Olá, sou novo no mundo Linux e resolvi escolher a distribuição LMDE4 como uma primeira experiência. Eu já sou usuário Windows há bastante tempo e resolvi fazer um dual-booting. Também nunca tinha tentado nenhum tipo de multibooting antes, e é aí que mora o problema, pois o instalador desta distro não parece muito amigável com iniciantes no assunto. O que acontece é que nesta distribuição, diferente do Linux Mint usual ou do Ubuntu por exemplo, não existe uma opção de dual-booting automática. Nessas distros que acabei de citar, o sistema operacional baseado em Linux já reconhece de antemão que já existe um sistema Windows instalado em alguma partição da sua unidade de disco e escolhe automáticamente uma partição não alocada com espaço suficiente para reparticioná-lo em dois, instalando a raiz do sistema operacional em um e o swap em outro.
Nessa distribuição isso não acontece, eu tive que reparticionar manualmente com o Gparted e configurar os mount points e o fyle system para poder fazer o dual-booting. Depois disso, eu tive que escolher uma partição onde instalar o GRUB e o instalei no EFI system partition. Depois disso o processo de instalação de fato começou.
Conclusão, o que eu estava esperando é que ao iniciar o processo de boot, o GRUB aparecesse na tela e eu pudesse escolher um dos sistemas operacionais e os dois funcionando perfeitamente, assim como preservando os meus dados do Windows 10 que eu já tinha instalado. Mas nada disso acontece, eu ligo o PC e ele automaticamente boota o LMDE4, além de que parece que quando eu priorizo o Windows Boot Loader para bootar dá um erro do tipo "reboot and select proper boot device’'. O interessante é que eu não perdi nenhum dos dados da minha partição onde estava instalado o Windows 10, mas não consigo bootar o Win 10 mais de jeito nenhum.
Enfim, já tentei de tudo e não sei o que aconteceu ao certo, já estava pensando em reinstalar o Windows 10 nessa partição onde estavam meus arquivos porque já tinha perdido a esperança. Aí que lembrei que essse fórum existe e vim pedir ajuda para se algum de vocês pudesse elucidar o que eu acabei fazendo de errado para eu não cometer novamente e, se possível, resolver o meu problema com o Windows 10 não bootando.
Escrevi bastante porque quis deixar bem explícito quais foram meus passos, assim fica mais fácil localizar o erro. Também vou deixar um vídeo de uma vídeo aula ensinando a instalar esta distro, apenas para elucidar ainda mais, eu não segui esse tutorial de fato, mas os passos são bem parecidos; então fica mais visual ainda:
Enfim, muito obrigado e fico no aguardo de respostas. Um abraço.