Problema rotação automática da tela em ultrabooks - UBUNTU 18.04

Tenho um Lenovo Yoga que possui acelerômetro para adequação automática da tela dependendo da posição de uso, tela “360º”. O serviço no ubuntu existe, mas ao q tudo indica, como uma configuração inicial errada, já q a tela se ajusta, mas sempre com a angulatura errada. Mando voto da situação.

Na internet, vejo que a situação não é nova, mas não consegui uma solução que funcione de forma automática. Problemas de hardware estão descartados, rodando Win 10 funciona perfeitamente, se trada de um problema de parâmetro de configuração no GNOME ou no UBUNTU.

Alguém passou por isso ou conhece uma solução para hardwares desse tipo?

Abçs,

Vi que muita gente desativa esse recurso em laptops HP.

vc quer desativar rotação?

para desativar

modo automático

Na verdade quero usar o modo rotação, é útil a função. Consegui um script em Python (GitHub - alvaroferran/AutoRotateScreen: A Python script to give auto-rotation capabilities to 2-in-1 laptops), ele funciona se eu o executar manualmente já logado na sessão, mas se configuro qualquer tipo de automação para q execute no boot, o processo do script “sobe” no SO mas os recursos ficam desconfigurados como antes.

Me recuso a aceitar que esse recurso não funcione de forma transparente…até pq considero um recurso trivial pros novos dispositivos que vem por ai. É um erro besta de interpretação do acelerômetro, mas não sei onde posso reconfigurar de forma nativa ou um procedimento transparente que faça funcionar, sem q eu tenha a cada login startar um script como se tivesse no kurumin nos anos 2000! kkkk

Alguém tem alguma ideia?

foi na mensagem anterior coloquei este tópico

segue o link direito