Problemas com o dpkg no Keep OS - Debian 10

Olá Pessoal, comprei recentemente um notebook com o Keep OS vindo já instalado, ai o chrome esta pedindo para ser atualizado. Entrei no site oficial, baixei, veio um arquivo .deb, ai tento executa-lo e não consigo. Irie anexar o print do erro que me é retornado.

1 curtida

Não seria pra atualizar via terminal com sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y, já que o Keep é base Debian?

1 curtida

no caso eu coloco sudo apt update nome_do_arquivo.deb. É isso?

Errado. apt update sincroniza os repositórios para lhe indicar pacotes atualizáveis e dizer ao APT quais estão disponíveis. apt full-upgrade vai atualizar os pacotes que o update o indicou. Apenas rode os comandos, pois alguma atualização do DPKG pode consertar este erro.

2 curtidas

É isso que o @Kobreq disse. A atualização das distros é feita diferente do Windows, onde vc baixa um arquivo do fornecedor e instala manualmente o mais atualizado. Rodando o comando que indiquei, ele vai atualizar todo o sistema, incluindo o Chrome. Isso já basta (se não atualizar, é pq não há atualização pro Google Chrome disponível, aí é esperar que apareça)

Valeu turma!! Aparentemente resolveu. O chrome agora ta atualizado, porém no final ainda apareceu o mesmo erro. Vou colocar o print abaixo.

Ele oferece uma solução
tenta sudo dkpg-statoverride
Daí tenta atualizar de novo como antes

ele diz assim

erro: necessário uma opção de ação

e corrigindo, não atualizou não o chrome.

1 curtida

Eu não uso Debian ou Ubuntu faz tempo… vamos esperar pra ver quem manje mais ajudar

belêza, obrigado

1 curtida

Como eu não faço a mais remota ideia da estrutura desse Keep OS, vou mandar a solução modo raiz

Como faz:

1. Faça um backup do statoverride:
cp "/var/lib/dpkg/statoverride" "/var/lib/dpkg/statoverride.old"
  1. Remova as entradas do Debian-exim do statoverride:
sudo sed -i '/Debian-exim/d' /var/lib/dpkg/statoverride

Explicação:

O sed é um editor de texto que opera por fluxos, ou seja, vc diz o que é pra fazer ao invés de você mesmo fazer, o -i diz pra modificar o arquivo (por padrão ele mostra o texto modificado), o /Debian-exim/d diz pro sed apagar /d todas as linhas que contém a palavra Debian-exim o /var/lib/dpkg/statoverride é o arquivo com problema, basicamente esse comando faz o que está sendo pedido só que de outro jeito

1 curtida

Entrei no site desse KeepOS e dios mio, que coisa tenebrosa! Tem certeza q ele usa o Debian 10 como base?

digita lsb_release -a e cola aqui a saída, por gentileza.

2 curtidas

Eu já tinha visto, é Debian sim. E é horroroso, daquelas Refisefuquis que detonam a imagem das distros Linux… deve ser uma mamata das boas esses doidos venderem essa distro pra instalação OEM em várias máquinas vendidas no Brasil

1 curtida

Disso eu sei, minha dúvida é com relação a ser a versão 10, pois olhando no site, a última versão foi feita em 2013.

2 curtidas

É sim Debian 10, e foi resolvido removendo aquela entrada do statoverride

Depois com o apt upgrade atualizou o sistema inteiro…

Galera, muito obrigado a todos, mas a solução foi a seguinte.

cat /var/lib/dpkg/statoverride

dpkg-statoverride --list | grep -v Debian-exim > /var/lib/dpkg/statoverride

apt upgrade

Q ótimo que conseguiu resolver!

Por acaso veio um DVD ou a ISO do sistema para possível reinstalação?

Não :frowning:

Fora esse problema, o q está achando do sistema?

A mesma coisa só que mais arriscado kkk

1 curtida