Problema tentando instalar Pop OS(primeira vez no Linux)

Boa noite, minha primeira vez tentando instalar Linux no meu PC, baixei o PopOS Iso(versao nvidia) certinho e fiz um pen drive bootavel com o rufus !!!
Segui o tutorial do Dio, e na hora de iniciar pelo pendrive aparece a tela de Try or install PopOS, porem ao dar enter ou o crtrl+X (para instalar) a tela fica preta o pc meio que reinicia e mantem uma tela preta, as fans do meu pc também começam a roda muito forte nesse momento e fica assim….. deixei por 10minutos e nada .
Tentei trocar o pen drive, tentei baixar o Zorin, e a mesma coisa, cheguei na parte de instalar o Zorin com Nvidia graphics e a tela preta veio novamente….
Não sei oque fazer, alguem pode me ajudar ?
tenho como placa mãe uma Asus Tuf Gaming b550M-plus.
Desculpa o linguajar pouco técnico, estou tentando migrar pra esse mundo, agradeço caso alguem possa me ajudar!!!
(obs:. também já criei uma repartição para a instalação, entao acho que estou nos conformes)

Eu tenho a mesma placa mãe que a sua e pra mim funcionou usando o Ventoy. Nem precisei mexer em nada, ele detectou tudo sozinho.

Procura por um tutorial na internet pelo Ventoy, ele é super fácil de mexer.

Confira na Bios se desativou security-boot e fastboot.

Se não der certo, sugiro que em vez de ficar quebrando a cabeça com isso agora…. tente instalar o Fedora, pois é mais garantido que funcione corretamente. Na escolha da interface, o KDE deve ser mais amigável para a migração.

Depois de algum tempo quando tiver mais acostumado com o Linux no hardware tente novamente o Zorin ou Pops, vai ser bem mais fácil.

Para criar o pendrive use Fedora Media Writer.

1 curtida

Eu imagino que o BO seja na placa de video…… por ser da geracao 50…. foi oq me falaram tambem, tentei pelo ventoy e nada tbm..

1 curtida

Vou tentar então, nao sei, nao deu nem com o UBUNTU nem zorin nem pop, acho que o BO seja pelo modelo da placa de video….

Então essas distros são todas baseadas no Ubuntu, o bom testar com o Fedora que será uma linha totalmente diferente. É bem provável que irá reconhecer seu hardware sem problemas.

baixe o Fedora Plasma (For Intel and AMD x86_64 systems) e crie o pendrive Fedora Media Writer esta para abaixar logo abaixo do link da iso

Boa tarde, Tiago. Como você está migrando para o mundo linux, eu te recomendaria baixar o Linux Mint 22.1 que é bem leve e funciona com quase tudo que existe de hardware. Depois, quando estiver mais acostumado ao Linux, aí você procura uma distro que te agrade mais ou, até mesmo, fique no Linux Mint por se tratar de um eterno porto seguro. Um abraço

E não é que deu certo cara…. problema no driver da NVIDIA mesmo, no kernel do Fedora funcionou .. rodou tranquilo!!
Ainda queria usar o Ubuntu variants, mas enquanto nao acho como vou ficar com ele mesmo !!
Agora descobri que o BO não tá no hardware !!

1 curtida

Opa Victor blz ?
Valeu pela dica, até agora so consegui intalar o Fedora por ter uma versão mais atualizada do Kernel que aceite os drivers da NVIDIA 5060TI …
Mas vou dar uma olhada no Mint sim !!

Boa tarde novamente, Tiago. Sinceramente, desconheço esses problemas referentes da NVIDIA, pois meu notebook é da Acer e vem com GPU Intel IRIS Xe. Pelo que me retornaram as buscas que acabei de fazer, seria melhor para você utilizar uma versão mais nova do Linux Mint, tal como a 22.3 Zena, pois sua GPU NVIDIA é recente!

Nesse post está explicado como instalar e configurar sua GPU no Linux Mint.

Um grande abraço. Skall!

O securtity boot pode estar ativado. Alguns notbook tem uma trava física para o security boot e deve ser destravado. Pesquise o modelo

Vai dar certo, agora vc vai pegando as manhas do seu hardware com o Linux. Quando resolver usar outra Distro será mais tranquilo de resolver o problema que aconteceu.

Pode ser necessário atualizar bios.

Este é um típico problema de bios .

Se não tem ideia, recomendo levar para um tecnico.

Veja no site da placa se existe atualização.

:+1:

Valeu, vou testar aqui !!

O problema é a falta de drivers que suportam a placa Nvidia Geforce RTX 5060ti, preciso de um kernel extremamente novo, senão nem instalar consigo !!

Espero, vou tentar fuçar aqui ver se acho algum jeito de baixar… Valeu

1 curtida

Pessoal, segui uma dica de um amigo que respondeu aqui e tentei baixar o Fedora que tem o kernel bem atualizado, consegui!!
Problema provavelmente é na incompatibilidade dos driver da 5060Ti com a versão atual do Ubuntu e variants…
Caso alguem consiga algum jeito de contornar esse problema, estou aberto a tentar.
Valeu

1 curtida

Provavelmente arch e opensuse também irão funcionar.

Se resolveu, coloque como resolvido.

Marque a resposta que resolveu clicando no icone quadrado