Olá. Eu utilizava no meu computador Arch Linux com Gnome e tudo funcionava bem. Com o lançamento do ZorinOS 17, fiquei ansioso em testar a distro e instalei no meu pc no lugar do Arch, não curti tanto e decidi reinstalar o Arch. Eu instalei exatamente da mesma forma que instalei na primeira vez, mas agora o sistema está completamente bugado para mim, começando pelo meu adaptador de Internet que ao inicializar o sistema funciona bem, mas em pouco tempo de uso não encontra mais nenhuma rede e se eu desplugar e plugar novamente no computador ele não é reconhecido e nenhum outro usb é reconhecido. Quando a Internet funciona, funciona extremamente mal com taxas de download muito baixas. Ao iniciar o sistema, programas que são da base do Gnome demoram muito tempo para iniciar pela primeira vez e alguns não respeitam mais os temas do sistema, como o nautilus. Já tentei instalar o Fedora, o Ubuntu, etc e mesmo assim persiste o problema. Já resetei a BIOS do computador e nada resolve o problema. O que mais me intriga é que antes de ter instalado o Zorin, o pc funcionava igual uma maravilha no Arch. Alguém por misericórdia poderia me ajudar?
Specs do pc:
Placa mãe H81
Processador i5 4570
16gb ram ddr3
Ssd 512gb
Placa de vídeo RX 550
Você poderia realizar um teste com Windows apenas por curiosidade para ver como será o comportamento.
1 curtida
Com base na sua descrição, você está enfrentando vários problemas com seu sistema Arch Linux após instalar e posteriormente desinstalar o ZorinOS 17. Aqui está uma análise dos problemas e possíveis soluções:
- Problemas com adaptador de rede:
Sintomas: Seu adaptador de rede funciona inicialmente, mas perde a conectividade após um curto período de tempo. Os dispositivos USB não são reconhecidos após serem desconectados/conectados.
Causas Pos* síveis:
- Corrupção ou incompatibilidade de driver
- Problemas de hardware
- Conflitos de recursos
- Soluções possíveis:
- Reinstale os drivers de rede: Remova e reinstale os drivers do seu adaptador de rede. Consulte o wiki do Arch Linux para obter instruções específicas baseadas no modelo do seu adaptador.
Verifique os logs do sistema: Use dmesg ou journalctl para verificar os logs do sistema em busca de erros relacionados ao seu adaptador de rede ou dispositivos USB.
Módulos conflitantes na lista negra: se outro driver ou módulo estiver em conflito com seu adaptador de rede, você poderá colocá-lo na lista negra usando o mecanismo de lista negra modprobe.d.
Teste com um USB ativo: Inicialize seu sistema com um USB ativo do Arch Linux e veja se o adaptador de rede e os dispositivos USB funcionam corretamente. Isso pode ajudar a determinar se o problema está relacionado ao hardware.
1 curtida