Problemas com alternar monitores após atualização de distros com Gnome Shell. Ubuntu, PoP! OS, Fedora! É possível desabilitar a porta de vídeo LVDS-1 via terminal?

fedora
ubuntu

Olá gente, tudo beleza?
Tô com um probleminha que não estou conseguindo resolver.
Meu computador é um notebook STI Infinity IS1442, que traz um i5 e 8Gb de RAM, com HD graphic 3000 intel.

Meu problema é simples:
meu notebook tem a tela danificada, LVDS-1, e uso 2 monitores secundários, um VGA e um HDMI…
Sempre que instalo sistemas nele, sou obrigado a usar as teclas (super+P) para definir o monitor primario. Essa parte do problema tá resolvida.

Mas, percebi que nas ultimas atualizações do ubuntu 18.04, 18.10 e distros ubuntu based nessas versoes, como o PoP! OS que gostei bastante e também o Fedora 29 com Gnome Shell, não inicializam o sistema após atualização do OS. Simplesmente o ambiente grafico não inicializa, não consigo alternar entre os monitores, não consigo fazer login. Na verdade não consigo fazer nada.

Será que algum amigo poderia me ajudar?

Ah! Só acontece com o Gnome… Tudo vai bem com KDE, XFCE, DDE, Cinnamon, Panteon etc…

0 Likes

Então gente… Preciso corrigir o que eu disse acima.
O sistema não para, na verdade não. Mas eu não consegui alternar entre os monitores, quando o sistema escolhe por padrão a porta de video interna, o LVDS-1, e com o a atialização de kernel e de Shell, os sistemas não me davam o retorno do comando no teclado (Super+P) pra que escolhesse meu monitor principal.
Agora pouco, instalei o Fedora 30 Beta que já vem por padrão com o novo Gnome Shell e novo kernel, (tá daora o Fedora 30, apesar de uns bugs) no caso fedora.
Com o Fedora instalado, na sua primeira inicialização, o sistema me permitiu alternar entre os monitores e isso foi ótimo, e após alguns testes, ele se comportou de forma “estranha”(bugs), sempre voltando a setar a LVDS-1 como padrão, apesar de eu configurar manualmente meus 2 monitores.
Fiz a atualização do OS e realmente o dnf está mais rápido, o OS está mais responsivo e mais bonito por causa do novo tema de ícones.
Mesmo atualizado, o OS sempre escolhe o vídeo interno e sempre atenho que configurar novamente.
Me veio a mente desativar a porta de video interna.
Existe uma forma de fazer isso via terminal? Sei que sim, mas não sei como.
Já pesquisei, e achei tutoriais mais antigos, no entanto até agora não deu certo e ainda não destruí o funcionamento do OS.

Os amigos poderiam me ajudar?

0 Likes

Boa tarde

De uma olhada no manual do xrandr. É possível ter um controle detalhado das telas via terminal.

0 Likes