Problemas ao criar um Pendrive Bootavel do Manjaro KDE

Estou tentando criar um usb inicializável de Manjaro KDE para fazer uma inicialização dupla com meu windows, mas não estou tendo sorte.

Sempre que tento, ele particiona o stick USB e quando abro a pasta, ele só tem uma pasta ‘efi’ dentro, e nada mais. No gerenciamento de discos e partições de janelas, você pode ver que ele foi particionado. Eu tentei com uma iso Manjaro KDE e uma iso Manjaro Architect e nenhuma funcionou.

Não é problema no pendrive, pois outras iso’s de outras distros funcionam normalmente, tentei instalar a iso do ubuntuDDE e do ZorinOS, e funcionaram normalmente, mas as do Manjaro não funcionam. Até tentei com outro pendrive que tinha aqui e estou com o mesmo problema. Não sei o que pode ser.

Testei fazer a instalação no Balena Etcher e no Rufus, e os dois deram a mesma coisa, no final o pendrive se chama ‘MISO-EFI’ e só com essa pasta ‘efi’ dentro. O Rufus nem me deixa selecionar se MBR ou GPT, ou mesmo mudar o nome da unidade usb, como costuma fazer em outros ISO’S, no Manjaro essas opções ficam travadas para mudanças. E quando eu reinicio o pc ou ele não reconhece o pendrive, ou quando tento iniciar no usb, ele vai para uma tela preta infinita, que só pressionando Ctrl + Alt + Del para reiniciar o pc.

Se alguém souber como posso resolver isso. Eu adoraria voltar a Manjaro, mas sem ser capaz de criar um pendrive flash, fica um pouco complicado.

Duas opções: tenta com o Ventoy, ele tem opção pra Windows
E verifica essa ISO, tá com cara de problemas nela…

Vou verificar e se der certo, coloco como solução, mas acho estranho ser problema na iso, pois tentei duas isos diferentes do manjaro cara, e nenhuma delas foi. Bizarro.

1 Curtida

Internet instável pode estragar as ISOs (seria muito azar, mas acontece) - o ideal é baixar por torrent
E o Ventoy é tranquilo de usar, é só copiar a ISO no pendrive e correr pro abraço (em 99% dos casos, mas o Manjaro é um deles)

Na verdade eu baixei pelo torrent. Eu tentei de novo com o Vontey, e até funciona até certo ponto, ele fica bootavel, PC reconhece na hora de iniciar, mas a tela preta permanece. Não aparece nada depois que Clico na ISO na tela do Vontey. Tentei baixar de novo a mesma iso, e mesmo assim não foi. Agora estou baixando uma versão mais antiga para ver se talvez possa ser algum problema da versão atual, falta de compatibilidade ou sei lá, não faz muito sentido pra falar a verdade. Qualquer ISO funciona, menos as do Manjaro. Existe alguma possibilidade de ele não ser compatível com algum Hardware meu? A primeira vez q instalei ele, estava com outra placa mãe, processador etc, troquei praticamente tudo desde então.

1 Curtida

Ih, difícil responder… vale tentar um Arch facilitado?
Calam Arch Installer: Instalador gráfico para Arch Linux! Instale o Arch Linux puro! | SempreUPdate

Eu passei por um problema parecido.
Provavelmente você tentou usar a versão mais nova do RUFUS, realmente ele não deixa mudar algumas opções. Então eu baixei uma versão mais antiga (versão 3.4p) e pra mim funcionou fazendo da seguinte maneira.

ESQUEMA DE PARTIÇÃO: GPT

GRAVAR NO MODO IMAGEM DD
rufus2

1 Curtida

Uma questão que me veio aqui: tua máquina tem placa de vídeo NVidia?

Não, vídeo integrado da AMD.

1 Curtida

Vou fazer o teste aqui, pra ver se vai.

Vi que tu ta usando o Ubuntu em dual boot, então tenta esse comando nele.

1 Curtida

Saquei. Pq vc deve ter notado que ele te permite escolher se quer driver Nvidia, daí perguntei

1 Curtida

Queria avisar que resolvi. Nao foi com nenhuma das formas que postaram aqui, mas com uma versao anterior do manjaro e o vontey. Aparentemente nao sei se e apenas comigo, mas a versao atual esta ruim para criar um boot no pendrive. Enfim, fica como dica caso alguem tenha o mesmo problema… tente versoes anteriores.

Mas agradeco a todos por tentarem me ajudar e pelo tempo de voces.

1 Curtida

Ah, que bom! De qq forma, se os repos estiverem ok, ele se atualiza tranquilamente - claro que vai demorar mais, mais coisa a baixar. Mas fico feliz que deu tudo certo! Aproveite o sistema!!