Problema Video AMD e Linux Mint 19.2

Bom dia a todos,

Primeiramente a configuração do meu desktop:

Processador: Ryzen 2400G
Placa mãe: A320M
Placa de Video: RX580 8GB

Estou tentando instalar em meu desktop o Linux Mint 19.2, e estava tendo problemas que não conseguia dar o Boot pelo pendriver. Então eu resolvi desconectar o cabo do Displayport do monitor que estava ligado na minha placa de video RX580, e conectei o cabo de VGA na placa mãe e só assim consegui dar o Boot do Linux Mint no pendriver e assim instalar o sistema operacional.

Obs.: Minha máquina tem o Windows 10 instalado também mais esse se encontra em outro SSD separado, o linux mint estou instalando em um SSD só para ele.

Pois bem… Então pensei comigo vou instalar primeiro e de instalado eu volto para placa de vídeo, e ai que os problemas estão acontecendo também, não aparece vídeo, a tela fica toda preta, então pensei comigo que poderia ser os drivers, então voltei para o cabo VGA ligado na placa mãe e procurei os drivers no site da AMD e instalei lá o AMDGPU-PRO.

Quando tentava ligar o computador na placa de vídeo, acontecia uma coisa curiosa ele chegava ir para tela de Login só que o mouse e teclado (que estão ligados via USB) paravam de funcionar, então novamente eu só consigo mexer no sistema através da VGA, pensei comigo se poderia ser o Kernel então atualizei o kernel mais o mesmo fica apenas agora em tela preta e quando aperto CTRL + ALT + DELETE ele aparece o símbolo do linux mint carregando e reinicia.

Alguém já passou por isso? sabe como me ajudar? E sim eu gostaria de usar o Linux Mint.

Desde já agradeço, obrigado!

Realmente estranho. O sistema deveria detectar e funcionar com as duas placas. Não precisaria nem instalar o amdgpu-pro.

Usou o “xrandr” para tentar mudar a tela? Ou “arandr”?

As placas estão configuradas? digita e veja se tem duas placas graficas reconhecidas
xrandr --listproviders

1 curtida

procura isso na sua placa mãe, desativa de vez manualmente o video onboard pelo setup.
esse seu processador + essa VGA vc tem 2 sistemas de videos da AMD ai, o kernel linux já vem com drivers para as duas, não sei se a AMD ainda está fazendo integração crossfire do chip grafco integrado + VGA offboard, mas pode ter alguma coisa assim criando essa confusão ou algum problema com sistemas híbridos AMD que nem sei se existe.

1 curtida

Boa tarde,
Digitando o comando para ver se está identificado, diz isso…

xrandr --listproviders
Providers: number : 2
Provider 0: id: 0xa0 cap: 0x9, Source Output, Sink Offload crtcs: 4 outputs: 4 associated providers: 1 name:Unknown AMD Radeon GPU @ pci:0000:08:00.0
Provider 1: id: 0x4a cap: 0x6, Sink Output, Source Offload crtcs: 6 outputs: 5 associated providers: 1 name:Radeon RX 580 Series @ pci:0000:01:00.0

Obs.: Fiz isso pelo modo boot pendriver, reinstalei o sistema pra ver se resolve, estou conectado pelo VGA da placa mãe porque o problema persiste na placa de video RX580.

1 curtida

A versão do Kernel que ta rodando é: 4.15.0-54-generic

Será que tenho que atualizar?

1 curtida

Então já se encontra desabilitado o video Onboard, na Bios está configurado para PCI-E, agora um outro ponto é o seguinte o VGA conectado na placa mãe é identificado como Dysplayport… isso é normal?

1 curtida

Como você quer resolver? Deixar o monitor conectado na placa mae ou na placa de vídeo?

Placa de Video.

Vamos lá aconteceu algo agora que estava testando e é bem interessante, pelo menos pra mim é.

Bom eu estava mechendo no linux agora pouco através do VGA conectado a placa mãe, isso funciona normalmente, bom eu resolvi verificar a configuração dos monitores e lá apareceu que tinha “Dois monitores” conectados, na verdade é o mesmo é que ta os dois cabos conectados um na placa mãe (cabo VGA) e o outro na placa de video (displayport), e uma coisa que achei interessante é que os dois estão identificados como se tivessem em cabos displayport… Até ai tudo bem porque pode ser um erro de escrita e etc…

O interessante foi que eu resolvi ir no monitor e trocar a imagem do cabo VGA para o cabo Displayport, mudar a porta da imagem e ai aconteceu algo interessante porque a imagem apareceu normalmente so que como se fosse outra tela sem a barra de menus porque não estava como tela principal.

Então voltei para tela principal pra imagem no cabo VGA e alterei a tela principal para ser a que estava no cabo do Displayport (lembrando que é o mesmo monitor) então estava funcionando mechendo o mouse normalmente e tudo ok, então foi ai que eu pensei o problema foi resolvido só formatei novamente, então ai é que vem a parte interessante, ao desligar o computador eu removi o cabo VGA, e então o PC só tinha o cabo do displayport (na placa de video) conectado e quando escolhi para iniciar no Linux, abriu até a tela de Login só que foi desativado as funcionalidades do Teclado e Mouse…

Agora estou escrevendo pelo Windows 10.

Espero que alguém saiba a solução… porque agora até eu estou curioso rsrs

Você não desativou o vídeo integrado na BIOS, vc apenas configurou o placa pcie como principal. O problema é que o kernel do linux identificou a secundária como principal… Acho que é isso que está dando esse problema. Recomendo você desativar o video integrado. Deverá haver outra opção para desativá-lo da BIOS. Daí ele não será listado nos dispositivos conectados ao computador e tudo vai funcionar de maneira simples.

Se quiser desativar o video onboard durante a inicialização do linux, fica bem complicado…

Certo, vou tentar achar como desativar… mais não consegui encontrar nenhuma outra opção.

Então vou te explicar o que eu fiz aqui e funcinou só que ai fica a dúvida se eu vou perde potência ou se a placa onboard via tirar da memória ram.

Como sou usuário novo não posso postar imagens então vou colocar o Link abaixo para visualizar.

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1JDCfNzA-xjMTmsgU6FUMAPJB8ecuHU7J

Obs.: Na foto como ficou marcado o item não da pra ler o que seria… “Primary Video”

Imagem Antiga: ESTAVA DESATIVADO O ONBOARD E NÃO FUNCIONAVA UTILIZANDO A PLACA DE VIDEO, PRA MIM O CORRETO É DEIXAR DESSA FORMA PARA QUE UTILIZE TODA POTÊNCIA DA PLACA DE VIDEO, NÃO SOU EXPERT NO ASSUNTO ENTÃO NÃO SEI REALMENTE.

Imagem ATUAL: DESSA FORMA ESTA FUNCIONANDO APENAS COM O DISPLAYPORT, MAS EU REALMENTE ESTOU UTILIZANDO TODA POTENCIA DA PLACA DE VÍDEO ASSIM? E DESSA FORMA A PLACA ONBOARD NÃO VAI RETIRAR MEMÓRIA RAM NÃO?

Não sei se ajuda, mas o drive nativo que vem de padrão pro mint não tem um suporte muito bom pra RX580, o ideal para essa placa é atualizar via ppa, digita “mesa drive diolinux” na google que vc achar.

as teclas “super”=Tecla windows + “P” alterna os monitores, ma minha placa mãe também tem uma opção específica para configurar a saida de video padrão para o monitor, detalhe que mesmo que vc deixe o PCI como VGA padrão não é o mesmo que desativar o video onboard, ela vai desativar se for pra bios fazer, mas se ele estiver tentando realizar alguma integração com o video onboard isso pode não acontecer.

Pergunta:
Você chega a ver o grub?

Se sim.
Tente desativar o VGA na linha do kernel no boot.

Ao iniciar o grub, selecione a imagem que vc quer iniciar e tecle a tecla e.
Irá entra no modo de edição do grub

procure por uma linha parecida com esta

linux /vmlinuz-linux-zen root=UUID=e450be32-....

e adicione no final video=VGA-1:d

Depois tecle a tecla F10

e veja se funciona…

se funcionar
vc terá que modificar no /etc/default/grub
e depois atualizar o grub
sudo update-grub

também tem este link…
veja se resolve
http://www.fit-pc.com/wiki/index.php/AMD:_Installing_Linux_Mint_19

Essa e a causa do problema provavelmente, recomendo instalar a última versão do kernel, e manter a BIOS atualizada.

1 curtida

Pelo meu entendimento deveria ter funcionado com a “imagem antiga”. Deveria aparecer a mensagem de boot do GRUB, depois carregar o sistema e aparecer a tela de login. Talvez se estivesse faltando o firmware-nonfree ele não carregasse o login, mas mesmo assim você deveria ver a tela de login no modo texto e poder interagir com o computador.

Na “imagem atual” você está usando os dois vídeos, sendo que deixou como primário o vídeo integrado (Integrated Graphics FX - IGFX). Daí o computador, quando liga, vai querer usar ela. Se você trocar para “PCIE VIDEO”, deveria funcionar certinho também.

Do modo fácil, que o computador configura tudo, só vai ter a potência gráfica do “primary video”. Se vc deixar “hybrid graphics”, o “UMA Framebuffer Size” é a memória dedicada pro vídeo integrado. Essa memória não estará disponível para o sistema operacional.

Então é muito estranho esse problema,

no modo PCI-E ele ate carregava boot do GRUB, mais dps disso ou a tela ficava toda preta ou ia pra tela de login do linux mint e desativava o Mouse e Teclado desativa mesmo, é como se os dois tivessem desligado do USB nunca vi isso acontecer.

Então porque eu quero usar a placa de video pra isso mesmo, pra não roubar memoria do sistema operacional e usar a placa de video sempre.

Já troquei pro ultimo kernel mais não é isso!

Tem certeza? Você disse estar usando o kernel 4.15, mas o recomendado é usar kernel +5.0.0 no Linux.

Sim eu atualizei pra tirar essa dúvida tambem, agora estou com o ultimo!