Problemas com Internet e Monitor

Pessoal, meu linux mint está estranho com duas coisas.

1- Ele não reconhece a resolução máxima do meu monitor externo(uso um notebook). Sendo assim, eu adiciono a resolução via terminal e até ai tudo bem, porém sempre que eu reinicio ele some a resolução que adicionei e a cada reinicialização tenho que ficar adicionando a resolução pra poder usar o monitor.

2- Minha internet está estranha, toda vez que ligo, o wifi conecta mas não navega, aí as vezes eu esqueço a rede e reconecto e volta a funcionar, as vezes tenho que adicionar uma DNS pra funcionar, as vezes tenho que reiniciar pra voltar, enfim, é uma briga pra fazer isso funcionar direito.

Alguém poderia me ajudar? Como salvo a resolução do monitor pra não ter que ficar adicionando o tempo todo? E como faço pra minha internet parar de bugar e conectar corretamente sem precisar sempre dessa briga?

Desde já agradeço quem responder.

0 Likes

@llofyy, Prazer! Primeiramente sobre a resolução do monitor, vá no menu inicial do linux mint que se você não alterou está no canto inferior esquerdo, procure por “configurações do monitor” ou algo semelhante, então coloque a resolução correta do seu monitor e click em Aplicar, manter configurações e depois em salvar.

Segundo, sobre o problema da internet, se você tiver acesso ao seu roteador vá na aba de DNS e coloque o servidores do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e salve as modificações, se não tiver acesso ao roteador, você vai em editar conexões do seu WI-FI pelo cinamon mesmo ou pelo XFCE no seu gerenciador de rede e adiciona os servidores clica em aplicar, salvar.

Obs: A configurações de rede são dadas pelo seu provedor de internet fazer essas configurações manualmente vão gerar um problema depois, no caso deles aplicarem qualquer modificação a sua rede, por isso tente sempre deixar no automático. Se possível tente conversar com eles para saber qual o real motivo do problema.

0 Likes

Obrigado pela atenção. Bem, a parte do monitor é o seguinte. Quando reinicio o sistema, ele não aparece a resolução padrão dele na aba do monitor nas configurações, então eu adiciono a resolução via terminal e então ela aparece pra escolher nas configurações. Mas quando reinicio ela some, ela não salva essa modificação, aí tenho que adicionar através do terminal sempre que ligo o pc.

Sobre o DNS. Eu uso essa DNS nas configurações do xfce, as vezes funciona, as vezes funciona sem, fica estranho. Sempre que reinicio ele não funciona de primeira, conecta mas não navega, aí tenho que esquecer a rede, reconectar, colocar DNS, tirar DNS e enfim, um trabalho enorme até que ela volte a funcionar. Vou colocar o DNS direto no roteador pra ver se arruma esse problema.

0 Likes

@llofyy, De nada! Qual a versão da distro está instalada? É uma versão de teste ou uma versão estável? Qual as configurações do seu computador? Por que o Linux Mint por ser derivado do Ubuntu apenas com os drives da comunidade instalado funciona normalmente as duas questões que você está indicando.

OBS: Não sei se faz diferença essa parte mas seu computador tem suporte a UEFI?

OBS: Pelo que eu entendi, posso supor que a sua versão é uma versão de teste, ou então houve algum erro durante a instalação. Você utiliza o utilitário xrand para ver as configurações do seu monitor? Se sim ele gera alguma mensagem de erro?

0 Likes

É o Mint 19.1 LTS
A questão é que todas as distros aconteceram isso, pelo menos as baseada em Ubuntu pois foram as únicas que testei.

Tipo, funciona a internet e o monitor normalmente, mas se eu fizer sempre esses procedimentos ao ligar o computador.

Sim eu uso o xrandr e não aprece mensagem de erro alguma, é adicionado normalmente a resolução nas configurações, eu aplico e funciona normal, só que quando reinicio, essa resolução não está salva.

Meu notebook tem sim suporte a UEFI

0 Likes

É o seguinte, eu não sei especificamente qual o problema que você está enfrentando, por causa das informações que são para mim muito vaga, mas uma dica que eu dou é adicionar o servidor dns no arquivo resolv.conf, isso fará com que você pare de ter que colocar o servidor dns sempre que ligar a máquina, isso não quer dizer que o problema está solucionado.

Segundo veja esse video ele vai te ensinar como criar um script na inicialização do ubuntu para inicializar sempre com a resolução que você definiu ao inicializar. Como é o mint deve funcionar com algumas alterações é claro. E mais uma vez não resolve o problema mas você vai usar sem ter que está modificando isso sempre.

1 Like