Problemas com notebook hibrido Intel + nvidia

Olá!
Como verão na imagem a seguir. Tenho Drive instalado. Mas parece que não esta usando inxi.

Eu gostaria de usar a GPU no kdenive também(não consegui).

Como fazer isso funcionar bem?
Usar o Mint?

Já chegou a cogitar a possibilidade de usar o PopOs?

Além de ser baseado no Ubuntu, distro que está usando, possui um ótimo gerenciamento para placas hibridas, além de possuir os drivers de vídeo atualizado, possui um gestor de processamento em seu shell, podendo escolher entre economia de energia e performance.

Caso queira testar uma distro com Plasma, o pessoa indica RegatasOS, aos que informam aqui, é uma das melhores nesse quesito, votada para jogos mesmo.

Consegui solucionar!

Resolvido

Desativei o Secure boot > tive que add uma senha. Desativar o secure boot é de suma importância pra funcionar - no meu notebook

Reinstalei o Ubuntu normalmente, ele sozinho instalou os drivers
Mas eu quis atualizar então usei o

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa sudo apt-get update && apt-get upgrade
Instalei o Prime Indicator para eu saber mais fácil qual das duas placas estou usando

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

sudo apt-get update

sudo apt-get install prime-indicator

Caso não queira p prime indicator use o comando

glxinfo | grep render

Queremos que apareça esta linha (no meu caso esta é a minha placa de vídeo)

direct rendering: Yes OpenGL renderer string: GeForce GTX 1050/PCIe/SSE2

Vamos ver se temos o ffmpeg

ffmpeg -codecs | grep nvenc

Se você tem e não aparece nada do nvenc remova

sudo apt remove ffmpeg

E instalei via Snap o ffmpeg > melhor solução

sudo snap install ffmpeg 

Não use a versão padrão do Ubuntu > sudo apt install ffmpeg ela não tem nvenc (ainda ou deve ter na versão instável)

Dei as permissões via “software Ubuntu”
O snap ffmpeg já vem com Nvenc e não precisa se matar a atras de mais nada :slight_smile:

Dei o comando

  ffmpeg -codecs | grep nvenc

Pode dar um erro de ambiente PATH.

Use este comando

sudo ln -s /snap/bin/ffmpeg /usr/bin/ffmpeg 

Instale o kdenlive e use um dos codec nvenc que você viu aqui ffmpeg -codecs | grep nvenc para fazer a renderização

Fiz um teste, um vídeo em renderização normal pela CPU levou 44 segundos
Usei mp4. Padrão do Kdenlive. Parâmetros originais

f=mp4 movflags=+faststart vcodec=libx264 progressive=1 g=15 bf=2 crf=%quality acodec=aac ab=%audiobitrate+‘k’

O mesmo vídeo com GPU levou 7 segundos.
Usei mp4 só mudei uma parte
f=mp4 movflags=+faststart vcodec=nvenc_h264 progressive=1 g=15 bf=2 crf=%quality acodec=aac ab=%audiobitrate+‘k’

É isso pessoal, espero que ajude mais gente!

1 curtida