Problema Video AMD e Linux Mint 19.2

Então eu entrei agora na Bios para verificar e tá com Hybrid e consegui deixar no primário video como “PCI-E” acho que posso ficar utilizando assim que no caso como não estou usando cano nenhum de video na placa mãe ele vai usar apenas a placa de video correto?

Mais fui tentar fazer o seguinte agora desabilitar a onboard e deixar apenas a placa de video e ai aconteceu algo diferente agora, a tela ficou preta durante um tempo resolvi esperar e ai foi pra tela de carregamento do linux mint, até achei que ia dar certo dessa vez… só que aconteceu o seguinte foi para uma tela preta com as seguintes mensagens na imagem do mesmo link anterior.

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1JDCfNzA-xjMTmsgU6FUMAPJB8ecuHU7J

da uma olhada vê o que você acha que pode ser.

Opa,
então na verdade não é VGA seria pra utilizar apenas a placa de video pelo displayport esse é o problema.

Eu cheguei desativar a VGA (onboard) pela bios como segue na imagem no link e o problema continua. agora ta dando um problema diferente lá que coloquei mais uma imagem para visualização, da uma olhada.

Se nada der certo vou tentar depois… é porque na minha linha de raciocínio não seria isso é algum detalhe que ta faltando. agora está funcionando deixando no modo hybrid como mostra na imagem no link

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1JDCfNzA-xjMTmsgU6FUMAPJB8ecuHU7J

mais eu ainda acho que deveria funcionar sem ser pelo modo hybrid, deixando apenas a placa de video mesmo.

Isso geralmente ocorre quando o grub carrega o kernel, mas o kernel se perde no hardware (tipo não acha o hd).

Se for esse o caso, provavelmente mudou a ordem do hardware, que está causando a falha. Estranho que deveria ter mais mensagens antes dessa pra dar dica sobre o que aconteceu. Outra coisa é que, com o monitor ligado na placa de video, vc deveria conseguir vera tela de boot quando liga o computador, ver a tela do grub até chegar nessa tela do “initramfs”.

A tela onde escolho o sistema operacional para inicializar eu vejo

entao no menu do GRUB, vai na opção do mint, aperta ‘e’ e deleta onde tem “quiet splash”. Aperta “Ctrl+X” pra dar o boot.

Daí vai aparecer mensagens de erro pra gente poder ver.

teste isso
https://wiki.archlinux.org/index.php/ATI#Black_screen_and_no_console,_but_X_works_in_KMS

This is a solution to the no-console problem that might come up, when using two or more ATI cards on the same PC. Fujitsu Siemens Amilo PA 3553 laptop for example has this problem. This is due to fbcon console driver mapping itself to the wrong framebuffer device that exists on the wrong card. This can be fixed by adding this to the kernel boot line:

fbcon=map:1

This will tell the fbcon to map itself to the `/dev/fb1` framebuffer dev and not the `/dev/fb0` , that in our case exists on the wrong graphics card. If that does not fix your problem, try booting with

fbcon=map:0

instead.

Bom dia, eu fiz o que você falou primeiro desabilitei o modo hybrid, depois fiz o que você pediu removi o “quiet splat” e dei o boot, esse problema tá muito louco, porque ai o sistema reiniciou normal nem vi tela de scripts porque como está com SSD está muito rápido, só que ai aconteceu uma coisa estranha, porque foi pra tela de login do linux mint, o teclado funcionando só que o mouse nada… simplesmente parece que o mouse estava desconectado da porta USB porque nem os leds dele acendiam e mesmo com o iniciando o LED ja acende porque só precisa da alimentação, parece que o linux cortou a energia dessa porta, então eu troquei de porta USB e o mouse acendeu só que continuava sem funcionar e apenas o teclado funcionando, no mais o sistema esta rodando sem problemas.

Resolvi reiniciar para verificar se na nova porta o mouse iria ficar ok, e ai que acontece uma coisa estranha o sistema não iniciou dessa vez ficou com a tela toda preta apagada e não ligava mais, então resolvi remover novamente o quiet splash… (desculpe se escrevi errado) então no inicio rodou um monte de scripts rápidos de AMD-VI… ( o resto era algo sobre time out) , só que depois a tela fica toda preta como se o cabo de video estivesse desconectado do PC, então não consigo ver nada.

Eu volto para o Modo Hybrid e Primary Video: PCI-E e pronto tudo funciona normalmente…

Eu queria muito resolver essa questão é algo interessante e um problema que os desenvolvedores não devem ter imaginado que poderia acontecer, só que não sei se esse problema está no Kernel Linux ou na distribuição Mint. Eu vou deixar da forma que está funcionando porque tenho que resolver monte de coisas de trabalho.

Mas se alguem se interessar e ainda quiser investigar esse problema vou estar disponivel aqui e alguem quiser se aprofundar mais neste problema pode me mandar uma mensagem e estarei a disposição para compartilhar o que acontece e para ajudar a comunidade, infelizmente não tenho conhecimento técnico avançado para conseguir analisar essa situação a fundo, mas se alguem tiver e tiver interesse para depois criar um Post de solução e ajudar a comunidade porque devem ter outros casos como esse (nessa configuração de hardware) só falar comigo.

Obrigado a todos pela ajuda!

2 Curtidas

Pode ser alguma incompatibilidade com o Ryzen 5 2400G que ainda não esta totalmente estável no Linux dê uma olhada nesse post, talvez resolva o seu problema apenas desativando dois recursos da Bios.