Problema Ubuntu 18.04.04 LTS - Crash ao ligar

Alguém mais com o meu problema? :question:

Toda vez que ligo meu Notebook aparece uma mensagem de erro, clico em enviar relatório e a mensagem desaparece. É realmente irritante ter que fazer isso toda vez que ligo. :rage:

Procurei soluções na internet, mas todas apontadas não funcionaram. Então resolvi postar aqui para ver se alguém dê uma luz :slight_smile:

Na pasta Crash aparece os seguintes arquivos: _usr_bin_gnome-shell.121.crash _usr_bin_Xwayland.121.crash :face_with_symbols_over_mouth:

Lembrando que uso o Ubuntu 18.04.04 LTS :robot:

Se alguém conseguir me ajudar agradeço muito :pray:

1 curtida

Olá, @MannyCalavera! Bem vindo ao fórum!

O que está causando o problema é o “Wayland”, quase com certeza. O Wayland, mesmo nas versões mais atuais, ainda não é usado por padrão pelo Ubuntu justamente por causar problemas com algumas aplicações/extensões.

Não é difícil de achar outras pessoas com problemas parecidos (1, 2), e em todos eles a solução sugerida é a mesma: não usar o Wayland, e passar a usar o Xorg. O jeito mais simples de fazer isso é procure uma “engrenagem” na tela de login e selecionar apenas Ubuntu, e não “Ubuntu on Wayland”. Ou, modificar o arquivo /etc/gdm3/custom.conf para habilitar a configuração WaylandEnable=false.

1 curtida

Obrigado pela ajuda!

A questão é que essa engrenagem não aparece no meu notebook, só aparece no meu PC :thinking:

Masssssss, consegui resolver o problema e foi mais fácil do que imaginei, bom não tão fácil, foi sorte :joy:

Como estava com esse problema, resolvi procurar para atualizar para o 20.04 LTS, e foi aí que veio a solução :man_shrugging:

No passo a passo para atualizar tinha o seguinte comando, antes de realmente passar para o 20.04 LTS :mechanical_arm:

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Dei esse comando e reiniciei o note, quando voltou não deu mais o problema, agora está rodando zero bala :pray:

Irei atualizar para o 20.04 LTS, mais para frente, quando o sistema estiver mais estável :robot:

Obrigado pessoal :heartbeat:

Grande abraço :facepunch:

2 curtidas