Problemas com Audio! Microfone desliga sozinho

Oi gente!
To com um problema no linux que começou a acontecer desde a chegada das versões mais recentes do ubuntu 22.04 (isso é só para ter uma ideia de tempo, o problema acontece em outras distribuições).
Bom, O problema é que parece que o linux desliga minha placa de som (integrada a placa mãe) e a religa. Então na pratica, o áudio e o microfone param de funcionar e voltam. O problema está que o linux troca o som e microfone default para outro e eu tenho que ficar o tempo todo mudando nas configs.
Esse problema tem me afastado de mais do mundo linux, eu to tentando ficar 100% só com linux, mas quando preciso do audio, está me deixando na mão e obrigando a voltar pro windows (não quero)

Bom para vocês entenderem o problema, eu tentei fazer uma live hoje (24/02/23) e o problema aconteceu DIVERSAS vezes.
Segue o clip: Twitch
O que acontece é que o audio da placa mãe para, e entra o audio da minha placa de captura, e eu tenho que ir no obs e ficar mudando de volta pro meu microfone.

Informações adicionais:
Processador: Core I5 7400 - 3.00GHz *4
Placa de Captura: Nvidia Geforce GTX 1060 - 6GB
Ram: 16Gb
Placa Mãe: Gigabyte Technology Co., Ltd. H110M-H

OBS: Esse problema só ocorre no linux, de modo geral idependente da distribuição.

Bom, Apesar de ninguém ter respondido. Eu consegui achar uma solução, eu acho.

Eu vi em um forum gringo, uma pessoa com um problema parecido, acontece que no caso dele, o áudio que ele usava estava pipocando, e no ALSA ele estava desligando e ligando. Alguém sugeriu que podia ser o Intel Trusted Plataform (TPM). Me deu um estalo, e eu o desliguei.

Até agora estou usando o computador por 1 dia e fiz 20 minutos de live sem que tivesse qualquer problema com o áudio. Se ficar tranquilo por uma semana, eu posto aqui como solução!

Abrs!

O problema continua.
Infelizmente a minha solução foi voltar para o windows…