Problema recorrente com checagem de sistem de arquivos

Pessoal,
venho enfrentado um problema recorrente com o notebook da minha esposa. Ele roda o Ubuntu 20.04 de um SSD (a Home roda em um HDD) e, todas as vezes em que ela leva o Notebook para o trabalho, quando ele é ligado, aparece a famigerada mensagem de “inconsistência inesperada”, pedindo pra rodar o fsck manualmente. Fazemos isso e o computador liga normalmente, sem novos problemas, até que ele seja tirado de casa novamente, rsrs. Espero que não seja um caso de misantropia, rsrs.

O SSD é relativamente novo (1 ano de uso) e não apresenta nenhum problema, nem nunca apresentou. Isso vem acontecendo de uns meses pra cá. O computador é sempre desligado corretamente, então não deve ser problema com isso. A questão é que ele roda de dentro de um caddy colocado no lugar do leitor de dvd. Será que pode ser problema no caddy? O ssd fica encaixado bem firme no suporte.

Se alguém tiver alguma dica, agradeço.
Valeu!

Se o fsck precisa ser rodado no SSD temos um problema. Verifique se o SSD está com 30% ou menos de espaço livre, se tiver tente liberar mais espaço.
Recomendo fortemente vc colocar o SSD direto no sata e passar o HD para esse cady, pois além da possibilidade dele estar gerando problemas, ele está amarrando muito a velocidade do seu SSD. Não faz sentido usar ele sendo limitado assim.

Entendi, @Tallescg
Quanto ao espaço, está tranquilo, bem aquém dos 70% ocupados.
Vou fazer a inversão entre o HDD e o SSD e ver se resolve, aí volto aqui pra relatar.
Obrigado!

Pessoal, desculpe a demora no retorno.
A dica do @Tallescg resolveu o problema. Não foi mais necessário rodar o fsck manualmente, e o HD está funcionando super bem no caddy.

Obrigado!

1 curtida