Problemas com o login no Ubuntu 20.04 lts

Olá, eu acabei de me tornar membro e infelizmente não tenho uma boa história para contar.

Estou começando a migrar gradualmente do Windows para o Linux, ainda tenho dual boot por aqui. Meu problema começou hoje quando eu estava vendo Netflix pelo Firefox e percebi que tinha alguns tearings na tela. Pesquisei e assisti alguns vídeos do canal no YouTube e cheguei a conclusão que eram os drivers. Na minha busca o Google me jogou neste vídeo:

Neste vídeo o criador de conteúdo até cita um post do blog na descrição e recomenda um comando para atualizar os drivers de vídeo. Eu fui inocente e dei o comando no terminal (não dei o comando do post, mas dei o comando do vídeo). O tearing de fato desapareceu, mas quando reiniciei o Ubuntu não consegui mais fazer login.

O que está temporariamente me permitindo acessar o Ubuntu é na versão Wayland que está logando sem nenhum problema, porém a versão normal não loga, eu digito a senha correta e ele retorna pra tela de login. O máximo que da pra fazer é entrar em modo console, mas não consigo fazer nada porque ainda sou iniciante na plataforma. Procurei na internet inúmeras soluções para o problema e nada parece funcionar. Sempre recebo a informação de que não existe arquivo ou diretório para o Xauthority.

Peço a ajuda de vocês aqui porque do mesmo jeito que eu fui vítima, nos comentários do referido vídeo tem muitos outros mais…

1 Curtida

Olá, @joao_estumano, bem vindo ao fórum!

Sinto muito que as suas primeiras experiências foram ruins.

Na verdade você não foi vítima de nenhum golpe, apenas usou uma solução errada. Infelizmente isso é algo comum nesse mundo Linux, todos apresentam comandos mirabolantes que até podem resolver um problema, mas têm o potencial de criar muitos outros.

No comando que você executou têm duas coisas que não são recomendadas de fazer: