Problemas com adaptadores wifi usb no zorin os

Estou há dias tentando resolver esse tópico e não consigo. Meu computador yestá praticamente inutilizado e eu preciso dele urgentemente para estudar.

Inicialmente, estava tentando utilizar o ACtion A1200 da Intelbras com chipset Realtek RTL8812AU com o Zorin OS. Testei todos os tutoriais que encontrei na minha frente e absolutamente nenhum deles funcionou.

O problema começou dessa forma: primeiro, ao plugar o adaptador, o sistema não o reconhecia, sem aparecer sequer o ícone de wifi ou as redes próximas como normalmente acontece.

Depois de alguns tutoriais seguidos, o ícone passou a aparecer, porém nenhuma rede local era encontrada e ele ficava carregando infinitamente.

Por algum momento, as redes próximas apareceram, porém ao tentar me conectar a uma dela o sistema voltava ao carregamento infinito e nunca chegava a realmente se conectar.

Configuração aqui, configuração ali… o ícone de wifi ficou piscando incessantemente no computador, como se reconhece e não reconhecesse o adaptador.

Formatei o ZorinOS e agora estou com ele aqui totalmente “virgem” para tentar novamente pois realmente não quero voltar a usar Windows.

Peguei o adaptador wifi de um colega desses bem baratinho da internet, Realtek Semicondutor Corp. 802.11ac NIC. imediatamente após plugar ele o mesmo foi reconhecido e as redes próximas também.

Ao tentar me conectar com uma rede, um pop up de falha apareceu “Activation of network connection failed”. Tentei novamente, reiniciei o computador e agora estou presa novamente naquele mesmo carregamento infinito.

ATUALIZAÇÃO: O adaptador foi reconhecido e consegui conectar em uma rede! simplesmente se passaram alguns bons minutos e ele passou a funcionar. Porém, de minutos em minutos, o erro mencionado no parágrafo acima aparece. Gostaria de ter uma ideia do que pode ser

1 curtida

lspci -v

ip addr

Qual a saída dos comandos?

1 curtida

Boa noite.
Não era necessário formatar sua distro, o linux não é como o windows que qualquer defeitozinho formata resolve.
Pelo que pesquisei sobre esse adaptador ele requer algumas configurações e tem alguns usuários relatando o mesmo problema que o seu no site reclame aqui.
Eu achei esse tutorial que espero que resolva seu problema que para os outros usuários resolveu.

Caso não solucione seu problema, tente testar os adaptadores da TP-Link, esse sim, plugou funcionou.

1 curtida

existe driver para reconhecer seu wifi usb. veja aqui

siga esse tutorial, que usa o pacote acima. caso não resolva, experimente com outra distro baseada no ubuntu, rodando num pendrive sem instalar, ou manjaro ou big linux para ver se é reconhecido.

2 curtidas

Entendo. Já segui exatamente este tutorial e infelizmente não tive sucesso. Foi a partir dele que o “pisca pisca” incessante começou… mas bem, conforme minha atualização, peguei emprestado outro adaptador e este passou a funcionar normalmente, porém de tempos em tempos uma mensagem de falha na conexão aparece… acho que consigo conviver com isso :confused:

1 curtida

já havia visto este tutorial! infelizmente não tive sucesso. Ainda no Zorin, consegui testar outro adaptador e está funcionando normalmente, tirando a mensagem de erro que aparece de tempos em tempos.

mas agradeço muito a atenção!

1 curtida

Parece que o pacote firmware-realtek tem suporte para o seu drive.

Instale e veja se funciona.

Editado: acho que não tem suporte.

Tem que i stalar pelo git

1 curtida