Problemas com a escolha e uso do Linux

Configuração do Notebook
Notebook: Lenovo Ideapad 320
Processador: i3 6006U
RAM: 8GB
Armazenamento: SSD 128GB + HD 500GB

1° - Pretendo usar o Elementary OS (Pois quero fugir ao máximo da aparência do Windows, mas aceito dica de distros leves/medianas e com aparência distinta do Windows)
2° - Problemas enfrentados: Áudio pelo HDMI não funciona, Microfone Interno do Notebook não funciona, Áudio baixo, Problema em compartilhar tela com projetores, rolagem pelo touchpad não funciona, bluetooth demorando muito e as vezes nem acha dispositivos, wifi caindo, mesmo estando próximo do roteador por exemplo) (Esses problemas ocorre em todas as distros que já testei, além do mas, o teclado nativo do Notebook não está mais funcional atualmente, então as teclas de atalho do FN estão indisponíveis)
3° - Estou decidido a largar o Windows, mas preciso que essas funcionalidades estejam funcionais.
4° - Indicação de algum fórum ou site que ensine a fazer todas as configurações necessárias no Elementary OS 6.1 seria de grande ajuda.

Você chegou a instalar a distro ou só usou em modo live? Usou qual programa para a criação do pendrive de boot? A bios de seu notebook está atualizada?

Pop!_OS 20.04, vem com o Gnome 3.36 e usa a base focal fossa. Tem o Manjaro (Minimal) Gnome, ArchCraft também é daora por usar WM e vir com o Chaotic AUR. Tem o Fedora também, que é uma distro com bastante documentação boa (Fedora Maganize é meu third party favorito para estudar sobre a distro). São algumas que me veem a cabeça, mas existem N outras.

Para um usuário básico, apenas recomendo que atualize o sistema assim que terminar de instalar e instale as fontes da MS, caso for usar uma suite office localmente, assim como os codecs de áudio e vídeo extras:

1- sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y && flatpak uninstall --unused -y

2- sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras

2.1 - E atualize o cache das fontes após rodar o comando anterior: sudo fc-cache -f -v

1 curtida

1- Instalei a distro, usei o BalenaEtcher ou Rufus, BIOS atualizada.
2- Já usei o PosOS, mas sinto uma lentidão
3- Irei rodar os códigos

Obs: Mas na questão dos problemas encontrados, alguma dica do que pode ser?

Olá, posso sugerir o Manjaro?
O pamac tem tudo (instale o pacote libpamac-snap-plugin e libpamac-flatpak-plugin), depois, reinicie a máquina e habilite AUR, Snap e Flatpak. Vc terá um loja muito completa de software. Se vc for experiente, pode até habilitar outros repositórios como archlinuxcn, chaotic-aur e manjariando, pois possuim vários softwares já empacotados do Aur (google-chrome está lá, só clicar, instalar, e instala muito mais rápido que no próprio Windows, caso esteja com essas repos habilitadas), economizando muito tempo, pois o Pamac/pacman, é o gerenciador de pacotes mais rápido q já vi. O apt é bom, mas é uma tartaruga perto do pacman, o Aur conta com quase 80000 pacotes, enquanto q debians da vida tem q ficar caçando ppas ou outras repos… Com essas 3 repos adicionais q falei, nunca tive problemas, mas calma, os pacotes não deixaram de estar no Aur caso queira.
Tem vários “sabores” para essa distro, recomendo Cinnamon, Kde e Gnome.
Algumas coisas como no vídeo do Diolinux sobre o Manjaro Settings Manager, na parte de drivers, realmente pode parecer confusas, no mais, tente manter o Kernel atualizado (se tiver Nvidia, ele já baixa a última versão do driver junto, se instalar ele botando o pendrive com drivers proprietários). Se quiser um Kernel estável, ele tá lá tbm.
O sistema é muito estável, pois usa base Arch e revisionada (os pacotes são testados e retestados, n que o Arch seja instável, longe disso), mas o Manjaro “puxa” da repo do Arch, q vai para o unstable, q vai para o testing e vai para o stable, garantindo que o pacote esteja em perfeitas condições de uso. Calma, n demora muito tempo para aquele pacote tão atualizado q vc anseia n esteja no canal stable (se fosse Debian, vixeeee, e se fosse Ubuntu, só na próxima versão).
Tem vários emuladores no Pamac se gosta de games, até o Ryujinx vc encontra lá, outras distros nem tem…
Tem um ótimo fórum (inglês, mas tem sessão em Pt-br), e tbm tem aqui e a gente te ajuda no que puder… Recomendo!

@Rodrigo_Chile a versão normal, vulgo sem ser a minimal) já não traz integração com snap e flatpak?

1 curtida

Depende do pacote e, se for DE, sim, mas programas certos como o VSCode, saem na mesma hora, até mais vantajoso que usar a versão OSS do repositório oficial do Manjaro, pois ela é limitada com certas extensões. Fora que em Ubuntu based, assim como qualquer outra distro, o usuário pode optar por snaps e flatpaks, os quais saem mais rápido do que um port para .deb… Em fim, como o @KairanD já falou inúmeras vezes “Ser RR não significar ser instável e ser LTS (ou fixed release) não significar ter pacotes defasados”

2 curtidas

Eu sempre instalo a mininal, nunca instalei o full e nunca reparei, mas tá ai os pacotes para ter suporte a Snap e Flatpak.

1 curtida

Sim, basta habilitá-las nas preferências do Pamac. E sobre o que se disse a respeito do Chaotic-AUR, eu não recomendaria seu uso no Manjaro, a não ser se habilitado o ramo unstable. Como os pacotes são compilados seguindo o fluxo de atualizações do Arch, podem haver conflito nas bibliotecas. Ou seja, use por sua conta e risco. Já os pacotes do repo Manjariando segue rigorosamente o fluxo de atualizações do Manjaro, incluindo o caminho entre os ramos unstable, testing e stable. Quanto ao ArchlinuxCN, assim como outros, desconheço, pois não os uso (uso o Chaotic no Reborn, baseado diretamente no Arch), mas poder causar os mesmos problemas se forem semelhantes ao Chaotic.

E sim, não podia perder a piada, Eu uso Manjaro e Reborn (Arch) BTW!
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Então, depender sempre de flatpaks e snaps fica osso, o carregamento dos programas é mais lento na primeira vez (e quando reinicia o pc tbm), e o uso de espaço em disco aumenta com esses pacotes. O pacman é uma maravilha pq ele instala as coisas quase q instantaneamente…
Me perdoe minha posição, é que eu n gosto de Debian, e acho distros baseadas em Ubuntu uma perca de tempo, pra mim. Já usei muito, mas o Ubuntu em si me decepcionou ao longo dos anos, com promessas cá e lá…

Também indico o Manjaro e, aliás, não indico o ambiente do Elementary (Pantheon) pois, apesar de ser um projeto notável, me parece bugado e/ou inchado, não me agrada. Dito, seria bom um ambiente personalizável como XFCE ou, como seu hardware é bom, pode rodar muito bem inclusive o KDE Plasma.

Dá uma olhada no canal Linux Scoop, que ensina como fazer várias personalizações nesses e outros desktops.

Quanto as seus problemas, já testou e teve problemas também no Manjaro?

1 curtida

Nunca testei Manjaro, apenas distros baseadas no Ubuntu.

Bom, talvez seja o momento de expandir as opções. Sendo baseado no Arch, o Manjaro tem os pacotes mais atualizados, ao mesmo tempo entregando ferramentas que facilitam a experiência de usuários menos experientes. Instale e veja como se comporta no seu hardware!

1 curtida