Problema sobre a formatação de dispositivos no Linux

Bom dia.

Faz já um tempo razoável que luto com dispositivos tipo USB onde crio discos de Boot de distros Linux e depois disso o pendrive cria partições que ao formatar ele não formata o pendrive todo, sempre bloqueando alguma partição (avisando que não pode formatar a partição tal…)

Pois bem, eis que mais uma vez estou com esse problema e preciso do pendrive com seu espaço original (64GB) e a ferramenta de formatação do Linux Mint (Xfce) não permite a formatação desejada.

Saberiam como posso desmistificar esse tipo de “problema” tão incômodo?

1 curtida

Eu recomendo usar o Gparted para gerenciar partições, sempre tenho problemas com liberar espaços no pendrive e ele geralmente é o único que resolve.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Eu conheço o GParted e acho uma complicação lidar com ele… :no_mouth:

Existem outras opções via terminal como o Fdisk, mas não acho que sejam mais fáceis de usar que o GParted.

:vulcan_salute:

1 curtida

Gnome-Disks(Discos) ja vem incluso e é mais simples e direto que demais altenativas

1 curtida

Vem incluso para quem usa Gnome, no caso dele, ele esta utilizando Xfce

Você pode utilizar o cfdisk no terminal:

Para verificar as partições e hds no sistema:
lsblk

Veja qual sdX (substitua pela letra correspondente) esta o pen drive.

sudo cfdisk /dev/sdX

1. Exclua todas as partições
  2. Crie uma nova partição
  3. Defina o tipo dela: Opção 7: NTFS/FAT | Opção 82: Linux
  4. Grave as alterações

Agora você precisa formatar a partição:

# FAT32
sudo mkfs.vat -F32 /dev/sdXY
# EXT4
sudo mkfs.ext4 /dev/sdXY
# NTFS (precisa ter o pacote ntfs-3g instalado)
sudo mkfs.ntfs /dev/sdXY

OBS: Trocar o X e o Y.

Para o Gparted ou Gnome-disks

1 curtida

No Linux Mint todas as edições vem com o Gnome-disks, a equipe do Mint dificilmente sai do “padrão”

1 curtida

Não me liguei no fato de ser Mint…rs Acostumado a pensar como padrão Arch em que tudo que for extra tem que ser instalado manual :rage:

2 curtidas

Hahaha compreendo, Pessoal do Mint não curte o famoso “faça vc mesmo”

1 curtida

Não julgo, porque tem o lado positivo e o negativo.

PRO:

• Aprende muito resolvendo os problemas

CONTRA:

• consome muito tempo
  • muito trabalho

Queria muito não ter conhecido o Arch e apreendido este “faça você mesmo”.

2 curtidas

Bem, deu certo. Não sei como, mas deu certo… rs…
Explico: Apenas abri via Disks e ele de pronto reconheceu que o dispositivo teria 64GB, formatei (e nesse caso demorou pra caramba) mas… deu certo.!!

Sobre as demais citações, na verdade sim, utilizei a linha de comando por anos via Arch Linux ou mesmo o Debian, só que com o tempo e a necessidade do “alcance de metas” acabei puxando o freio para distros mais “undergrunds”, eu mesmo passei anos sendo um distro hopping, mas é isso, preciso de foco. Quando tomei conhecimento de que o Unity havia voltado, corri e o instalei, porém, não deu. Preciso de simplicidade e linearidade, nada de aprendizados cuja curva seja excessivamente ascendente, daí acabei me estabilizando no Mint Xfce mesmo (e sinceramente… 100% de boa com ele).

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.