Problemas com o Lutris, não consigo instalar os drivers

É meu primeiro contato com o Linux, acabei de comprar um notebook Asus Vivobook que vem com o KeepOS.

Estou tentando instalar o League of Legends e segui o tutorial do diolinux, mas quando vou instalar os drivers (docs/InstallingDrivers.md at master · lutris/docs · GitHub), sempre dá um erro. Na loja dizia que era Intel, mas aqui tem um programa da Nvidia instalado, eu tô perdido. Eu testei todos os comandos do site mas nenhum deu certo.

Captura de tela de 2025-01-05 16-02-15

esse é o notebook. Alguém pode me ajudar

Boa tarde! Seja bem vindo ao fórum.

Eu não sei muito bem trabalhar com essa distribuição Linux chamada KeepOS.

A minha solução no caso, se o notebook aceitar, seria instalar o Ubuntu 24.04 e instalar o Lutris por lá. Acho que deve funcionar adequadamente assim.

Se essa distro fosse uma que utilizasse dpkg, seriam necessários apenas alguns comandos aqui e ali.

Qual é a placa de vídeo? É integrada da intel? dedicada da nvidia?

Se for integrada o driver já vem instalado, não precisa instalar nada.

Recomendo testar o Linux Mint, instalar a versão Flatpak do Lutris, e evitar dores de cabeça, novamente, se o hardware aceitar.

Desculpe te fazer ter que instalar outra distribuição. Não sei resolver as coisas no KeepOS.

1 curtida

Devido ao anticheat Vanguard do LOL, infelizmente o jogo não funcionará mais no Linux.

Sobre os drivers você tem que instalar apenas os drivers para a intel de acordo com as especificações do seu notebook se ele tiver apenas o placa de vídeo integrada (intel UHD graphics)

Pelo que eu li, o KeepOs é uma distribuição feita pela Asus baseada no Ubuntu. Mas não pesquisei muito para ter certeza.

4 curtidas

Exatamente, inclusive outros games:

• Valorant
  • Fortnite
  • LOL
  • GTA 5 (Antes funcionava, ai meteram o anti cheat e deu pau)
    E mais um monte.
2 curtidas

Olhando por esse lado, se não poder jogar esses games for fatal ao uso do pc, então a recomendação é ir pro Windows mesmo, ou ficar de dual boot. :confused:

Esses dias eu loguei pelo wine em um game e levei ban. Suporte deu chance de eu me explicar e tal, mas eu nem fui atrás. Vou falar o que? Nem sabia que não podia. Tava feliz que deu certo. Agora quero que vão à.

1 curtida

Inclusive em vários vídeos do Diolinux eles falam do lado social. As vezes você quer ter momentos com as pessoas e não necessariamente jogar aquele jogo em especifico, se for para jogar é fortemente ficar no Windows para não ter dor de cabeça.

Sistemas operacionais são ferramentas, e não se deve martelar um parafuso e nem parafusar um prego.

6 curtidas

caramba, esse forum é top. vieram com as respostas muito rápido. Valeu pela ajuda, pessoal. Vou frequentar mais aqui pra aprender a usar o Linux e usar esse fato do LOL não poder mais ser jogado no Linux como incentivo pra não jogar mais. haha

5 curtidas

O Linux é capaz de rodar uma porrada de jogos mas alguns desenvolvedores simplesmente não querem por livre e espontânea vontade, alguns anticheats dão ate a opção de habilitar em Linux mas por opção estes desenvolvedores escolhem não habilitar porque querem, já tem 10 anos que estou no Linux e não vou jogar nenhum desses jogos que são bloqueados propositalmente, eu compro jogos, mas se não tem interesse no meu dinheiro eu dou para um profissional que queira.

Eu recomendo a Valve, a Valve tem sido super camarada com usuários de Linux, meu dinheiro já é deles.

1 curtida

No meu caso é falta de emprego #MeContrataParaCodarEmJava.

É muito bem vindo aqui