Problemas com o Arch

Seguinte, eu instalei o arch recentemente e ando com um problema nele, e nao sei como resolver.

Dito isso, nao sei como poderia resolver essa questao dada no print sobre os pacotes.


Quando eu entro no modo root e tento dar algum comando, simplesmente no modo root nenhum comando funciona. Oque fazer nesses casos?

Acredito que existam dois problemas aí, um de repositórios e outro no modo root.

O de repos veja se o Reflector est√° instalado e roda

sudo reflector --country 'United States' --country Germany --latest 100 --protocol http --protocol https --sort rate --save /etc/pacman.d/mirrorlist

J√° esse de root, eu invoco os mestres @Capezotte e @swatquest

3 curtidas

Qual o comando pra entrar na lista do reflector

1 curtida

Ih, teria que ter um pacote gráfico pra ver isso, não lembro o nome dele (no Reborn é um script em Python) - mas esses mirrors foi um dev do Reborn que me passou, segundo ele são os melhores mirrors do Arch

1 curtida

Onde posso achar o pacote.

√Č poss√≠vel gerar uma nova mirrorlist no site oficial do Arch. Escolha o pa√≠s, v√° em Generate Mirrorlist e salve o arquivo e copie com sudo cp arquivo_baixado /etc/pacman.d/mirrorlist

Depois de fazer isso, rode tamb√©m sudo pacman -Syyu (com dois y) para garantir que as bases de dados sobre os √ļltimos pacotes dispon√≠veis est√£o atualizadas.

Quanto ao erro do root, nunca vi algo parecido, então vou esperar o negócio das mirrors se resolver antes de tentar propor alguma solução.

3 curtidas

Pode explicar de maneira mais detalhada ?

Não se deve usar os mirrors do Brasil, não funcionam muito bem…


Deu esses pacotes corrompidos, agora oque posso fazer…

Começa com sudo pacman-key --init e sudo pacman-key --populate archlinux, vamos ver se assim importa as chaves que faltam

1 curtida

Eu imaginava que o http://archlinux.c3sl.ufpr.br/$repo/os/$arch e o http://br.mirror.archlinux-br.org/$repo/os/$arch funcionavam bem. N√£o tive problemas com eles.

Quais s√£o os problemas nos mirrors brasileiros relatados pela comunidade? Eu sei que os mirrors da Unicamp e da USP n√£o funcionam bem.

1 curtida

Nos testes que fiz usando o pacman-mirrrors (no Manjaro, ok?), obviamente os mirrors brasileiros tem ping menor. Mas comigo frequentemente acabam caindo, com os donwloads sendo redirecionados pro Chile, que parece ter servidores mais estáveis. E quem me disse que era melhor usar mirrors europeus e estadunidenses foi um dev do Reborn, que me passou o comando do reflector acima, e ele mora no Uruguai - portanto, um presumível usuário dos mirrors brasileiros…

1 curtida

Bem, eu cheguei faz pouco tempo no Arch, mas já notei alguns certos diretórios do Pacman, pois tive um probleminha.

Eu instalei o Manjaro numa outra máquina aqui e não havia o Grub Customizer nos repositórios da distro, então eu troquei no mirrorlist para esse http://archlinux.c3sl.ufpr.br/$repo/os/$arch (que diga-se de passagem, é um ótimo mirror).

Fazendo isso deu uma quebradinha nas atualiza√ß√Ķes do Manjaro, mas consegui instalar o programa, e depois, para corrigir os erros, foi s√≥ dar um pacman -Sc (esse comando apaga o conte√ļdo da pasta /var/cache/pacman/pkg) e apagar a pasta /var/lib/pacman/sync/.

Enfim, aí eu coloquei o repositório do Manjaro, atualizei (Syyu) e pronto! Tente isso.

edit:

Pra mim funcionam muitíssimo bem.

1 curtida

Ish! Olha, te dizer, Grub Customizer s√≥ me deu problemas em distros baseadas em Arch. Eu usei no Garuda (compilado do AUR) e acabou quebrando meu grub ao cabo de algumas atualiza√ß√Ķes - piorou j√° que o sistema era em btrfs. N√£o deu jeito, tive de reinstalar o sistema todo. Eu realmente prefiro n√£o usar‚Ķ

Eita, o meu t√° formatado em EXT4, enfim, eu queria tirar algumas op√ß√Ķes da lista e mudar o timeout, comigo funcionou de boas!

Mudar o timeout √© simples, basta editar o grub.cfg. Quanto a tirar op√ß√Ķes, a√≠ √© mais complicado, mas n√£o costumo mexer nisso, s√≥ timeout e menu (tiro o hidden)

Então, eu uso o Arch Linux, o Manjaro é da minha irmã (mas eu tomo conta haha).

Enfim, no Manjaro ele instala o GRUB e fod…, eu prefiro o systemd-boot/bootctl, mil vezes mais simples de configurar na instalação, criar as entradas, modificar e tals, e é claro que é esse que uso no meu Arch.

2 curtidas

gente, acho que o problema, tem haver com esse pacotes
Arquivo /var/cache/pacman/pkg/exfatprogs-1.1.3-1-x86_64.pkg.tar.zst est√° corrompido (pacote inv√°lido ou corrompido (assinatura PGP)).
Arquivo /var/cache/pacman/pkg/pcsclite-1.9.5-1-x86_64.pkg.tar.zst est√° corrompido (pacote inv√°lido ou corrompido (assinatura PGP)).
Quando vou atualizar e tudo mais, como remover?

Ent√£o amigo, como eu disse:

Além disso, use o mirror:

Depois atualize. Você tentou isso?

3 curtidas