Problemas ao formatar para Windows

Eu tenho um Samsung Book 4, que veio de fabrica com um Windows 11, porém infelizmente adquiri um vírus recentemente e tentei formatar mas não tinha dado certo, então daí pensei para colocar o Linux Mint já que já tinha um pendrive com essa ISO, assim que instalei, verifiquei que não estava achando a opção nele de conectar ao Wi-fi(ou rede wireless), então peguei um cabo ethernet para baixar a distro do Windows novamente, pois a distro anterior poderia ter sido corrompida. Por meio de um pendrive Ventoy coloquei a distro do Windows e ao tentar voltar me deparei com a seguinte tela(utilizei w opção Boot in normal mode do Ventoy):

Pela opção Boot em wimbot do Ventoy ele aparece a tela de instalação porém ao ir para a instalação aparece a seguinte tela:

Faz o seguinte… Cria o pendrive de boot Windows pelo Mint mesmo com o seguinte script do amigo @sparrowGitHub - Broly1/Windusb: Bash script to create Windows usb installers on Linux.
Pois esse problema que você está efrentando parece ser devido a criação de mídia do Windows ter quebrado no meio do caminho
Apenas certifique-se de que na BIOS o Secure Boot e o TPM estejam ativos

Eu ia dizer p ele dar outra chance ao linux e instalar o edevourOS pq no arch o wifi ta funcionando nesse laptop
https://wiki.archlinux.org/title/Laptop/Samsung

mas se o gol e voltar p o windows pode usar de boa o script.

Eu não acho que seja esse o problema pois já havia tentado também com o Woe USB, mas não havia funcionado, baixei várias vezes a ISO e já tentei até tentar ir pro W10 para depois atualizar pro 11.

Infelizmente só instalei o Mint por emergência mesmo, já utilizei Linux no passado, foram boas experiências mas ainda assim prefiro o Windows

O WoeUSB é meio problemático, mesmo com a versão NG. Recomendei ao script do amigo pois foi o único que resolveu minhas dores de cabeã ao criar pendrive Windows. Nem o Ventoy em si conseguia as vezes

Hmmmm ok vou testar e logo retorno

Oiii, tudo bem, eu usei o script mas não aparece o meu pendrive na BIOS, você tem alguma orientação?

Ummm, você esperou o script terminar completamente, certo? Não forçou o desligamento do laptop, porque se o pendrive for 2.0, ele pode demorar muito para fazer o sync. Pode parecer que até congelou, mas não está congelado. Se você reiniciar o laptop antes de terminar o sync, ele pode parecer congelado na reinicialização, mas na verdade está aguardando o sync do pendrive. Por isso, forçar o desligamento pode corromper o processo. É importante esperar até a mensagem de “Installation finished” aparecer.

Tinha aparecido o installation finished mas vou refazer o script, qualquer coisa retorno.

Se a mensagem apareceu, não precisa refazer o processo.
Aí pode ser algo no laptop; talvez você precise resetar a BIOS para os padrões de fábrica ou procurar nas opções avançada.
Também poste o modelo completo do laptop para que eu possa procurar no site de suporte deles.
tb teste em outras portas usb

Troquei para a outra porta USB disponível, vou tentar refazer o processo com outro pendrive
O dispositivo é o:
Galaxy Book4 NP750XGJ-KG2BR

Refiz o processo com um pendrive diferente e dessa vez notei que aparece uma mensagem de erro:
ERRORS: Headers Error
A instalação da windows do ISO continua acontecendo mas em cima da porcentagem de progresso está essa mensagem.

Isso e um erro do 7zip nao sei pq esta acontecendo aqui no meu nao aparece
vou investigar
Screenshot_20240713_143548

O 7-Zip lançou uma nova versão e o script estava baixando uma versão mais antiga. Já subi a atualização para o GitHub, então, se você rodar novamente o comando, vai baixar a versão mais recente.
curl -o windusb.sh https://raw.githubusercontent.com/Broly1/Windusb/master/windusb.sh && chmod +x windusb.sh && ./windusb.sh

1 curtida

Tente esta opção do Windows.

Como Criar Pen Drive Bootavel com Windows No Linux (youtube.com)

as vezes o hdd ssd não aparece ai por causa das partições o certo e exclui todas as partições do hss ssd pra pra volta pro windows pq no linux e ext4 e no windows e ntfs o windows não reconhece

O script faz exatamente isso: remove todas as partições, cria uma NTFS e extrai a ISO para o pendrive com menos cliques. :slight_smile: Mas é a mesma coisa. Dependendo da distro, a opção NTFS pode não aparecer, e nesse caso é necessário instalar o ntfs-3g. O script instala isso automaticamente se estiver faltando.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.