Problema para instalar Linux em notebook da Samsung

Há alguns meses estou tentando instalar qualquer distro Linux em notebook Samsung Essentials de um conhecido meu e não estou conseguindo. Ele inicia no modo live, mas enquanto está no meio da instalação, dá u erro e não instala de jeito nenhum. Mudei as configurações da BIOS e tentei instalar tanto como UEFI ou Legacy e também não funciona.
Pesquisei na internet pra tentar resolver esse problema e vi em alguns fóruns que alguns notebooks quando vêm com um determinado sistema operacional de fábrica, não pode ser trocado por outro. Ou seja, se veio com Windows, não dá pra trocar por Linux e vice-versa. Isso procede?
Porque eu já troquei o SSD pra ver se instalaav e continuou do mesmo jeito. Coloquei o SSD em outro notebook e instalou o Linux de bos, mas quando eu coloquei de volta no Samsung, não saiu da logo da fabricante. Tem como resolver isso ou só trocando de notebook?

Uso um Essentials E20, hoje em dual boot com o Win10 e o Mint 20.2. Mas este notebook já teve instalado o Arcolinux, o Q4OS 3.15, o EndeavourOS e o Fedora 34 Spin XFCE. Todos esses sistemas funcionaram muito bem no Essentials, com pleno reconhecimento dos componentes. Aliás, tirei o Win10 vindo de fábrica e todos os penduricalhos da Samsung (que são até bem úteis a usuários pouco experientes), e deu tudo certo.

No Brasil, computadores que costumam ter “travas” contra a instalação de sistema operacional alternativo ao Windows vindo de fábrica costumam ser daquelas marcas populares e polêmicas. Alguns são daqueles modelos que usam placa e componentes típicos de tablets.

@ACMM, quais as modificações na BIOS que você fez? Desativou o Secure Boot?

Aconteceu algo parecido comigo quando tentei instalar o Lubunru no meu RV415, tava dando um erro no final da instalação e não instalava em definitivo. O que fiz foi:

  • Testar O Mint (Esse eu instalei e deu certo)
  • Ir testando outra distro (Outra que instalei e deu certo com o Manjaro)

Olá! Coloque o exato modelo do seu notebook com as informações de hardware para ajudar a pesquisar sobre o problema. Exemplo Notebook Samsung Essentials E30 NP350XAA-KF1BR Intel Core i3 7020U 15,6" 4GB HD 1 TB 7ª Geração. Com isso, é possível ver se tem outros usuários com esse exato modelo com o mesmo problema. Uma boa opção é ser se tem algo no fórum da Samsung falando sobre esse problema, sou usuário Acer e sempre tive boas experiências no fórum deles. Eu instalei o Fedora no meu not na UEFI e com o secure boot desativado, chegou desativar o secure boot e testar?

Entendo. A questão é que o notebook não é meu, por isso fica um pouco complicado de lembrar de todas as características e referências quanto ao modelo, eu tenho que esperar o dono voltar de viagem pra ver se ele vai querer continuar tentando ou vai dar um jeito de mudar de notebook. Mas durante o tempo em que eu tentei a instalação, eu pesquisei usando a marca e o modelo do notebook e eu vi no fórum da Samsung em inglês algo a respeito. Tentei instalar várias distros e nenhuma funcionou. Alguns tutoriiais que vi no YouTube ensinavam como resolver a situação, mas eram pra modelos e/ou versões diferentes de notebooks.
Eu, particularmente, uso Dell e também nunca tive problemas com nenhum dos notebooks que tive.

Pelo que eu pesquisei, não são todos os modelos do Samsung Essentials que tem esse problema.

Não fiz nada fora do padrão ou complexo que deveria ser feito pra facilitar a instalação.

Testei várias distros, mas nenhuma funcionou. Só instala o Windows nele.

Tem a opção de fastboot que pode testar desativar. Algumas bios também tem a opção de escolher a OS, pode testar colocar a opção de ''other os"

que estranho!

kde neon instalado ao lado do win11 com tpm, secure boot e fast boot ativados! SAMSUNG E30

QUanto a opção do fastboot, pareceu que deu certo, mas na hora de instalar, pifou e essa opção Other OS não tem no menu.

Tive o mesmo problema com o meu HP 246 G6, mas quando desativei o secure boot deu certo. Mesmo assim, não foram todos os sistemas operacionais que deram certo. Consegui instalar o MX Linux, o Ubuntu, o Manjaro e o Fedora. Outros eu não consegui: o Pop Os instalei uma vez, depois não consegui mais. Só posso dizer que já tirei o win10 de fábrica.