Problemas com cache APT corrompido ao adicionar PPA's para instalar o Wine

Olá,
Boa noite nobres!
Versão do Linux: Mint 20.2.
Na tentativa de instalar o Wine, incluí o PPA (não me recordo qual é), para tal e não obtive êxito.
Além de não conseguir instalar o Wine, meu Gerenciador de Atualizações parou de funcionar. Está com um circulo laranja e com ponto de exclamação dentro. Quando o abro aparece a seguinte mensagem:


*Não foi possível obter a lista de atualizações.*
*Erro APT:*
*E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list(Suite)*
*E: The list of sources could not be read.*
Já fiz a tentativa de corrigir em Fontes de Aplicativos>>>Manutenção>>>Corrigir problemas na lista de atualizações(Mergelist).
Quanto faço a atualização do cache do APT, tenho a seguinte mensagem de erro:
*Falha ao carregar a lista de pacotes. Este é um problema grave. Tente novamente mais tarde. Se o problema persistir, por favor relate um erro para os desenvolvedores.*
*Detalhes: "E:Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Suite), E:The list of sources could not be read.*
Quando digito o comando sudo apt update, retorna com a seguinte mensagem:
*E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Suite)*
Na tentativa de instalar o Wine com o comando *sudo apt install --install-recommends winehq-stable* retorna a mensagem :
*E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Suite)*
*E: A lista de fontes não pode ser lida.*
*E: Malformed entry 2 in list file /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list (Suite)*
*E: A lista de fontes não pode ser lida.*

Como resolver o problema com o cache do APT corrompido e o Gerenciador de Atualizações voltar ao normal?
Como instalar o Wine?
Obs: Não consigo abrir o Gerenciador de Aplicativos. Fica carregando a vida toda Gerando do cache … aguarde. Gostaria de instalar o PlayOnLinux.
Muito obrigado, um ótimo domingo e uma semana abençoada!

Olá! Seja bem-vindo(a) ao fórum! :wave:

Você poderia por favor mostrar a saìda de:

cat /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list

Caso esse comando exiba uma saida falando que não é possivel abrir pois o arquivo está protegido com senha, dê:

sudo cat /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list

E mostre o resultado.

Saída do comando sudo cat /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list:
deb Index of /wine-builds/ubuntu focal main
deb Index of /wine-builds/ubuntu

sudo add-apt-repository deb
Já neste comando solicitou a senha.

Sim, na verdade esses dois comandos são a mesma coisa, só que o segundo abre o arquivo com administrador, fazendo assim ter privilegios de modificação (e também pedindo senha).

Por favor, tente executar:

cd /etc/apt/sources.list.d/

depois:

mv additional-repositories.list ~/Downloads

e:

sudo apt update

assim com esses comandos, o apt pode voltar ao normal ignorando o ppa do wine, e depois disso caso o apt rode um update correto, ai eu tento-lhe ajudar com o download do wine.

(Caso algum desses comandos não executem de forma correta, por favor me avise para eu modificar.)

Saída do comando cd /etc/apt/sources.list.d/:
/etc/apt/sources.list.d

Saída do comando mv additional-repositories.list ~/Downloads:
mv: não foi possível remover ‘additional-repositories.list’: Permissão negada

Então execute como:
sudo mv additional-repositories.list ~/Downloads

mv: não foi possível obter estado de ‘additional-repositories.list’: Arquivo ou diretório inexistente

Perdão a demora para a resposta, tive que sair por alguns minutos.

Então faça o seguinte;

sudo nano /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list

(coloque a senha)

E coloque hash’s nas linhas dentro do arquivo, ficando assim:

#deb Index of /wine-builds/ubuntu focal main
#deb Index of /wine-builds/ubuntu

salve com: Ctrl + X , depois aperte Y para salvar e dê um:

sudo apt update

*Mesma coisa que a mensagem anterior, me fale se houver algum erro, esses comandos são tentativa e erro para recuperar o apt, normalmente gerenciadores de pacote como o apt, não são facilmente rompidos sem à ajuda do usuario, mas você adicionou ppa’s que são repositoris extras, que já são mais sensiveis à erros como esse, mais felizmente na maioria das vezes, se o apt não foi ferido no funcionamento e o erro está em um arquivo, chega a ser mais rapido a resolução do problema.

1 curtida

Nobre, não há no que pedir perdão. Vc está de parabéns pela tempestiva ajuda!
Fiz o comando que me indicou e reiniciei a máquina. A crítica no Gerenciador de Atualizações desapareceu (ponto de exclamação) e apareceram algumas atualizações, acho que umas dez. Execute-as e está com status de Sistema Atualizado.
Consegui abrir um o Gerenciador de Aplicativos, depois de carregar um pouco e consegui encontrar o Playonlinux.
Neste caso apareceu o Playonlinux e outro Phoenicis PlayOnLinux.
Minha intenção é rodar programas do Windows que não possuem versões para o Linux.
Daí a tentativa de instalar o Wine.
Se for possível me explicar o que fiz para “zicar” o sistema. E onde posso buscar conhecimento para ser um usuário avançado do Linux.
Ah! Se puder também me ajudar a instalar um programa para rodar do programas do Windows no Linux, será de grande valia.

1 curtida

Opa, que bom que foi corrigido!
Se você alcançou o que queria, você pode marcar como resolvido o comentario que estava escrito isso.

Ser avançado é muito relativo, você só pode se considerar avançado quando percebeu que já sabe achar o erro ou um lugar para achar o erro e assim concerta-lo, mas se você quer achar esse conhecimento de forma mais rapida, aqui é o melhor lugar! Aqui nesse fórum muita coisa ja foi relatada, e tem muita gente que pode ajudar com o que você precisa.

O que na verdade aconteceu, foi um erro que muita gente inclusive eu ja fez, você seguiu uma maneira de adicionar ppa’s, que são repositorios feitos pela comunidade ou até mesmo empresas, mas de forma extra, então não é certeza que sempre funcione. Esse arquivo que eu le pedi para modificar, era o arquivo de configuração de repositorios extras, assim como existe outro desse arquivo, mas para outras finalidades, e assim que você colocou o “hash” nas linhas, aquilo eram links para os tais repositorios extras, e o hash era para anular, porque nas linguagens da computação mas comuns, hash (ou hashtag, #) segnifica ignorar a tal linha, e o comando de saida mv, era para mover para outro diretorio para que seja feito um backup e restauração do diretorio de repositorios extras.

Sei que parece confuso, mas com eu disse, ser avançado é relativo, mas uma boa rota que foi a que eu fiz para ganhar conhecimento foi prestar atenção aqui no fórum, e no canal do Dio, que talvez seja o maior impulso para o linux.

Olha, isso eu não posso te ajudar diretamente, e também recomendo que crie um tópico para aprendar a executar apps do windows, infelizmente meu conhecimento na aréa do wine, é muito pouco, eu nunca cheguei a aprender sobre ele porque eu nunca precisei, sempre tive de maneira 100% dentro do linux, então não uso nada fora dos repositorios ou empacotado de forma duvidosa.

Mas… aqui no fórum tem uma dica de instalação do photoshop, você pode peguer e adaptar para o que você precisar: (WINE) Instalando o Photoshop no Linux Mint
Ai caso alguma, crie outro tópico para isso, e caso você queria ouvir de outras pessoas como “evoluir rapido no linux”, crie outro tópico para isso, que provavelmente você ganhará melhores respostas.


Se você também dê uma lida no meu tópico de “erros” para que na sua jornada, não seja cometido os mesmos, ou caso você quiser relatar o que aconteceu com os ppa’s aqui, fique à vontade! Qual foi a pior besteira que você ja fez em algum sistema?


Remove essa linha

Os repositórios APT seguem o seguinte padrão:

[tipo] [URL] [distribuição] [kit]

Por exemplo:

deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ focal main

Note que a segunda linha possui apenas:

[tipo] [URL]

Assim:

deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/

Ou seja, a linha está mal formada

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.