Problemas com pós- instalação

Boa noite pessoal,

Alguns minutos atrás finalizei a instalação do Elementary no meu notebook e me deparei com a seguinte situação, o meu segundo HD está com os arquivos “bloqueados” os arquivos dentro dele estão com um cadeado no canto, fiz o procedimento “padrão” de instalação e não entendo o que pode ter acontecido, antes de instalar o Elementary eu estava utilizando o windows 10, gostaria de saber como posso resolver esse problema já que são arquivos de trabalho e preciso deles com certa urgência.

Segue imagem de uma das pastas:

1 curtida

Olá @VintageGod tudo bem contigo?

As distribuições Linux gerenciam arquivos e diretórios de forma diferente do Windows, portanto essa situação que você está relatando é bastante normal de ocorrer. Se estes arquivos do print estiverem em uma partição NTFS (do Windows) o recomendável é que você faça um backup dos arquivos e formate a partição para um formato nativo do Linux, assim os problemas de permissões serão resolvidos em definitivo.

Caso os arquivos estejam em uma partição Linux como ETX3/ETX4, pode ser que você precise atualizar as permissões de usuário, para você ter os privilégios necessários sobre estes arquivos. Neste cenário, um comando que pode te ajudar é:

cd <diretorio onde estão os arquivos>
sudo chown seu_usuario: . -R

Os comandos acima irão alterar o “dono” de todo o conteúdo do diretório onde for executado, para o seu usuário. Tenha certeza de estar no lugar certo ao executar esse comando.

Creio que este vídeo também pode te ajudar.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá @eddiecsilva, tudo bom? Então… Ele está em NTFS sim, eu até pensei em fazer o backup dos arquivos mas são muito grandes (aproximadamente 1TB) existe alguma forma de resolver sem formatar?

Você pode utilizar seus arquivos dessa forma sem maiores problemas, o inconveniente é que provavelmente precisará em alguns momentos digitar a senha de root para poder editar arquivos bloqueados.

E em algumas situações, pode ser obrigado a salvar um arquivo em outra pasta antes de movê-lo para essa partição NTFS, considerando o longo prazo, migrar é a escolha se você não pretende voltar para o Windows.

Você pode migrar seus arquivos aos poucos de acordo com o espaço em disco disponível que você tiver, já fiz isso algumas vezes :smiley:

:vulcan_salute:

1 curtida

É partição ntfs e está em dual boot com o windows? Se sim precisa desativar a hibernação do windows ou concluir as atualizaçãoes pendentes do windows, isso costuma bloquear os arquivos.


Uma gambiarra:
Se não for o caso acima e estiver usando partição ntfs veja quem é o proprietário dos arquivos com o comando:
ls -la
se aparecer root root

vc pode tentar forçar seu usuário ser proprietário dos arquivos da partição no arquivo fstab
primeiro descubra o id do seu usuário com o comando:
id -u

Aí no gnome-disks em opções de montagem da partição adicione isso no fim da linha, como na imagem abaixo

,umask=007,uid=1000,gid=1000

PS: 1000 é o valor que aparece no retorno do comando ‘id -u’

image