Problemas com a Instalação/Uso do Debian 10

Prezados,

Mesmo ja usando o debian, ainda sou iniciante, por isso, usei esse tópico.

Atualmente, em meu notebook, faço uso do Debian 10, e nunca tive problemas na sua instalação e uso (Já instalei duas vezes) para trabalho. Porém, recentemente, adquiri um desktop, tanto para uso pessoal, como pra trabalho. Sua configuração e relativamente recente (Informarei ao fim do post).
Tentei realizar a instalação do Debian 10 nessa máquina, contudo, não obtive “sucesso”.

Uso as aspas pois o fluxo de instalação é concluído sem maiores problemas, porém, na inicialização, ele parava no caminho. Ele disponibilizava o cmd pra digitar algum comando, mas todos que consultei na internet para tentar inicializar a GUI davam algum problema. Um Exemplo, era o startx. Sempre que executava, uma das causas raizes, era algo relacionado ao Xorg. Após muita consulta em fóruns e tudo mais desisti, fomatei, e usei o Debian Live. Tentei por ele, pois em alguns poucos fóruns, notava que poderia ser algo pertinente a algum driver (Talvez de video).

Quando tentei pelo Debian Live, obtive um pouco mais de sucesso. A GUI apareceu, e a instalação foi feita, porém, mais uma vez, sempre que inicio, preciso usar o startx. E pra contabilizar mais um ‘problema’, programas como Dolphin ou o Kate, não rodam.

Desde já peço desculpas pelo rodei. Tentei inserir alguns informações que poderiam ser pertinente, pois não sei o que poderia ser. Realmente há algum problema com o Hardware? Deveria mais uma vez tentar uma nova instalação, ou até mesmo, mudar de distro?

Configuração:
Ryzen 5 3600G (Sem placa de vídeo)

1 curtida

Tentou com uma ISO non-free do Debian? Só pra ter certeza que não é falta de algum driver proprietário :thinking: :v:

Link com torrents de ISOs non-free do Debian 10:

https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.5.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/

1 curtida