Problemas com dual-booting (Windows 10 e LMDE4)

Olá, sou novo no mundo Linux e resolvi escolher a distribuição LMDE4 como uma primeira experiência. Eu já sou usuário Windows há bastante tempo e resolvi fazer um dual-booting. Também nunca tinha tentado nenhum tipo de multibooting antes, e é aí que mora o problema, pois o instalador desta distro não parece muito amigável com iniciantes no assunto. O que acontece é que nesta distribuição, diferente do Linux Mint usual ou do Ubuntu por exemplo, não existe uma opção de dual-booting automática. Nessas distros que acabei de citar, o sistema operacional baseado em Linux já reconhece de antemão que já existe um sistema Windows instalado em alguma partição da sua unidade de disco e escolhe automáticamente uma partição não alocada com espaço suficiente para reparticioná-lo em dois, instalando a raiz do sistema operacional em um e o swap em outro.

Nessa distribuição isso não acontece, eu tive que reparticionar manualmente com o Gparted e configurar os mount points e o fyle system para poder fazer o dual-booting. Depois disso, eu tive que escolher uma partição onde instalar o GRUB e o instalei no EFI system partition. Depois disso o processo de instalação de fato começou.

Conclusão, o que eu estava esperando é que ao iniciar o processo de boot, o GRUB aparecesse na tela e eu pudesse escolher um dos sistemas operacionais e os dois funcionando perfeitamente, assim como preservando os meus dados do Windows 10 que eu já tinha instalado. Mas nada disso acontece, eu ligo o PC e ele automaticamente boota o LMDE4, além de que parece que quando eu priorizo o Windows Boot Loader para bootar dá um erro do tipo "reboot and select proper boot device’'. O interessante é que eu não perdi nenhum dos dados da minha partição onde estava instalado o Windows 10, mas não consigo bootar o Win 10 mais de jeito nenhum.

Enfim, já tentei de tudo e não sei o que aconteceu ao certo, já estava pensando em reinstalar o Windows 10 nessa partição onde estavam meus arquivos porque já tinha perdido a esperança. Aí que lembrei que essse fórum existe e vim pedir ajuda para se algum de vocês pudesse elucidar o que eu acabei fazendo de errado para eu não cometer novamente e, se possível, resolver o meu problema com o Windows 10 não bootando.

Escrevi bastante porque quis deixar bem explícito quais foram meus passos, assim fica mais fácil localizar o erro. Também vou deixar um vídeo de uma vídeo aula ensinando a instalar esta distro, apenas para elucidar ainda mais, eu não segui esse tutorial de fato, mas os passos são bem parecidos; então fica mais visual ainda:

Enfim, muito obrigado e fico no aguardo de respostas. Um abraço.

Bem vindo ao fórum @MisterSystem :slightly_smiling_face:
Porque é que escolheu o LMDE?
Acho que este tutorial pode ajudar:

Eu tenho que te dizer que foi erro meu, não tinha pesquisado muito sobre as várias diferentes distros e acabei escolhendo por uma recomendação do professor Ricardo no curso de Linux do canal Curso em vídeo.

Ele recomendou essa versão do Linux Mint por ter uma taxa de desenvolvimento menor e ser relativamente mais estável, mas depois fui pesquisar melhor e vi que essa não deve ser a distribuição para mim; tem mais contras que pros no meu caso específico.

1 curtida

Pois.
Acho melhor escolher uma base Ubuntu, como o Linux Mint (que sai a versão 20 daqui a pouco), o Zorin OS, ou o próprio Ubuntu e os seus flavours (Ubuntu’s com interfaces diferentes: Kubuntu = Ubuntu + KDE; Ubuntu Mate = Ubuntu + MATE; …)

tenta fazer um triboot