteiro pra tentar modificar, o Hyprland parece me bloquear de modificar isso.

Veja o link

Testarei de noite quando chegar essa solução e vou dizer se deu certo aqui, vlw maninho

Magicamente depois de um tempo com o computador desligado, ap[os reiniciar o computador voltou a resolucao normal que deveria

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.