Montei um computador com 16 gb de ram(2x8) e agora quis ampliar para 32 e comprei dois pentes de 8 iguais aos que já tinha (hyperx fury 8g 2666) só que o computador não funcionou. Tirei as duas novas e ele funcionou, fiz todas as variações possíveis mas sempre que coloco mais que dois pentes ele não funciona. A placa mãe é uma asus prime b450m-a e o processador ryzen 5 2400g. No manual da placa mãe diz que aceita até 64 gb e poder ter 4 pentes de 8 gb da marca que estou usando. Alguma dica?
Apesar de ser hardware novo, não custa verificar o funcionamento. Teste esses pentes novos no slot que você usa atualmente - eliminando o problema de ser os pentes.
Teste os pentes antigos nos outros slots - eliminando que seja defeito da placa mãe.
Até não mexi com isso, mas acho que procede… Segundo o Wkichip de seu processador; parece que há uma disposição correta de memória RAM (nessa frequencia, só será possível utilizar 2 slots - por limitação do processador).
Em todo caso, acione a AMD para tirar a dúvida.
Já fiz todas as combinações possíveis dos pentes de memória e as novas funcionam quando estão só elas. As quatro é que não funcionam juntas, nó máximo duas nunca 3 ou 4. Vou se é uma limitação do ryzen 5 2400g.
É uma limitação do processador Ryzen 5 2400g que só aceita 2 canais de memória. Fiz uma consulta a AMD é confirmaram esta informação. Na verdade na especificação técnica fica meio confuso quando diz dois canais pois o “dual channel” não seria considerado como um canal só? De qualquer forma me dei mal comprei uma placa mãe com 4 baias para memória, comprei mais duas memórias que não vão servir.
Informação errada da AMD, questionei a resposta e a Arlene da AMD pediu desculpas e disse que não tem esse limite , é para aceitar os 4 pentes. Estou esperando a resposta da ASUS sobre esse problema.
Naquele site que te mandei, o processador aceitaria 4 slots, apenas se as memórias fossem da frequencia 1866 ou 2133MHz. O porque não sei lhe dizer.
Se você comprou da internet esses pentes, tem 7 dias para devolver. E da loja física, é 30 dias. Ou tente vender por fora…
Obrigado pela ajuda. Pela AMD, que primeiro informou errado que não dava, o Ryzen 5 2400g aceita sim 4 pentes e inclusive os pentes que estou usando constam da relação de memória da asus testada para a placa mãe que eles chamam de QVL dizendo que pode ser usados quatro deles. Vou esperar a resposta da Asus a pergunta que fiz ontem, eles não são tão rápidos como a AMD que respondeu praticamente na hora.
Então sua placa suporta? Existem placas que suportam 2 slots mas tem um limite com a quantidade de memória