Problemas com a placa de vídeo no Pop!_OS 22.04

Recentemente instalei o Pop!_Os na minha maquina que tem uma Radeon R9 270x como placa de vídeo. O problema é que desde a instalação tenho notado alguns bugs gráficos estranhos, que não me atrapalham muito na usabilidade do sistema mas que me deixam com um pé atrás por medo de ter algo errado. Eu não sei descrever exatamente como os bugs são, mas acontecem quando eu abro alguns aplicativos específicos, como o Zoom. E quando eu desligo o sistema, frequentemente pisca na tela a imagem de uma aplicação aberta, como um jogo por exemplo.
Na aba “Sobre o Sistema” é dito que minha placa gráfica é uma AMD Pitcairn, o que para mim é estranho.
Dito isso, será que alguém pode me ajudar?

Segue as configurações mais completas do meu PC:

System:
  Kernel: 5.17.5-76051705-generic x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 42.0
    Distro: Pop!_OS 22.04 LTS
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR v: Rev X.0x
    serial: <superuser required> BIOS: American Megatrends v: 2409
    date: 12/02/2020
CPU:
  Info: 6-core model: AMD Ryzen 5 3600 bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 3 MiB
  Speed (MHz): avg: 2378 min/max: 2200/4208 cores: 1: 2195 2: 2195 3: 2195
    4: 2056 5: 2002 6: 3598 7: 2194 8: 2195 9: 2196 10: 2068 11: 2053 12: 3590
Graphics:
  Device-1: AMD Curacao XT / Trinidad [Radeon R7 370 R9 270X/370X]
    driver: radeon v: kernel
  Device-2: Logitech Logitech Webcam C925e type: USB
    driver: snd-usb-audio,uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.3 driver: X: loaded: ati,radeon
    unloaded: fbdev,modesetting,vesa gpu: radeon resolution: 1: 1440x900~60Hz
    2: 1360x768~60Hz
  OpenGL:
    renderer: AMD PITCAIRN (LLVM 13.0.1 DRM 2.50 5.17.5-76051705-generic)
    v: 4.5 Mesa 22.0.1
Audio:
  Device-1: AMD Oland/Hainan/Cape Verde/Pitcairn HDMI Audio [Radeon HD 7000
  Series]
    driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD Starship/Matisse HD Audio driver: snd_hda_intel
  Device-3: Kingston HyperX 7.1 Audio type: USB
    driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
  Device-4: Logitech Logitech Webcam C925e type: USB
    driver: snd-usb-audio,uvcvideo
  Sound Server-1: ALSA v: k5.17.5-76051705-generic running: yes
  Sound Server-2: PipeWire v: 0.3.51 running: yes
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
  IF: enp7s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 1.27 TiB used: 170.36 GiB (13.1%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WDS240G2G0A-00JH30
    size: 223.57 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Toshiba model: DT01ACA100 size: 931.51 GiB
  ID-3: /dev/sdc vendor: Samsung model: HD161GJ size: 149.05 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 54.27 GiB used: 12.6 GiB (23.2%) fs: ext4 dev: /dev/sda6
  ID-2: /boot size: 495.1 MiB used: 262.2 MiB (53.0%) fs: ext4
    dev: /dev/sda5
  ID-3: /home size: 456.63 GiB used: 157.51 GiB (34.5%) fs: ext4
    dev: /dev/sdb2
Swap:
  ID-1: swap-1 type: partition size: 4.04 GiB used: 0 KiB (0.0%)
    dev: /dev/dm-0
Sensors:
  System Temperatures: cpu: N/A mobo: N/A gpu: radeon temp: 43.0 C
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 335 Uptime: 14m Memory: 15.6 GiB used: 3.81 GiB (24.4%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.13
1 curtida

A primeiro momento parece ser problemas de drivers…
Poderia mostrar um video desses bugs acontecendo? (de preferencia uma gravação externa da tela, com um celular por exemplo)

Já suspeitei que o problema seja drivers… Só não sei ainda como resolver.
Gravei dois vídeos rápidos para mostrar meu problema.

Primeiro vídeo: Bug de vídeo no pop os 01 - YouTube
Nesse primeiro vídeo você pode ver que o Zoom ‘buga’ tanto na hora de abrir como na hora de fechar.

Segundo vídeo: bug de vídeo no pop os 02 - YouTube
E nesse, quando eu desligo o computador aparece na tela uma imagem de um jogo. Importante destacar que eu já tinha desligado o jogo fazia bastante tempo.

Hmm… Pensei que era algo diferente.
Oque você esta esperenciando é completamente normal, no primeiro exemplo quando uma aplicação abra talvez demore um pouco para carregar, causando com que aconteça esse tipo de coisa (isso ocorre principalmente com aplicações pesadas para a cpu/gpu). Também é legal comentar que isso raramente ocorre no windows porque os drivers de video são mais “refinados” e tem mais integração com o sistema, e como isso não atrapalha a vida de ninguem chuto que foi o porque de não ter sido concertado ainda.
Agora sobre o segundo video eu não fasso a minima ideia do porque ocorre, porém como ocorreu comigo em todos os meus computadores e com todas as distros que testei tenho certeza de que é algo normal. Provavelmente chutaria que tem a ver com ele fechar as aplicações antes de tira-las de seu campo de visão, e como novamente isso não machuca ninguem ainda não foi “concertado”.

1 curtida

Entendi. Obrigado pela explicação!
Sou novo no mundo Linux e esse é meu primeiro dual boot. Quando vi os “bugs” fiquei com receio dos drivers não estarem certos pois minha placa de vídeo já antiga. Mas agora que sei que é algo normal, estou bem mais tranquilo :slight_smile:
Novamente obrigado pela atenção.

Aproveitando que você disse que é novo ao mundo linux, gostaria de dar algumas dicas.
1- Tente se distanciar ao maximo do windows, apenas bootando nele se for extremamente nescesario, como por exemplo para usar um aplicação especifica. Isso ajuda bastante na experiencia de aprendizado.
2- Deslogue de todas as suas de redes sociais e etc no windows, para te “obrigar” a bootar no linux para fazer coisas relacionadas ao lazer. Isso ajuda você a não ficar no windows desnecesariamente, oque ajuda na familiarização com o sistema.
3- Veja a playlist do curso em video sobre linux (a unica coisa que não concordo nela é usar o LMDE, já que se pode aplicar tudo ao pop), pode parecer assustador no inicio ter que assistir 14 videos de 30 minutos para pegar o basico, porém ao final da serie você vai ter uma boa base em como usar linux em geral. Foi assim que eu começei : )
4- Tente evitar ao maximo distro hopping, acredite em mim, você vai voltar para o pop os depois de uma semana com outro sistema. Não recomendaria utilizar nenhuma distro baseada no arch, mesmo eu usando o arch como distro principal não recomendaria a iniciantes. Caso queira mudar de distro use ela por um tempo em uma vm com o gnome boxes, e se quiser apenas o visual dela pesquise como fazer isso no youtube e você provavelmente ira achar um bom tutorial. (caso queira ainda mais performaçe em vms a custo de umas boas horas use o virt-manager, aqui esta um bom video no assunto: Ditch Virtualbox, Get QEMU/Virt Manager - YouTube)

Nossa. Muito obrigado!

A primeira e segunda dica eu meio que já faço, só uso Windows no trabalho. Mas a terceira e quarta vão me ser muito úteis. Vou dar uma olhada na playlist do curso em vídeo, na verdade, já deveria ter começado.
A quarta dica veio em boa hora, pois já estava pensando em mudar de distro, inclusive testei hoje o Fedora em uma Maquina Virtual.

E sim, vou ficar longe do Arch por um booommm tempo :slight_smile:

Fato curioso: Descobri as distros Linux por causa do curso de Python do Curso em Vídeo. Por causa do algoritmo, o Youtube me recomendou um vídeo falando de sistemas operacionais para programar, e as Distros Linux estavam lá :slight_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.