Problemas com particionamento de ssd

Opa, boa noite!!

Estou querendo fazer um dualboot para instalar o Ubuntu ao lado do meu Windows 10, estou seguindo conforme o vídeo do Diolinux (Como fazer Dual Boot com Windows 10 e Linux (Ubuntu) - YouTube) porém o problema é ao tentar criar uma nova partição do meu SSD para instalar o OS. Tenho 280GB livres, porém quando tento “diminuir o volume” mostra que só posso criar de 36GB, quando tento aumentar da erro, já fiz o procedimento de verificar o disco porém continua do mesmo jeito, não sei o que fazer.
Também tenho um HD instalado juntamente com o SSD, e no HD eu consigo fazer isso, mas quero criar no SSD pela inicialização e leituras serem mais rápidas.

Muito provavelmente, só 36GB dos 280GB está ficando disponível, pq o resto está sendo usado.
Tem certeza que esses 280GB estão livres, de fato ?

Qual o erro que está dando ?

Espaço livre no disco:
Screenshot_1

Ao abrir para diminuir espaço do disco ele já vem com o recomendado:

Quando eu coloco o tamanho que eu quero diminuir (50gb) ele mostra indisponível:

Você pode tentar desfragmentar o disco e depois ver se consegue diminuir o volume. Caso não funcione, você pode tentar utilizar outro software de gerenciamento de disco para fazer isso, o Easus Partition, por exemplo: Baixar gratuitamente EaseUS Partition Master Free - EaseUS

Eu tentei desfragmentar o disco e otimizar e não deu em nada também, vou tentar com esse software e retorno se der certo

1 curtida

Uma outra dúvida também, estou criando o pendrive bootável pelo software Rufus, porém no esquema de partição não sei se o certo é GPT ou MBR, sabe me dizer qual seria o certo para fazer dualboot?

Sabendo que a raiz do seu windows está no SSD e que, segundo os prints, não há nenhuma partição EFI nele, suponho que você esteja usando BIOS Legacy, sendo assim, escolha a tabela de partição MBR.

1 curtida

O Windows 7, XP, blabla depois que redimensionava o disco C:\ parava de iniciar e teria que reinstalar.
Você já verifico se ainda é assim?
Você tem como reinstalar o sistema Windows caso de errado?

Então, depois de muito tempo consegui fazer o particionamento utilizando o software que você me recomendou, consegui concluir a instalação do Ubuntu como dualboot, porém agora o GRUB não está aparecendo, ele liga e já vai pro Windows automaticamente, sabe me dizer como arrumar isso?

Dei uma pesquisada e vi que tinha que desabilitar a inicialização rápida do Windows, mas mesmo tendo feito isso ainda assim não aparece o GRUB.

Complementando meu comentário anterior:

Quando removi o pendrive do Ubuntu não apareceu mais o GRUB, reiniciei várias e várias vezes o sistema e não aparecia de jeito nenhum o GRUB, porém quando coloquei o pendrive novamente para tentar fazer algo pelo Terminal do Ubuntu Live, apareceu o GRUB, eu tenho CERTEZA que instalei o BOOT GRUB no meu SSD que é o mesmo disco que está o sistema do Windows/Ubuntu em partições diferentes, então por que só aparece o GRUB quando estou com o pendrive colocado? Não faz sentido!!

Bom, depois de tanto quebrar a cabeça e sem conseguir achar soluções para isso, fui indo pela intuição e consegui resolver esse problema do GRUB:

Instalei o software Grub Customizer no Ubuntu, fui em “Arquivo” e depois em “Instalar na MBR…” e tentei instalar no mesmo disco SSD que está o Ubuntu (sdb) e reiniciei, mas mesmo assim não deu certo, a tela do GRUB não aparecia, então refiz mesma coisa mas ao invés de instalar no SSD (sdb), instalei no meu HD (sda) e agora tá dando tudo certo.

Eu não sei o motivo disso, mas foi o que funcionou corretamente…