Problema para "mountar" dispositivos USB

Pessoal, é o seguinte: infelzimente o pcmanfm não quer ajudar e não está “moutando” os meus pendrives automaticamente, complicado. Fui pesquisar por aí e me recomendaram usar o udisks2, até aí tranquilo. Segundo foristas a fora, eu deveria “mountar” meus dispositivos sob esse comando aqui:

udisksctl mount -b /dev/sdX

Até consigo fazer, porém ele não me garante autorização para fazer modificações no pen drive. Nada de criar pastas, excluir arquivos, nadinha. Tô precisando duma ajuda de vcs.

Ps: tenho um celular da Xiaomi aqui que nem reconhecido é, ele conecta e fica carregando, mas nada de conseguir abrir ele.

Btw, tô no Arch.

Vc é iniciante e foi começar logo pelo arch? Rapaz…

2 curtidas

Da uma olhada nesse outro tópico, apesar de responder me baseando no Debian, exemplifiquei para o Arch tbm:

2 curtidas

Mesmo com o pacote gvfs instalado? Inclusive, o pacote gvfs-mtp deve permitir o reconhecimento de dispositivos Android 3.0+ como seu Xiaomi (que usam o protocolo MTP em vez de simplesmente passar o cartão SD como um /dev/sdX).

Alternativas ao polkit-gnome aqui.

4 curtidas

Sem querer infulenciar muito nas suas decisões, acho que o Arch não é propriamente o melhor para um iniciante… Recomendava mudar para o Manjaro… :wink:

1 curtida

Sim, gvfs tá ok. Por isso estranhei, geralmente é só instalar ele que o celular é detectado. Além, do poolkit não ter funcionado também. Deve ser alguma zika de autorização do pcman, até pq ele chega a montar o dispositivo, mas não libera para eu modificar os pen drives.

Já tive alguns problemas parecidos no debian, o gvfs-backends resolvia. Era só instalar o negócio e pronto. Ah, tentei sua sugestão também, mas não rolou, na verdade o fluxbox nem inciava corretamente. Vou vendo aqui, mas acredito ser algum problema com a autorização do gerenciador.

Siiiiiim. Dei uma fuçadinha pelas distros que o pessoal sugeriu e o Arch primeiramente foi o que mais me agradou. Pacman e Aur são práticos demais, ainda mais o pacman. Além do fato da wiki deles ser completinha, fora as comunidades. No geral, consigo resolver as zikas que aparecem só pela wiki.

Ademais, a distro é exuta, tenho mais controle sobre o que é instalado - pode parecer exagero meu, mas por ter um note bem limitado, isso se torna importante. Mas tenho noção que vou apanhar um pouco rsrsrs.

Ainda tem mais um fato, tô com um tempo livre pra perder com isso, e também meu uso no pc é bem simples, só tenho uns PDFs pra fazer backup, então distro hopping não é problema. Se não der certo com o Arch, coloco uma mais amigável e tranquilo.

Problema do Manjaro é o desempenho. Sempre foi lento aqui. Trava e laga toda hora. Isso usando a build com o Xfce. Se tivesse um desempenho melhor é provável que estaria nele.

1 curtida

Eu uso (KDE) e não tenho problemas… Talvez já tenha sido corrigido?

As vezes que testei o Manjaro XFCE, achei pesado, consumo de RAM alto. Mas a versão Plasma é leve sim, e o Manjaro vem bem polido. Outras opções mais facilitadas na base Arch são o Garuda e o Endeavour. Dá uma olhada neles

Ah então vc tá querendo é aprender. Então arrocha! O bom é q vc vai adquirir um bom conhecimento pra solucionar vários problemas.

1 curtida