Problemas ao tentar utilizar um dispositivo Android como um segundo monitor no Linux

Bom dia a todos.

Eu estou tentando, sem sucesso, utilizar meu smartphone como um segundo monitor para o notebook. Vocês sabem, dinheiro está escasso e a gente precisa se virar com o que temos.

Naveguei por fóruns, busquei muitos tutoriais e não tive sucesso. A única pista que consegui foi que seria preciso criar um novo perfil de saída e transmiti-lo via VNC. No YouTube encontrei um vídeo em que há um aplicativo que cria uma GUI com essa finalidade:

Eu instalei esse aplicativo VirtScreen a partir do AUR, e ele funciona, a princípio. O porém é que a imagem simplesmente não presta. É isso. Eis o print da tela do meu smartphone:

Agora, o print a partir do meu notebook:

Como vocês podem ver, o VirtScreen consegue criar a segunda tela e consegue compartilhá-la através do VNC. Mas a imagem fica desse jeito.

Não sei o que está ocasionando isso, mas posso dar algumas pistas para quem quiser me ajudar a resolver esse mistério.

A primeira é que o VirtScreen não consegue criar a saída VIRTUAL1. Ele usa a saída HDMI-1, e diz que isso pode causar instabilidade:

O rapaz que gravou o vídeo relatou que teve problemas com a placa integrada dele, e deixou um link mostrando como resolver o problema. O link é este:

O que se diz é que eu preciso criar um arquivo chamado 20-intel.conf na pasta /root/etc/X11/xorg.conf.d. A esse arquivo eu deveria adicionar o que segue:

Section "Device"
    Identifier  "Intel Graphics"
    Driver      "intel"
    Option      "DRI"    "3"
EndSection

Depois reiniciar o notebook e o problema estaria resolvido.

Só que quando eu crio esse arquivo, o GDM simplesmente não inicia. Fica com uma tela preta e eu nãõ consigo logar. Para voltar a usar o notebook, eu preciso abrir o terminal (Alt + F2), fazer login e excluir o arquivo 20-intel.conf pela linha de comando, depois reiniciar o GDM com sudo systemctl restart gdm.service.

Obviamente, depois que eu consigo voltar a usar o sistema normalmente, o problema persiste.

Existe outro usuário lá que deu outra solução. No método dele, o arquivo 20-intel.conf é criado na pasta /usr/share/X11/xorg.conf.d, e contém o seguinte:

Section "Device"
   Identifier  "Intel Graphics"
   Driver      "intel"
   Option      "AccelMethod"  "sna"
   Option      "DRI"   "3"
EndSection

A única diferença que eu percebi entre os dois é a inclusão da linha ‘Option “AccelMethod” “sna”’. Mas independente do que se faça, este segundo método resulta no mesmo problema causado pelo primeiro, isto é, impede o GDM de iniciar.

Tentei outras opções, mas nenhuma delas funciona. Outra alternativa é esse script mostrado no vídeo:

Ele consegue criar uma segunda tela, mas no meu smartphone tudo o que eu vejo é um espelhamento da tela do notebook. E esse espelhamento ainda fica cheio de artefatos e de áreas escuras:

E então, o que me dizem?