Problemas com o tema na versão 96 do Firefox

Atualizei meu firefox do 95 pro 96 e agora os botões ficaram quadrados, ao invés de seguir o tema do WhiteSur do Gnome, alguém sabe como resolve? Só consigo fazer o firefox ficar com os botões tema do sistema com o tema padrão, qualquer outro time ele fica com esses botões quadrados aí…

1 curtida

Não entendi…

É sobre o menu?

É só tirar na personalização

Várias vezes uma atualização do FF quebra a compatibilidade com temas e extensões. Dependendo do caso, o ideal é desabilitar e aguardar um tempo, até o tema ser compatibilizado com essa nova versão do navegador.

"Várias vezes uma atualização do FF quebra a compatibilidade com temas e extensões. "

Dizer que isso ocorre com frequência não faz sentido, visto que o Firefox é um navegador sólido e estabelecido no mercado, usado por milhões de pessoas e empresas assim como o Chrome. Uso o Firefox ha vários anos no Ubuntu e Windows. Lembro de uma vez q quebrou algumas extensões, mas na época foi uma mudança grande interna que teve no Firefox e que foi resolvido rapidamente com um pequeno update interno de componentes. Quanto a interface, nunca tive nenhum problema durante as atualizações (Talvez por eu sempre usar ambientes sólidos ou muito populares como Gnome Shell ou KDE).

Acho que esses problemas podem ser mais recorrentes em distros especificas que usam um Shell muito modificado ou pouco conhecido. Nesse caso por exemplo parece haver um bug na nova versão do Firefox que faz com q o Firefox não exiba corretamente a interface em temas de terceiros ou não nativos do sistema.

3 curtidas

Foi uma mudança intencional para resolver o bug #1718846. Vi que alguém comentou no Reddit sobre isso e mencionaram esse post como solução, mas não testei.

Aqui eu tb percebi essa mudança, mas como uso o Adwaita-dark com o Gnome nem faz muita diferença.

2 curtidas

Clique no ícone de Menu.
Screenshot_20220112_201635-1

Depois em “Addons e Temas”
Screenshot_20220112_201719

E no tema que está habilitado, clique no botão desabilitar.

Nisso será assumido o tema GTK.

2 curtidas

Essa sua frase ficou muito estranha…

Então ocorre!
Eu mesmo tive vários problemas no ano passado com o plugin de download do Youtube, q algumas vezes “sumia”, outras vezes ficava de enfeite.

1 curtida

Esquisito. E olha q uso o Firefox diariamente. Ele é meu navegador principal em todos os sistemas q uso: Windows, Ubuntu, Android e etc.

Quanto ao seu caso verifique se a extensão q vc usa não tá com algum problema de segurança e etc. Talvez por isso o Firefox tenha limitado ela.

Tente o seguinte:

1. Botão direito do mouse na barra de título do firefox

2. Clique em customizar toolbar

3. No canto inferior esquerdo, desabilite/habilite a barra de título (no meu caso é title)

4. verifique se a barra de título desbugou

Rapaz, eu dei uma lida mas não entendi nada.

De fato, soluciona o problema, é só que eu queria os botões do GTK no tema que eu uso, eu uso o tema Dark Reader, que combina perfeitamente com a extensão Dark Reader, que deixa todos os sites no modo noturno, fica visualmente perfeito e não agride os olhos. O tema funcionava perfeitamente com os botões GTK, aí essa atualização pro firefox 96 quebrou essa compatibilidade, qualquer que seja o tema que eu use (exceto o tema padrão do sistema) fica esses botão quadrado aí nos ícones de fechar/minimizar/maximizar. Queria usar o tema Dark Reader com os botões GTK.

Finalmente entendi o post no reddit. O comentário do cara era um código em .css pra passar os parâmetros pro firefox mostrar os botões em GTK mesmo utilizando um tema que não era o padrão. Pra quem quiser o código:

.titlebar-min {
	appearance: auto !important;
	-moz-default-appearance: -moz-window-button-minimize !important;
}
.titlebar-max {
  	-moz-default-appearance: -moz-window-button-maximize !important;
}
.titlebar-restore {
	-moz-default-appearance: -moz-window-button-restore !important;
}
.titlebar-close {
	-moz-default-appearance: -moz-window-button-close !important;
}
.titlebar-button { 
	list-style-image: none !important; 
}

É só criar um arquivo de texto, colocar o código, salvar o arquivo com o nome userChrome.css. Depois disso, dentro do Firefox, vá até a opção de “Help”, “Troubleshoot information”, “Profile Directory”, crie uma pasta chamada “chrome” se já existir, só cole o arquivo userChrome.css. Reinicie o Firefox. E a partir disso o firefox deve ter os botões da barra de acordo com o seu tema GTK:

Edit: esqueci de mencionar que pras configurações do arquivo userChrome.css funcionar, você deve acessar a url about:config, pesquisar por toolkit.legacyUserProfileCustomizations.stylesheets e mudar o valor para true

Talvez isso seja uma besteira total pra alguns, mas eu meio que sou viciado em design coerente.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.