Simplesmente o áudio do meu computador não ta funcionando. tentei várias formas diferentes de resolver mais não conseguir. alguém sabe? me ajuda?
video:simplescreenrecorder-2024-12-24_12.54.59.mp4 - Google Drive
Simplesmente o áudio do meu computador não ta funcionando. tentei várias formas diferentes de resolver mais não conseguir. alguém sabe? me ajuda?
video:simplescreenrecorder-2024-12-24_12.54.59.mp4 - Google Drive
bem, entendo seu problema mano, mas seu video nao esta no modo compartilhado no drive, mas , executa no terminal o comando pulseaudio
e ve se volta afuncionar, se sim, fassa o pulseaudio iniciar junto com o sistema
Pelo visto o pulseaudio nao esta inicializando, melhor nao mecher com ele, da trabalho, entao, vamos trocar pelo PipeWire:
Instalar o PipeWire e as dependências
Abra o terminal e execute os seguintes comandos para instalar o PipeWire:
sudo apt update
sudo apt install pipewire pipewire-audio-client-libraries pipewire-pulse wireplumber
O wireplumber é o gerenciador de sessão para o PipeWire, garantindo que o sistema de som funcione corretamente.
Desabilitar o PulseAudio
O PulseAudio precisa ser desativado para que o PipeWire possa ser usado como substituto. Execute:
systemctl --user --now disable pulseaudio.socket
systemctl --user --now disable pulseaudio.service
Isso desabilita o PulseAudio para que não interfira.
Ativar o PipeWire
Agora, você precisa garantir que o PipeWire seja ativado para gerenciar o som. Execute o seguinte:
systemctl --user --now enable pipewire
systemctl --user --now enable pipewire-pulse
O primeiro comando ativa o PipeWire, e o segundo ativa o módulo pipewire-pulse, que é responsável por substituir o PulseAudio.
Configurar o PipeWire para funcionar corretamente
O PipeWire pode usar o gerenciador de áudio do WirePlumber, mas também há a opção de usar o PipeWire Media Session. Vamos garantir que tudo esteja configurado corretamente.
Se você já tiver o WirePlumber instalado, ótimo! Caso contrário, instale com:
sudo apt install wireplumber
Adicionar o ícone de volume (se não aparecer)
O ícone de volume no painel pode não aparecer automaticamente ao trocar para o PipeWire. Para corrigir isso, você pode usar o pavucontrol (o controle do volume do PulseAudio), mas adaptado para o PipeWire. Instale o pacote:
sudo apt install pavucontrol
Esse comando instala o aplicativo de controle de volume que deve funcionar com o PipeWire. Em seguida, você pode iniciar o pavucontrol pelo menu ou digitando no terminal pavucontrol
.
Verificar se o PipeWire está funcionando
Para garantir que tudo foi configurado corretamente, execute o seguinte comando para verificar o status:
pactl info
O comando deve retornar algo como “Server Name: PulseAudio (PipeWire)” ou similar, confirmando que o PipeWire foi corretamente integrado ao sistema.
Reiniciar o sistema
Uma reinicialização é uma boa ideia para garantir que todas as mudanças tenham efeito. Reinicie seu computador:
sudo reboot
Se o ícone de volume ainda não aparecer após todos esses passos, você pode tentar reiniciar a sessão do seu ambiente gráfico ou adicionar o ícone de volume manualmente nas configurações de painel do Lubuntu.
Certifique-se de que o PipeWire está sendo usado de fato como o servidor de áudio, não o PulseAudio, usando pactl info
como mencionei antes.
Agora veja se funciona e me fale
@Henrique_Sardinha to com um problema nas distros linux que os 2 notebooks aqui em casa fica saindo um som agudo quando to ouvindo musica ou assistindo video esse comando pode resolver meu problema tambem? o unico que o som funciona normal é o linux mint 20 20.1 20.2 e 20.3
Bem, @Jessey, aí não sei se isso resolve seu problema, mas vale a pena testar não é, já que muita gente fala q o PipeWire é melhor que o pulseaudio, então, pode ver se funciona, ok? Depois me conta se deu certo
ok e que esse som agudo chega ser irritante e o audio só funciona bem no linux mint 20 até 20.3 em um notebook multilaser e positivo mas vale a pena testar
não mudou nada continuou a mesma coisa fiz o teste aqui só queria testar mesmo se ia resolver
e uma pena @Jessey, provavelmente isso esta ligado ao seus notebooks, entao, abre um topico aqui no forum ok? E ve se alguem tem a resposta, ok
ja tenho um topico sobre isso mas não tive mais respostas
Desculpa a demora para responder
tenta tar um
sudo apt remove --autoremove pulseaudio
e pula esse comando q deu erro
Cara eu acho que culpa e do meu monitor por eu uso uma TV LG para assistir os meus videos,mais agora eu não estou com a TV, nesse monitor que esta dando erro de audio ele e da AOC,e mais um problema e do monitor e não do computador
Com certeza entao mano, provavelmento o pulseaudio nao conseguiu lidar com os auto-falantes da tv, por isso o problema, mas que bom que foi resolvido, ate mais
falouu mano
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.