Problemas com a Instalação/Uso do Debian 10

Prezados,

Mesmo ja usando o debian, ainda sou iniciante, por isso, usei esse tópico.

Atualmente, em meu notebook, faço uso do Debian 10, e nunca tive problemas na sua instalação e uso (Já instalei duas vezes) para trabalho. Porém, recentemente, adquiri um desktop, tanto para uso pessoal, como pra trabalho. Sua configuração e relativamente recente (Informarei ao fim do post).
Tentei realizar a instalação do Debian 10 nessa máquina, contudo, não obtive “sucesso”.

Uso as aspas pois o fluxo de instalação é concluído sem maiores problemas, porém, na inicialização, ele parava no caminho. Ele disponibilizava o cmd pra digitar algum comando, mas todos que consultei na internet para tentar inicializar a GUI davam algum problema. Um Exemplo, era o startx. Sempre que executava, uma das causas raizes, era algo relacionado ao Xorg. Após muita consulta em fóruns e tudo mais desisti, fomatei, e usei o Debian Live. Tentei por ele, pois em alguns poucos fóruns, notava que poderia ser algo pertinente a algum driver (Talvez de video).

Quando tentei pelo Debian Live, obtive um pouco mais de sucesso. A GUI apareceu, e a instalação foi feita, porém, mais uma vez, sempre que inicio, preciso usar o startx. E pra contabilizar mais um ‘problema’, programas como Dolphin ou o Kate, não rodam.

Desde já peço desculpas pelo rodei. Tentei inserir alguns informações que poderiam ser pertinente, pois não sei o que poderia ser. Realmente há algum problema com o Hardware? Deveria mais uma vez tentar uma nova instalação, ou até mesmo, mudar de distro?

Configuração:
Ryzen 5 3600G (Sem placa de vídeo)

1 curtida

Tentou com uma ISO non-free do Debian? Só pra ter certeza que não é falta de algum driver proprietário :thinking: :v:

Link com torrents de ISOs non-free do Debian 10:

https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.5.0-live+nonfree/amd64/bt-hybrid/

1 curtida

Obrigado pela atenção cara… Mas acho q ja tentei. Não tenho certeza, pois baixei umas 3 opções diferentes dessa distro.

Mas por coincidência, achei alguns dos link’s q tentei no histórico.

Por aqui.

E aqui também

E por fim o Debian Live.

1 curtida

De nada, estamos aqui pra tentar ajudar :v:

Na instalação ele mencionava algo sobre inserir CD com firmware non-free ou não? :thinking:

Tentou com outra distro linux?

Não para as duas cara.

No meu trabalho, os caras utilizam essa distro. Li brevemente que Ubuntu é similar, mas possui algumas instabilidades. Por receio de problemas lá na frente, e por saber ainda muito pouco desse mundo, optei por tentar com ela.

1 curtida

Vish, aí já não faço ideia do que possa ser :confused:

Por curiosidade, tentei instalar com o link q vc me passou.

O estranho, é que a imagem está toda deformada, depois que seleciono a instalação gráfica. Não consigo ler nada.
Fico realmente pensando se é algum problema com o video integrado da CPU, pois li breve menções sobre esse ser um dos problemas.
O que me leva a uma outra pergunta. Como ter certeza que meus driver’s estão OK
Existe algum passo a passo ou pacote adicional para se usar?

Ubuntu é um Debian, só que um pouco mais configurado e pronto para uso pós instalação.

Se você está tendo problemas para carregar a interface gráfica do Debian, acredito que experimentar uma instalação Ubuntu 20.04 seja um teste válido.

Se Ubuntu entrar redondo, já fica nele.

Debian tem fama de “mais estável”, mas isto não significa que Ubuntu seja instável. Ambos são estáveis e podem ser usados tranquilamente.

Essa vai ser minha ultima saída.
Tentei aqui mexer, mas piorou a situação. Como tinha dito, pelo Debian Live tinha dado certo, porém eu precisava usar o startx pra GUI rodar. Agora, nem isso vai.
Vou tentar isso e em breve retorno.
Obrigado pelo suporte.

1 curtida

Meu caro… Deu certo. Inicialmente está tudo rodando. Mas o que poderia estar de errado com essa outra distro?
Tem alguma coisa que eu poderia tentar verificar?
E desde já agradeço a ajuda…

Não faço ideia rs

Ubuntu preza por simplicidade, ele possui uma maior árvore de dependências para melhor compatibilidade, já vem “um pouco mais configurado” para o usuário final.

Debian é uma distribuição mais purista, ele deveria funcionar tranquilamente pós instalação, mas por algum motivo bem específico em seu hardware você teve dificuldades com ele…

Se o Ubuntu funcionou, fique com ele, é estável e irá lhe atender muito bem, pois é a distribuição mais popular do mundo, suporte é o que não irá lhe faltar.

Com o tempo você vai adquirindo conhecimento e experiência, quando estiver familiarizado e seguro com o Linux, num futuro você poderá tentar instalar o Debian em seu notebook.

Não se esqueça de marcar o comentário que lhe serviu como solução, pois futuros membros que entrarem em seu tópico já verão qual foi a medida tomada.

Bro, se ainda quer usar o Debian e tá com problema, indico o grupo do telegram do Curso GNU/Linux Professor Kretcheu; se não conseguir resolver por meio de chat, ele te ajuda de forma remota.

Na instalação em si não aparece nenhum firmware proprietário que precisa ser instalado?

Não apareceu nenhum não. Tentei vários comandos de atualização de firmware e pacotes possíveis. Tentei juntamente, alterar o source.list.
Formatei aquele HD uns 4-5 vezes. kkk
Como eu tinha escrito, deu certo com o Ubuntu. Vou instalar os programas que uso pra trabalhar e verei como fica. Se de tudo eu tiver outros problemas com essa distro, buscarei ajuda. Incluido esse Professor Kretcheu que vc mencionou.

1 curtida