Problemas com o Ubuntu

Fala pessoal,
Sou iniciante no mundo Linux. Tenho PC com Windows 10 com 2 ssd e um HD.
Fui instalar o Ubuntu em um dos ssd q tem 120Gb. Estava vazio e formatado.
Pelo site do Ubuntu eles indicam fazer um pendrive de boot pelo Rufus.
Fiz o boot, instalei o Ubuntu na unidade que eu queria.
Mas na tela de login do Ubuntu, fica tudo meio lento e travando. Inclusive ficou um tempo em loop!
Tipo, eu fazia login e ele voltava pra tela de login.
Depois de alguns reboots e tentativas ele funcionou.
Mas toda vez q vou iniciar ele fica travando. E se clico no icone de Settings ele simplesmente reboota e volta pra tela de login.
Sou totalmente iniciante e existe mta chance de eu ter feito alguma coisa errada nessa instalação.
Alguém pode ajudar?
Desde já agradeço.

Olá, @Julia_Tomiyama!
A chance de você ter feito algo errado durante a instalação é (praticamente) nula. Pelo jeito você seguiu as recomendações do site, provavelmente deve ter usado as opções padrão, e além disso o instalador não dá muitas opções justamente para evitar erros, e as opções dadas não causam erros (não deveriam, pelo menos). O que pode estar acontecendo é um bug com o seu hardware.

Qual versão eque você instalou? Foi o Ubuntu padrão ou alguma interface diferente? Qual é o seu HW (Nvidia, AMD, Intel, …) ? O Windows está funcionando normalmente?

E um conselho: Amanhã sai a nova versão LTS (Suporte estendido) do Ubuntu. Pode ser uma boa esperar mais um dia e já instalar essa versão, que está muito boa e traz kernels e drivers mais novos, o que pode solucionar o seu problema.

Obrigado por me responder. Tinham duas versões no site oficial. Acho q era 18 e outra 19. Eu peguei a 18. Eu tenho um Intel 6700k, com uma Nvidia 1060 de 6Gb. 16Gb de ram.
Tenho um ssd de 1tb onde está o Windows 10. E tenho uma HD de 1Tb pra arquivos.
Instalei o Ubuntu em um ssd de 120gb da Sandisk.
Deu mtos problemas. Primeiro não queria logar. E na primeira vez q logou ele não reconheceu a resolução do meu monitor. E estava em proporção 4:3 1024 x 768.
Depois resolvi baixando um update.
Mas 2 problemas ainda persistem. Ele trava e é lento na tela de login. E se eu clico em Settings ele reboota. To pensando em formatar a unidade q instalei e tentar instalar de novo. Mas ainda não sei o q fazer. O q seria uma versão LTS?

Versões LTS (long-term support) possuem suporte de 5 anos (longo prazo). As demais só tem 9 meses de suporte, ou seja, pra continuar recendo as atualizações (inclusive as de segurança) é preciso atualizar a versão do sistema constantemente. A cada 2 anos é lançado uma nova LTS (16.04, 18.04, e agora 20.04). Essas versões são altamente recomendas pois são mais estáveis que as demais. Nesse Nesse link tem mais informações sobre o suporte dos lançamentos do Ubuntu.

Sobre o seu problema, é muito provável que a causa seja a sua placa de vídeo da nvidia, especialmente pelos problemas de resolução que você citou. Infelizmente esses problemas com placas da nvidia, especialmente as mais atuais, são comuns nas versões mais antigas, mas estão cada vez mais raros nas mais novas.

Faça o seguinte: Procure o programa “Driver adicionais”, no menu de aplicativos, e instale a versão 435 do driver da nvidia, e reinicie. Para instalar basta selecionar o driver e clicar em aplicar.

Além disso, qual são as saídas dos comandos a seguir, quando executados no terminal?
(só abrir um terminal [Ctrl Alt t], copiar/colar o comando e dar enter. Depois copia/cola a saída na sua resposta.)
uname -a
lshw -C video
nvidia-settings -g | grep OpenGL

Então instalei o driver q vc falou.
Após o restart apareceu uma tela de boot diferente. Aguardei o countdown e apareceu o Ubuntu com aquela resolução ruim q eu tinha te falado.
Segue a saida:

WARNING: you should run this program as super-user.
*-display UNCLAIMED
description: VGA compatible controller
product: GP106 [GeForce GTX 1060 6GB]
vendor: NVIDIA Corporation
physical id: 0
bus info: pci@0000:01:00.0
version: a1
width: 64 bits
clock: 33MHz
capabilities: vga_controller bus_master cap_list
configuration: latency=0
resources: memory:f6000000-f6ffffff memory:e0000000-efffffff memory:f0000000-f1ffffff ioport:e000(size=128) memory:c0000-dffff
WARNING: output may be incomplete or inaccurate, you should run this program as super-user.

Obs.:
Antes disso, verifique se o pacote nvidia-dkms-435 está instalado:
No terminal: sudo apt install nvidia-dkms-435.
Se não tivesse instalado, não faça os passos abaixo ainda.

Ok, então tentemos incluir a opção nomodeset na inicialização do sistema. Esse é um “fix” comum (1, 2, …), que normalmente resolve os problemas com as placas da nvidia e relativamente fácil de fazer.

Os passos são:

  1. Abra o arquivo de configuração do Grub (como root):
    sudo gedit /etc/default/grub

  2. Adicione nomodeset ao final da linha que começa com GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. Ficará algo como:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

  3. Salve o arquivo [Ctrl S], e feche o editor.

  4. Atualize o grub, e depois reinicie o sistema.
    sudo update-grub

Entao, o driver esta instalado, fiz os procedimentos e nao resolveu.
Mas uma coisa interessante e q meu teclado ta desconfigurado e agora os problemas de travamentos e loop acabaram, mas a resolucao errada persiste.

Você não consegue alterar a resolução pelas configurações?
Sobre o teclado, isso é bem estranho! ahaha Mas dá pra configurar pelas configurações também.

E qual é a resposta daquele mesmo comando que você tinha executado antes (lshw -C video)? Continua como “UNCLAIMED”?

Sim, continua como Unclaimed, nas configuracoes ja ta com o English Us mas nao pegou de jeito nenhum kkkkkkk Pior q agora ta funcionando tudo, s’o a resolucao e o teclado q nao.
Nas configuracoes so aparece a resolucao atual, nao consigo mudar.
Vi alguns tutoriais para acrescentar na mao novas resolucoes. mas ate pra assistir nessa resolucao ta horrivel.

Se não corrigiu o Unclaimed eu sugiro retornar a configuração do Grub para como estava antes, refazendo os passos mas dessa vez removendo o nomodeset.

Você já tentou reinstalar o driver?
No terminal:

  1. sudo apt purge *-nvidia-*
  2. Reinicia
  3. sudo apt install nvidia-driver-435

Você está com o UEFI habilitado, certo? Pode ser que desabilitando-o possa resolver os problemas também.

Seria desabilitar a Bios? Nem imagino como fazer isso, Vou tentar reinstalar o driver.

Nao sei explicar mais do nada resolveu.
Mudei a opcao do server para US, ele baixou uns updates e mudou tudo, ta ate com animacoes tipo o Mac OS, e agora consegui mudar a resolucao de boa, so o teclado q ainda to na batalha aqui, mas mto obrigado pela ajuda.

1 curtida

Podem fechar o tópico, Ubuntu funcinando perfeittamente e teclado configurado.
Obrigado.