Problemas com resolução de tela 1366x768

instalei o Linux Mint recentemente porem não consigo ajustar a tela, eu procurei por vários tópicos, adicionei milhares de resolução de tela e nenhuma ajusta, a tela fica como está na imagem, a resolução da tv que estou usando como monitor é 1366x768 eu tentei adicionar essa resolução mais dar um erro diz que esse padrão de cores não existe, alguém poderia me ajudar pela mor de Deus

Tenta nas configurações da TV mudar o modo de aspecto (a ultima que eu chamei usava esse termo) para algo como resolução original ou PC, tinha uma tv que usei como monitor com o mesmo problema e isso resolveu.

2 curtidas

Perfeito, parece ser o problema da configuração da TV. Isso acontece porque antigamente as tv’s analógicas (antes dos anos 2000) tinham certas regulagens para centralizar e aumentar/diminuir a imagem na tela. Era comum que uma parte da imagem ficava cortada por essas regulagens, pois era melhor regular para que todos os canais sintonizassem dentro da tela, do que fazer a configuração “correta” mas que alguns canais poderiam ficar com borda preta.

Desse modo, os primeiros dispositivos digitais (como o DVD, que começaram a ser populares no final dos anos 90, portanto a maioria ainda sendo usada em tv analógicas), implementavam uma borda preta ao redor da imagem, para que a totalidade da imagem digital fosse exibida nas tvs analógicas. Também nos videogames isso acontecia, lembro-me que no nintendo 64 quando apertava L+R e movia o analógico, a imagem flutuava para vc conseguir centralizar em diferentes TVs.

Quando as primeiras tvs digitais (as LCD ou Plasma) surgiram ali pelo final dos anos 90 e se popularizaram nos anos 2000, era comum que a entrada de vídeo tivesse também essa opção de desenhar “a mais” pra fora da tela (ou em inglês overscan), dessa maneira a configuração de borda preta dos dispositivos mais novos se ajustava com o “overscan” da tv e a imagem era exibida corretamente.

Os computadores funcionam diferente, com toda a tela sendo usada para a pintura. Até nos primeiros computadores, que tinham monitores analógicos, esses controles de “rolar lateralmente, ampliar e rolar verticalmente” ficavam na frente, pois para cada resolução de tela/número de cores era preciso reajustar a imagem.

Por conta de toda essa história de evolução das tvs e monitores, atualmente é comum ter a configuração na TV para selecionar o tipo de fonte de uma entrada de vídeo. Na minha funciona que, se eu colocar que a fonte é um “PC”, então ela não usa o overscan, mas se eu colocar “dvd/blueray” ela usa o overscan. Se eu usar o modo “PC” com o blueray, fica uma borda preta na tela toda. Agora se eu usar o modo “Blueray” com o PC, um tanto da tela fica cortada exatamente como vc mostra na foto.