Problemas com a memória Ram

Então, meu pc tem 4 ram de memória e o SSD de 256GB. Instalei uma vm, mas quando eu abro ele fica muito lento e o disco (D) está ocupando 3.76 da memória RAM, uma dual boot seria o ideal ou ficar apenas com um OS na máquina?

Qual SO principal?, esta usando Virtual Box ou outro solução?
me parece que vc esta alocando muita memoria RAM par VM isso deixa seu PC lento.

O Windows é o meu OS principal, uso o Lubuntu dentro da vm.

Como fica o consumo de RAM quando está lento?

Quase 100% , fica 94… 96%

Veja quanto de memória RAM você está alocando pra máquina virtual.

Como você tem apenas 4 GB, sugiro alocar somente 1 GB na VM, para que ela não possa interferir no funcionamento da sua máquina, já que o Windows precisar de pelo menos 2 GB para rodar satisfatoriamente e os 1 GB restantes ficaram para as aplicações com a própria VM.

Aaah entendi Harold, obrigada!

Acho que o Windows usa o HD pra ajudar a memória RAM quando ela começa a ficar lotada, semelhante ao funcionamento da swap no Linux. Nesse caso a lentidão poderia ser por causa do acesso ao HD, que é mais lento.

Nessa situação eu sugiro colocar mais RAM.
Vai te dar uma folga pra poder abrir mais aplicações ao mesmo tempo sem problemas de desempenho.

Com 4G de RAM não tem milagre… O Windows sozinho já vai abocanhar pelo menos 2G. Se for usar uma VM, coloque no máximo 2G pra ela.

Mas aí só de iniciar uma distribuição linux já vai abocanhar 1G de RAM.

Ou seja, se vc usar o Windows, terá 2G de RAM pra poder usar seus programas. Se usar uma VM com linux vai ter apenas 1G pra rodar os programas.

O ideal, já puxando a sardinha pro lado do linux, é que vc instalar o linux em dual boot. Quando iniciar pelo linux, terá 3G de RAM pra usar com os seus programas.

1 Curtida

Então Francehelder, tinha pensado em fazer o dual boot… pensei que o upgrade de RAM seria mais pra frente, mas me enganei. Obrigada pela sugestão.

Não sabia que o Windows já pegava uns 2G p ele… acho que a melhor opção mesmo é o dual boot. Eu não conhecia o Linux e me adaptei super bem! Obrigada pela ajuda Deleterium.

Independe de resolver fazer dualboot ou não, colocar mais RAM é uma ideia.
Hoje 4 GB já é considerado muito básico, então se puder recomendo pôr mais RAM.

Entendi, mas e se eu ficar só com o OS sem a VM, melhor?

Sim.
Mas você não precisa usar máquinas virtuais?

Não necessariamente.

Não tem 4GB de RAM o vitualbox detecto 16384MB de RAM coloca 8GB para a maquina virtual.

1 Curtida

entendi, obg pela dica Aguamole.